Andorra: como chegar a esse charmoso país europeu

Muitas pessoas não conhecem um país bem pequeno na Europa chamado Andorra. Fica no norte da Espanha e sul da França. É tão pequeno que mal dá para ver no mapa e por isso acaba passando despercebido por muitos brasileiros.

Mas eu fui conhecer esse lindo pequeno país e fiquei completamente encantada! Está nos meus planos voltar e ficar um tempo nesse lugar que parece um vilarejo. Vou contar um pouco sobre Andorra no post de hoje.

Andorra: onde fica?
Eu estava com viagem marcada para a Europa, ia passar por vários países (Portugal, Espanha, França, etc) e resolvi dar uma olhada no mapa da Europa para pensar no roteiro. Eis que em um dos mapas eu encontro um pontinho entre Espanha e França. Descobri que era um país e fiquei encantada. Claro que incluí Andorra no meu roteiro! 🙂

Andorra
Fonte: Visit Andorra

O nome oficial do país é Principado de Andorra. Fica localizado nos Pirineus (famosa cordilheira). As montanhas dos Pirineus fazem a fronteira da França com Espanha. Ou seja, no meio das montanhas que fazem a fronteira do norte da Espanha com o sul da França, existe um país chamado Andorra, que é o sexto menor país europeu.

Por estar próximo da região da Catalunha, na Espanha, a língua oficial de Andorra é o catalão.

Andorra: como chegar?
Não há aeroporto em Andorra, nem estação de trem. Portanto, é preciso ir de carro ou ônibus.

Fica a duas horas e meia de Barcelona (200 km de distância). A estrada é muito linda! Nós estávamos em Barcelona e alugamos um carro (um Fiat 500 – amo!!) para passar um dia em Andorra (fomos e voltamos no mesmo dia, já que nosso roteiro estava super apertado e ainda queríamos passar um tempo em Barcelona).

Então, acordamos cedo, fomos na locadora de carro do aeroporto de Barcelona, pegamos o carro (reservamos pelo site no dia anterior) e seguimos viagem para Andorra. Marquei a rota no Google Maps. Na ida, como falei, a viagem dura 2 horas e meia. Porém, a volta é mais rápida, porque é descida de serra.

Apesar de eu ter passado somente um dia nesse país fofo, recomendo que passem mais tempo. O país é lindo, as paisagens são fascinantes (quem ama montanha, vai amar Andorra!).

Andorra: o que fazer
Escrevi em outro post detalhes sobre tudo o que eu fiz em Andorra. Mas já adianto que por ser uma região de montanhas, ela é famosa pela estação de esqui durante o inverno. Muitos europeus acabam indo esquiar em Andorra durante essa estação do ano.

Eu fui a Andorra em julho de 2014 – verão europeu. Não tinha neve nas montanhas, mas o clima na cidade era bem agradável. Não estava calor, nem frio. Um clima super fresco. Como em Barcelona estava bem quente, foi ótimo passar um dia refrescante em Andorra.

No verão não tem estação de esqui. Então, as atrações são outras.

Andorra é conhecida por suas lojas e por ser um lugar onde vale a pena fazer compras. Como eu não estava na vibe de fazer compras, fiquei andando pelo país para conhecer o máximo que eu conseguisse. Mas se você é chegado a fazer compras, lá tem lojas de eletrônicos, roupas, perfumes…

Só o fato de andar por Andorra já é legal. Várias casinhas são de pedras, charme puro. A mistura de casas de pedra + montanhas ao fundo dá um toque de vilarejo à região. É tudo muito fofo. 🙂

Casa de pedra
Casa de pedra em Andorra

Em Andorra também há um famoso SPA, chamado Caldea Andorra. Eu passei em frente, mas não entrei. O ideal é tirar um dia inteiro para passar nesse SPA.

Além disso, por ter muitas montanhas, tem bastante caminhada, trekking, enfim, atividades esportivas.

Andorra é um lugar que atrai turistas com diversos gostos: pessoas que gostam de comprar; passear por cidades históricas; praticar exercícios físicos; curtir um relaxamento num SPA; curtir um clima de montanha.

Rio Valira, que passa por Andorra
Rio Valira, que passa por Andorra

Na minha opinião, quem vai para Barcelona precisa acrescentar Andorra ao roteiro de viagem! 🙂

A bela estrada de Barcelona para Andorra
Este link do Google Maps mostra a estrada de Barcelona para Andorra.

Na ida para Andorra, você vai passar perto das montanhas de Montserrat, o visual é show! Mas o ponto alto mesmo é quando você estiver chegando em Cercs, uma cidade da Espanha. Cercs possui uma espécie de lago represado, chamado de pântano. O nome é Pantà de la Baells. Você está na estrada e de repente se depara com um lago INCRÍVEL de água verde no meio das montanhas.

Ficamos tão maravilhados com essa visão, que paramos numa lanchonete na beira da estrada para comer um doce e ficar admirando o Pantà de la Baells.

Pantà de la Baells
Pantà de la Baells

Pantà de la Baells
Pantà de la Baells

As paisagens que a gente vislumbra na estrada são lindas.

Na estrada para Andorra
Na estrada para Andorra

Outra parte interessante da estrada foi passar pelo Túnel del Cadí, com cerca de 5 km!! Eu nunca tinha passado por um túnel tão grande. É um dos maiores da Europa.

Túnel del Cadí
Túnel del Cadí

Parte da estrada é subindo a montanha e passando por vilarejos fofos.

Vilarejo lindo – já perto de Andorra
Vilarejo lindo – já perto de Andorra

Cidadezinha fofa
Cidadezinha fofa

E então, o visual da estrada não é sensacional?

Andorra: o que fazer neste pequeno país da Europa

No post anterior, apresentei a vocês este lindo pequeno país chamado Andorra. É o sexto menor país europeu (fica atrás dos países: Vaticano, Mônaco, San Marino, Liechtenstein e Malta). Visitei Andorra no verão europeu de 2014 e vou contar aqui tudo que fiz por lá.

Andorra: o que fazer?
O país, por estar localizado no alto dos Pirineus, é conhecido por sua estação de esqui. Portanto, quem estiver em Barcelona ou arredores em época de frio, está aí uma ótima desculpa para conhecer Andorra: esquiar.

Como eu fui no verão, não tinha estação de esqui em funcionamento. Aliás, não tinha neve nas montanhas…

Apesar de ser verão na Europa, em Andorra não estava calor. Estava um clima bem agradável, em alguns momentos fez até um friozinho (um casaco leve já resolve a situação).

A capital de Andorra chama-se Andorra la Vella. Então é para lá que você precisa ir. Estávamos de carro e assim que chegamos a Andorra la Vella, procuramos um estacionamento para o carro. No país, existem vários estacionamentos (edifício-garagem), onde você paga pelo período em que o carro ficou lá. O estacionamento que escolhemos foi um que fica numa praça chamada Plaça del Poble. O estacionamento possui um elevador que te deixa na praça.

Uma curiosidade sobre Andorra: o país possui elevadores em algumas ruas. Você está andando numa rua, percebe que ela é sem saída e que há um elevador no final, você pega o elevador e chega a outra parte de Andorra. Achamos bastante engraçado isso… hehehe… O fato é que os elevadores ajudam e muito a andar pelo local, já que é uma região montanhosa com ladeira… Andorra a Vella tem uma parte mais alta e outra parte mais baixa. Então, os elevadores ajudam muito no deslocamento.

Assim que deixamos o carro no estacionamento, fomos para a Plaça del Poble, onde começamos a explorar a região. Ali perto fica uma linda igreja, chamada Igreja de Sant Esteve.

Igreja de Sant Esteve
Igreja de Sant Esteve em Andorra

Depois da Igreja, fomos para Casa de la Vall, que é a sede do Parlamento. É possível fazer uma visita guiada, mediante agendamento prévio. A sede do Parlamento é uma construção histórica feita de pedra. Aliás, várias construções (casas, igrejas…) em Andorra são de pedras. Puro charme!

Casa de la Vall
Casa de la Vall

Casa de la Vall
Casa de la Vall

Segue essa rota no Google Maps.

Andamos ainda por algumas ruas próximas à Casa de la Vall para explorar a região.

Andorra
Andorra

Andorra
Andorra

Andorra e suas lindas casas de pedras
Andorra e suas lindas casas de pedras

Decidimos encontrar um restaurante para almoçar. Após o almoço, fomos andando até uma famosa escultura do Salvador Dalí que está exposta na cidade. A dica é ir andando até a escultura pela Avenida Meritxell, pois é uma rua com várias lojas de marcas famosas (Guess, Lacoste…) e vários restaurantes e hotéis (os hotéis têm restaurantes). Foi nessa rua que nós almoçamos.

Andorra
Andorra

Avenida Max
Avenida Meritxell

A escultura de Salvador Dalí está no meio da cidade, perto do rio Valira (rio que corta Andorra). O nome da escultura é Noblesse du Temps (tradução literal: nobreza da época).

Escultura de Salvador Dalí
Escultura de Salvador Dalí

Rio Valira
Rio Valira

Rio Valira
Rio Valira

Depois dessa andança toda, voltamos para o estacionamento e pegamos o carro. A próxima parada foi o Lago Engolasters, que fica num ponto muito alto de Andorra. Do estacionamento até o Lago dura de vinte minutos a meia hora, pois o caminho é uma subida bem íngreme de serra. Segue a rota no Google Maps.

Eu já estava encantada com Andorra e o Lago Engolasters só me deixou ainda mais apaixonada pelo país. O lago fica no município de Encamp. A água desse lago vem do rio Valira e do rio Madriu.

Estacionando o carro para andar até o lago Engolasters
Estacionando o carro para andar até o lago Engolasters

Pequena caminhada até o lago Engolasters
Pequena caminhada até o lago Engolasters

Lago Engolasters – Andorra
Lago Engolasters – Andorra

Lago Engolasters
Lago Engolasters

Apaixonada por Andorra
Apaixonada por Andorra

Lago Engolasters
Lago Engolasters

Muitos pinheiros
Muitos pinheiros

Fiquei com muita vontade de fazer um piquenique perto do lago. Está nos meus planos futuros 🙂

Após sair do lago, na descida da serra, paramos numa igreja fofa: a igreja de Sant Miquel d`Engolasters.

Igreja
Igreja Sant Miquel d`Engolasters

Igreja de Sant Miquel
Igreja Sant Miquel d`Engolasters

E assim terminou nosso dia em Andorra. Resolvemos não ficar até muito tarde para pegar a estrada de volta a Barcelona ainda com a luz do dia.

Espero que tenham gostado das dicas. Eu amei Andorra! 🙂