Jennifer Lawrence

Jennifer Lawrence é uma atriz americana conhecida por seus papéis em filmes como Winter’s Bone, The Hunger Games, X-Men e Joy. Ela ganhou um Oscar por sua atuação em Silver Linings Playbook.

(1990-presente)


Quem é Jennifer Lawrence?

Jennifer Lawrence teve sua grande chance aos 14 anos, quando foi descoberta enquanto estava de férias em Nova York com sua família. Ela rapidamente conseguiu um papel na série de TV The Bill Engvall Show, seguido de papéis em filmes como The Burning Plain, Winter’s Bone, X-Men: First Class e a trilogia The Hunger Games. Lawrence ganhou um Oscar por seu trabalho em Silver Linings Playbook e continuou a trabalhar com o diretor David O. Russell em American Hustle e Joy, ganhando Globos de Ouro pelos três projetos.

Primeiros Anos

Jennifer Shrader Lawrence nasceu em 15 de agosto de 1990, em um subúrbio de Louisville, Kentucky. Ela tem dois irmãos mais velhos, Blaine e Ben, e seus pais, Karen e Gary, possuíam uma fazenda nos arredores da cidade.

Lawrence era uma criança atlética, envolvida em cheerleading, hóquei de campo e softball, e pensava que poderia ser médica quando crescesse. Ela fez alguns trabalhos como modelo e teatro comunitário, mas nunca sonhou que se tornaria atriz.

Início da Carreira de Atuação

A grande chance de Lawrence veio quando ela foi descoberta aos 14 anos durante as férias de primavera em Nova York com sua família. Um estranho pediu para tirar sua foto e pegou o número de telefone de sua mãe, ligando no dia seguinte para pedir um teste de tela. As coisas aconteceram rapidamente depois disso: Lawrence ficou em Nova York durante o verão, atuando em comerciais da MTV e filmando o thriller Devil You Know de 2007 com Lena Olin. (O filme foi arquivado devido à falta de distribuição e foi lançado apenas em 2013.)

Logo depois, Lawrence e sua família se mudaram para Los Angeles, onde ela conseguiu pequenos papéis nas séries Medium, Monk e Cold Case, antes de conseguir um papel na série de TV The Bill Engvall Show. Enquanto trabalhava na série, ela também apareceu em filmes como The Poker House e The Burning Plain ao lado de Charlize Theron e Kim Basinger.

Filmes

Winter’s Bone

Depois que The Bill Engvall Show foi cancelado, Lawrence apareceu no aclamado Winter’s Bone em 2010, que lhe rendeu indicações ao Oscar, ao Globo de Ouro e ao Screen Actors Guild Award. As oportunidades continuaram a surgir, e em 2011 Lawrence apareceu em The Beaver com Mel Gibson, Jodie Foster e Anton Yelchin. Ela também assumiu o papel de Mystique em X-Men: First Class.

The Hunger Games

Em 2012, Lawrence se tornou uma sensação de bilheteria como Katniss Everdeen, a protagonista de The Hunger Games, a adaptação cinematográfica do best-seller de Suzanne Collins. Situado em um estado pós-apocalíptico, a personagem de Lawrence deve participar de um evento em que 24 adolescentes lutam até a morte como entretenimento televisivo. O filme quebrou recordes de bilheteria no fim de semana de estreia, e Lawrence reprisou seu papel em The Hunger Games: Catching Fire de 2013, bem como nas duas partes de Mockingjay (2014 e 2015). Até o final de 2015, a franquia havia arrecadado mais de 2,8 bilhões de dólares nas bilheterias globais.

Oscar por Silver Linings Playbook

Outros lançamentos de 2012 para Lawrence incluíram o thriller House at the End of the Street, co-estrelado por Elisabeth Shue, e dois dramas com Bradley Cooper: The Falling e Silver Linings Playbook, que recebeu uma série de indicações a prêmios e um Globo de Ouro (Melhor Atriz em Comédia ou Musical) para Lawrence. Ela levou o Oscar de Melhor Atriz no Academy Awards em fevereiro de 2013.

American Hustle

Lawrence continuou a trabalhar com o diretor de Silver Linings Playbook, David O. Russell, em American Hustle de 2013, interpretando a esposa emocionalmente complexa de um vigarista (Christian Bale). O filme co-estrelou Amy Adams e Bradley Cooper. Lawrence recebeu sua terceira indicação ao Oscar pelo papel e ganhou seu segundo Globo de Ouro.

Em 2014, ela co-estrelou novamente com Cooper no drama pouco visto Serena antes de mais uma vez cativar os espectadores como a mutante Mystique em X-Men: Days of Future Past.

Joy, Passengers e Mother

Lawrence, Cooper e Russell assinaram contrato para trazer a história da inventora do Miracle Mop, Joy Mangano, para as telonas, com Lawrence assumindo o papel-título. Joy teve lançamento nos Estados Unidos no Dia de Natal de 2015, e Lawrence logo ganhou seu terceiro Globo de Ouro por sua atuação. Dias depois, ela recebeu outra indicação ao Oscar, tornando-se a mais jovem atriz na história a ter recebido quatro indicações ao Academy Awards aos 25 anos.

Continuando com seu trabalho de alto perfil, em 2016 Lawrence co-estrelou em X-Men: Apocalypse e no filme de ficção científica Passengers. Ela então fez uma impressionante transição para o gênero de terror com o aclamado Mother (2017), antes de estrelar como uma agente de inteligência russa no thriller Red Sparrow (2018).

O Ensaio Sobre a Disparidade Salarial

Em outubro de 2015, Lawrence escreveu um ensaio para o boletim feminista de Lena Dunham, Lenny, intitulado “Why Do I Make Less Than My Male Co‑Stars?” (Por que eu ganho menos do que meus colegas homens?). Descobrindo que recebia menos do que seus colegas homens em American Hustle através do escândalo de hacking da Sony, Lawrence culpou a si mesma por não negociar um salário melhor.

No entanto, Lawrence admitiu que não lutou por um salário melhor porque tinha medo de como seria percebida. Em sua maneira sincera, Lawrence concluiu que não toleraria mais a disparidade salarial por medo de ser menos apreciada. Seu ensaio gerou um grande debate na mídia sobre a questão contínua da disparidade salarial entre os gêneros.

Marido e Filho

Lawrence namorou seu co-estrela de X-Men, Nicholas Hoult, de 2011 a 2013. Um ano depois, ela teve um relacionamento intermitente com Chris Martin, do Coldplay, que supostamente terminou no verão de 2015. A atriz começou a namorar o diretor de Mother, Darren Aronofsky, antes de admitir em uma aparição em novembro de 2017 no programa Actors on Actors que as pressões das obrigações profissionais levaram à separação.

Em fevereiro de 2019, Lawrence confirmou seu noivado com o diretor de galeria de arte de Nova York, Cooke Maroney. Os dois se casaram em Newport, Rhode Island, em outubro daquele ano. Eles deram as boas-vindas a um filho chamado Cy em fevereiro de 2022.

Lawrence também estabeleceu a Jennifer Lawrence Foundation, que alavanca iniciativas de filantropia independente, eventos comunitários, doações e leilões para ajudar outras organizações que atendem jovens abusados, pessoas com deficiência intelectual e aqueles que precisam de cuidados médicos.