Diego Rivera e Frida Kahlo eram duas das maiores estrelas da história da arte. Conhecidos por seus trabalhos vibrantes e suas contribuições às artes, cada um lutava por sua própria carreira de forma individual, mas de uma forma muito mais significativa, Rivera e Kahlo compartilharam uma jornada de amor e arte que se tornou um herdeiro ímpar no mundo da arte e da cultura mexicana, bem como um relacionamento a ser admirado.
Rivera, nascido em 1886 em Guanajuato, México, começou a pintar ainda muito jovem, em grande parte para a satisfação de seu pai, um arquiteto. Durante essa época, Rivera era considerado inovador e foi instrumento chave nas movimentas do muralismo mexicano. Não demorou muito tempo para que ele começasse a tirar proveito do reconhecimento internacional, quando foi convidado a expor seu talento para Detroit, e logo depois para a Europa.
Ao mesmo tempo, Frida Kahlo, nascida na Cidade do México em 1907, enfrentou uma série de desafios que moldaram seu talento. Um acidente de trem e a consequente paralisia parcial de seu corpo só aumentaram sua dedicação à pintura, embora sua carreira tenha demorado para decolar.
Surpreendentemente, foi após o encontro entre Rivera e Kahlo em 1925 que a carreira de ambos prosperou. Eles se casaram logo após, com Kahlo sendo vinte anos mais nova que Rivera. Apesar de seu relacionamento ter se tornado notoriamente marcado por brigas e conflitos, o trabalho de ambos foi visto como algo criativo e cheio de energia.
O trabalho de Kahlo parecia se encaixar perfeitamente com as obras de Rivera e ambos estabeleceram uma sincronia criativa entre eles. Muitas vezes, ambos pintavam usando elementos do trabalho um do outro, criando obras grandiosas e poderosas.
Rivera e Kahlo trouxeram a arte para um lugar de devoção à cultura mexicana. Recebendo a influência de mitos e crenças, eles se comprometeram a usar suas obras para preservar a memória coletiva do México. Ambos também se comprometeram a usar a arte como forma de lembrar às pessoas a história, as tradições e as contribuições das pessoas da cultura mexicana.
Rivera e Kahlo se tornaram letrados na política mexicana, inspirando os trabalhos e a criatividade de outros artistas.A cumplicidade entre eles foi inspiradora; juntos, eles eram capazes de criar algo maior do que cada um deles poderia criar individualmente. O relacionamento deles até mesmo endureceu seu trabalho.
O relacionamento entre Diego Rivera e Frida Kahlo foi envolto em tradição, cultura e amor por meio da pintura. Enquanto compartilhavam suas vidas, seus corpos de trabalho aumentaram, bem como o legado deles individualmente, e mais importante ainda, em conjunto. O trabalho de ambos, feito em parceria ou individualmente, serviu como uma celebração do patrimônio mexicano.
FRIDA KAHLO – Vida e Obra Biografia (nossahistoria.net)
Frida Kahlo Autorretrato – Nossa Historia
Autorretrato Com Colar de Espinhos e Beija flor – Nossa Historia