A obra “Hospital Henry Ford” da artista mexicana Frida Kahlo é uma pintura que, apesar de profundamente trágica, também é profundamente emblemática da jornada que Frida teve enquanto lutou para se curar de suas muitas doenças. Esta obra foi pintada entre 1932 e 1933, enquanto Frida era tratada no Hospital Henry Ford em Detroit, Michigan, nos Estados Unidos. Esta pintura é um manifesto íntimo sobre os sofrimentos tremendos que Frida enfrentou durante o tratamento.

A obra em si é extremamente dramática, e mede 176 por 181 centímetros. Ela foi pintada em óleo sobre tela, e é intencionalmente minimalista, com tons acinzentados escuros e cores foscas em vez da paleta brilhante e vibrante à qual Frida normalmente se recorlia.
Existem várias metáforas e simbolismos contidos nesta obra, começando com a figura central de Frida com um suporte de bexiga e uma bolsa de sangue presa ao braço direito. Frida ainda está sentada em seu leito de hospital, e é rodeada por máquinas e equipamento médico, signifcando sua própria incapacidade de se curar. No fundo da pintura vemos a janela que Frida observou todos os dias durante seu tratamento, que não lhe permitia fugir de seu sofrimento. Outro símbolo importante é o urso. Uma vez que o Hospital Henry Ford foi financiado principalmente pelo empresário automobilístico Henry Ford, o urso foi uma referência sutil ao símbolo da empresa, o que fez com que Frida se sentisse mais sarcástica que nunca.
Além de refletir o estado de espírito de Frida enquanto ela estava internada, a obra também destaca a contínua luta que Frida enfrentou para se curar. Apesar de ter várias doenças, Frida nunca desistiu. Sua força e determinação são representadas pela figura do urso à sua volta, que simboliza a necessidade de Frida de encontrar sua própria cura e solução para seus problemas de saúde.
Frida também usou “Hospital Henry Ford” para examinar os papéis de poder na medicina, que perpassam o gênero, classe e etnia. Ela destaca essa discriminação em seu trabalho, por meio da presença de outro símbolo importante – um cartel no muro que diz “Do Not Disturb”. A mensagem é clara: aqueles que não são ricos ou brancos – como Frida – não têm direito à acesso aos melhores cuidados médicos.
“Hospital Henry Ford” é, assim, mais do que uma pintura de um momento particular na vida de Frida. É uma obra que expressa abertamente sua raiva e medo de suas circunstâncias, assim como um retrato maior dos sistemas de poder que governam a medicina e a saúde. Esta pintura foi certificada como uma peça-chave do significado e do impacto da obra de arte de Frida em todo o mundo.

Autorretrato Com Colar de Espinhos e Beija flor – Nossa Historia
Frida Kahlo Autorretrato – Nossa Historia