Quais são os 10 maiores sambistas de todos os tempos? O Brasil é conhecido mundialmente como o país do samba. É difícil imaginar a cultura brasileira sem essa manifestação musical tão característica. Por isso, nada mais justo do que homenagear aqueles que mais contribuíram para o desenvolvimento e popularização do samba: os maiores sambistas do Brasil.
Neste artigo, vamos falar sobre os principais sambistas brasileiros que marcaram a história da música brasileira, como Martinho da Vila, Paulinho da Costa, Monarco da Portela e outros. Acompanhe-nos para conhecer um pouco mais sobre esses grandes artistas e suas obras.
1. Noel Rosa
Noel Rosa foi um compositor e cantor brasileiro que ficou conhecido como o rei do samba. Nasceu em 1901, no Rio de Janeiro, e aos 10 anos de idade começou a compor sambas. Seu trabalho foi uma das principais forças para o surgimento do samba moderno e influenciou muitos artistas ao longo dos anos. Ao longo de sua carreira, Noel Rosa compôs mais de 300 sambas que abordavam temas como amor, vida e política. O sambista faleceu em 1937, aos 36 anos de idade, mas sua música continua influenciando artistas e ouvintes até hoje.
Quais são as principais canções de Noel Rosa?
- Feitio de Oração
- Com Que Roupa
- Vou Partir
- Vou Vivendo
- Como Dois e Dois
- Mulher Rendeira
- Deixa a Vida Me Levar
- Aquarela do Brasil
- A Primeira Vez
- Caminho da Roça
2. Cartola
Cartola foi um cantor e compositor brasileiro que ficou conhecido como o rei do samba de morro. Nasceu em 1908, no Rio de Janeiro, e aos 12 anos de idade começou a compor sambas. Seu trabalho foi um dos principais responsáveis pela popularização do samba e influenciou muitos artistas ao longo dos anos. Ao longo de sua carreira, Cartola compôs mais de 400 sambas que abordavam temas como amor, vida e política. Ele faleceu em 1980, aos 72 anos de idade, mas sua música continua influenciando artistas e ouvintes até hoje.
Quais são as principais canções de Cartola?
- As Rosas não Falam
- O Sol Nascerá
- Meu Mundo É Hoje
- Deixa a Vida Me Levar
- Doce de Coco
- Acontece
- O Que É O Que É?
- De Manhã
- Preciso me Encontrar
- O Mundo é um Moinho
3. Arlindo Cruz
Arlindo Cruz é um cantor e compositor brasileiro que ficou conhecido como o rei do samba romântico. Nasceu em 1964, no Rio de Janeiro, e aos 12 anos de idade começou a compor sambas. Seu trabalho foi um dos principais responsáveis pelo renascimento do samba e influenciou muitos artistas ao longo dos anos. Ao longo de sua carreira, Arlindo Cruz compôs mais de 200 sambas que abordavam temas como amor, vida e política. Ele ainda é ativo na música e continua influenciando ouvintes e artistas até hoje.
Quais são as principais canções de Arlindo Cruz?
- O Bebê
- Tá Escrito
- Bem Que Se Quis
- Tô Fazendo a Minha Parte
- Mora na Filosofia
- Me Dá um Samba
- Samba de Verão
- Tá doce
- Coração de Estudante
- Vou Festejar
4. Adoniran Barbosa
Adoniran Barbosa foi um cantor e compositor brasileiro que ficou conhecido como o pai do samba. Nasceu em 1910, no interior de São Paulo, e aos 10 anos de idade começou a compor sambas. Seu trabalho foi um dos principais responsáveis pelo surgimento do samba regional e influenciou muitos artistas ao longo dos anos. Ao longo de sua carreira, Adoniran Barbosa compôs mais de 500 sambas que abordavam temas como amor, vida e política. O sambista faleceu em 1982, aos 72 anos de idade, mas sua música continua influenciando artistas e ouvintes até hoje.
Quais são as principais canções de Adoniran Barbosa?
- Saudosa Maloca
- Tiro ao Álvaro
- Trem das Onze
- Tristeza do Jeca
- Eu Quero É Botar Meu Bloco na Rua
- Meu Querubim
- Samba do Arnesto
- Tecete, Tecete
- Vou Por aí
- Samba de Uma Nota Só
5. Paulinho da Viola
Paulinho da Viola é um cantor e compositor brasileiro que ficou conhecido como o rei da bossa samba. Nasceu em 1942, no Rio de Janeiro, e aos 12 anos de idade começou a compor sambas. Seu trabalho foi um dos principais responsáveis pelo renascimento da bossa samba e influenciou muitos artistas ao longo dos anos. Ao longo de sua carreira, Paulinho da Viola compôs mais de 300 sambas que abordavam temas como amor, vida e política. O sambista ainda é ativo na música e continua influenciando ouvintes e artistas até hoje.
Quais são as principais canções de Paulinho da Viola?
- Coração Leviano
- Doce de Coco
- Lamento Sertanejo
- Quem Diz Que Sabe
- O Samba da Minha Terra
- Viola Enluarada
- Beija Flor
- Bebedouro
- Aquele Abraço
- Estação da Luz
6. Dorival Caymmi
Dorival Caymmi foi um cantor e compositor brasileiro que ficou conhecido como o rei do samba de praia. Nasceu em 1914, na Bahia, e aos 10 anos de idade começou a compor sambas. Seu trabalho foi um dos principais responsáveis pelo surgimento do samba nacional e influenciou muitos artistas ao longo dos anos. Ao longo de sua carreira, Dorival Caymmi compôs mais de 400 sambas que abordavam temas como amor, vida e política. O sambista faleceu em 2008, aos 94 anos de idade, mas sua música continua influenciando artistas e ouvintes até hoje.
Quais são as principais canções de Dorival Caymmi?
- Saudade de Itapoã
- As Praias Desertas
- Dora
- Vai Trabalhar, Vovó
- Maracangalha
- Canta, Canta Minha Gente
- Mulata Assanhada
- Naquele Tempo
- Coral
- Nem Eu
7. Zeca Pagodinho
Zeca Pagodinho é um cantor e compositor brasileiro que ficou conhecido como o rei do pagode. Nasceu em 1960, no Rio de Janeiro, e aos 12 anos de idade começou a compor sambas. Seu trabalho foi um dos principais responsáveis pelo renascimento do pagode e influenciou muitos artistas ao longo dos anos. Ao longo de sua carreira, Zeca Pagodinho compôs mais de 300 sambas que abordam temas como amor, vida e política. O cantor ainda é ativo na música e continua influenciando ouvintes e artistas até hoje.
Quais são as principais canções de Zeca Pagodinho?
- Deixa a Vida Me Levar
- Samba de Verão
- Coração de Estudante
- Deixa a Vida Te Levar
- Caboclo na Cidade
- Deixa isso Pra Lá
- Vou Festejar
- Canta, Canta, Minha Gente
- Vou Aprender a Jogar
- É Tudo que Eu Quero
8. Martinho da Vila
Martinho da Vila é um cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro de samba, nascido em 31 de outubro de 1936 no bairro do Irajá, na zona norte do Rio de Janeiro. É um dos mais importantes intérpretes da música brasileira, tendo contribuído com suas composições para a criação do estilo conhecido como samba-enredo. Seu repertório inclui mais de 500 músicas, muitas delas gravadas por diversos artistas. Seu estilo de composição é marcado pela união entre a poesia e a narrativa, além de um forte sentimento de nostalgia e saudade. Seu trabalho é tradicionalmente associado às escolas de samba do Rio de Janeiro, tendo ganho notoriedade no Carnaval carioca a partir da década de 1970. Em 2003, foi eleito o melhor compositor de samba de todos os tempos, em uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Estudos de Música. Em 2009, foi homenageado com o título de “Embaixador Cultural do Estado do Rio de Janeiro” pelo governador Sérgio Cabral.
Quai são os principais sambas de Martinho da Vila
Alguns dos principais sambas de Martinho da Vila incluem:
- Cantiga de Oxum
- Bacurau
- Coração Bobo
- Canção do Amor Maior
- Volta Por Cima
- Vai Saber
- Agora é Cinza
- Deixa a Vida Me Levar
- Vivo Sonhando
- Canto de Ossanha
- Mulher de Quarenta
- Agua de Beber
- Vou Festejar
- Perola Negra
- Carolina
9. Paulinho da Costa
Paulinho da Costa é um percussionista brasileiro nascido em 28 de abril de 1948 em São Paulo. Ele é conhecido por sua habilidade musical e versatilidade, tocando em diversos estilos, desde jazz, pop, rock, latino e música brasileira. Desde os anos 70, Paulinho já trabalhou com artistas como Michael Jackson, Madonna, George Benson, Quincy Jones, Earth Wind and Fire, Chaka Khan, e muitos outros. Ele também é muito conhecido por sua contribuição na música brasileira, com trabalhos com artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, João Bosco, Nelson Cavaquinho, Elis Regina, Djavan e muitos outros. Seu trabalho é reconhecido mundialmente como um dos mais influentes na música brasileira. Paulinho é considerado um dos melhores percussionistas do mundo e já foi premiado com o prêmio Grammy várias vezes.
As principais canções de Paulinho da Costa
- Aquarela do Brasil”, com Michael Jackson
- Mas que Nada”, com Jorge Ben
- Mais Que Nada”, com Sergio Mendes
- The Girl from Ipanema”, com Astrud Gilberto
- Yemaya”, com Airto Moreira
- Sangue Latino”, com Caetano Veloso
- Inútil Paisagem”, com Elis Regina
- O Vento”, com Djavan
- Rosa Morena”, com João Gilberto
- Tristeza”, com Toquinho
- Vem Balançar”, com Gilberto Gil
- Canto de Ossanha”, com Martinho da Vila
- Tristeza de Nós Dois”, com Paulinho Moska
- Atrás da Porta”, com Chico Buarque
- Samba de Verão”, com Marcos Valle
10. Monarco da Portela
Monarco da Portela é um cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro de samba, nascido em 30 de setembro de 1930 em Madureira, Rio de Janeiro. Membro da famosa escola de samba Portela, Monarco é considerado um dos mais importantes intérpretes e compositores do estilo, tendo contribuído com suas composições para o desenvolvimento do samba-enredo. Seu repertório inclui mais de 200 músicas, muitas delas gravadas por diversos artistas. Seu estilo de composição é marcado pela poesia, narrativa e sentimento de saudade, além de forte influência da cultura afro-brasileira. Seu trabalho é tradicionalmente associado à escola de samba Portela, tendo ganho notoriedade no Carnaval carioca a partir da década de 1960. Em 2017, Monarco foi homenageado com o título de “Embaixador Cultural da Cidade do Rio de Janeiro” pelo prefeito Marcelo Crivella.
Quais são as principais canções de Monarco da Portela
Algumas das principais canções de Monarco da Portela incluem:
- Lembrança de Madureira
- Vem Meu Amor
- Vem Meu Bem
- Vou Festejar
- Lamento de um Samba
- Vem Meu Amigo
- Vou Pro Maracanã
- Vem Meu Coração
- Vou Pro Samba
- Samba do Povo
- Vem, Venha Sambar
- O Samba é Samba
- Vou Fazer Samba
- Vou Pro Morro
- Vou Pro Choro
Por fim, é importante destacar que os maiores sambistas do Brasil contribuíram de forma significativa para o crescimento e desenvolvimento da música brasileira, tornando-se ícones da cultura nacional. Os sambistas citados neste artigo têm obras que são consideradas verdadeiras obras de arte e influenciaram muitos outros artistas, que por sua vez contribuíram para a preservação e valorização desse gênero musical tão importante para o Brasil. Se você também é um fã de samba, não deixe de conhecer e prestigiar esse grande legado musical brasileiro.