David Harbour Actor

David Harbour Actor

Nome completo: David Kenneth Harbour
Nascimento: 10 de abril de 1975, White Plains, Nova York, EUA
Palavra-chave: david harbour actor

David Harbour (nascido em 10 de abril de 1975, White Plains, Nova York, EUA) é um ator americano mais conhecido por interpretar o chefe de polícia Jim Hopper na aclamada série de televisão de ficção científica e horror Stranger Things (2016–presente). Ele também é conhecido por interpretar o personagem principal no filme de super-herói Hellboy (2019) e o Guardião Vermelho (também conhecido como Alexei Shostakov) no filme do Universo Cinematográfico Marvel Viúva Negra (2021).

Primeiros anos

Harbour foi criado no estado de Nova York por Kenneth e Nancy (nascida Riley) Harbour, ambos corretores de imóveis. Ele foi inspirado a seguir a carreira de ator após assistir à adaptação cinematográfica (1989) do drama histórico de William Shakespeare, Henry V, dirigida por Kenneth Branagh. Harbour formou-se na Byram Hills High School em Armonk, Nova York, e depois cursou o Dartmouth College, onde se graduou em drama em 1997.

Carreira

Harbour fez sua estreia profissional na atuação interpretando um trabalhador rural (e servindo como substituto) na reavivação da Broadway de The Rainmaker em 1999. Ele foi escalado para um papel de apoio em The Invention of Love em 2001. Harbour recebeu uma indicação ao Tony Award de melhor ator em papel de destaque por sua performance como o jovem professor de biologia Nick na reavivação da peça de Edward Albee, Quem Tem Medo de Virginia Woolf? em 2005.

Durante esse período, Harbour também começou a atuar na televisão, começando com uma participação recorrente na novela As the World Turns (1999–2000). Ele também fez aparições nos dramas criminais Law & Order: Special Victims Unit (2002), Hack (2003) e Law & Order: Criminal Intent (2004 e 2009).

Harbour fez sua estreia no cinema interpretando Robert Kinsey, o filho adulto do pesquisador sexual Alfred Kinsey, no drama biográfico Kinsey (2004). Ele continuou a conseguir papéis menores em filmes de destaque, como o thriller de ficção científica de Steven Spielberg, Guerra dos Mundos (2005), e o drama romântico de Ang Lee, O Segredo de Brokeback Mountain (2005). Harbour também foi escalado para papéis de apoio proeminentes, incluindo um agente da CIA em 007 – Quantum of Solace (2008). Ele atuou ao lado de Leonardo DiCaprio no drama romântico Foi Apenas um Sonho (2008) e também compartilhou a tela com Denzel Washington no thriller O Protetor (2014).

Stranger Things e sucesso subsequente

Harbour conseguiu um papel de destaque em 2016, interpretando o chefe de polícia Jim Hopper na popular série de ficção científica e horror da Netflix, Stranger Things. A série segue as aventuras de um grupo de adolescentes nos anos 1980 enquanto investigam um portal misterioso que libera criaturas sobrenaturais hostis em sua cidade. Quando a série começa, Hopper é um alcoólatra divorciado que luta contra a depressão após perder sua filha para o câncer. Harbour foi atraído para o papel devido ao passado pesado de Hopper e sua subsequente batalha contra a depressão. Harbour foi diagnosticado com transtorno bipolar aos 26 anos, e ele considera sua interpretação de Hopper uma oportunidade para destacar as lutas das pessoas que vivem com doenças mentais. Ele afirmou que interpretar Hopper revitalizou sua carreira e seu amor pela atuação, pois permitiu que ele provasse a si mesmo que era capaz de interpretar personagens psicologicamente complexos.

Carreira no cinema e mais adiante

O sucesso de Harbour em Stranger Things abriu novas oportunidades para ele em Hollywood. Ele estrelou como o anti-herói titular no reboot de Hellboy, dirigido por Neil Marshall, em 2019. Embora o filme não tenha sido bem recebido pela crítica, Harbour expressou decepção com a edição do filme, afirmando que parte do trabalho de personagem que ele adicionou ao papel foi cortado. Ele conseguiu outro papel de super-herói, interpretando o Guardião Vermelho no blockbuster da Marvel, Viúva Negra, em 2021. O filme foi elogiado por fãs e críticos, com alguns críticos destacando a química que Harbour compartilhou com a co-estrela Rachel Weisz.

A carreira de Harbour continuou a ganhar impulso nos anos 2020. Ele enfrentou sequestradores mercenários como Papai Noel no filme de comédia de ação de Natal Noite Violenta em 2022. Além disso, ele deve retornar ao papel de Jim Hopper para a quinta e última temporada de Stranger Things. Harbour casou-se com a cantora Lily Allen em setembro de 2020, e o casal vive no Brooklyn.