A cadeira QUEBRADA de Genebra: símbolo pela não violência ARMADA

A cadeira QUEBRADA de Genebra: símbolo pela não violência ARMADA contra CIVIS
A cadeira quebrada em Genebra simboliza a rejeição à violência armada contra a população civil de todo o mundo. Este era um dos muitos locais na cidade que eu queria ver de perto. Um pouco pelo seu design, muito pelo que ela representa.

Nós chegamos por lá quando já era noite, mas por ser verão, estava claro ainda.

O Palácio das Nações

A cadeira quebrada em Genebra está situada em frente à sede europeia da ONU – Organização das Nações Unidas, o Palais des Nations.

A ONU tem 4 sedes (Nova York, Genebra, Viena e Nairóbi). Cada uma delas é responsável por algumas áreas de atuação. Na sede genebrina fica o Conselho de Direitos Humanos da ONU e o Escritório do Alto Comissariado de Direitos Humanos, entre outras.

Em frente ao Palais des Nations em Genebra estão as bandeiras dos países membros perfiladas lado a lado.

Ficamos um tempo ali apreciando sua imponente fachada.

Cruz Vermelha e Museu Ariana

Subimos então a Avenida da Paz – tem nome mais adequado?! – que estava bem tranquila àquela hora. Pouco trânsito de carros e quase nenhum caminhante.

Passamos em frente ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha, lugar que gostaria imensamente de ter visitado, mas com o cancelamento do voo da Latam, perdemos um dia na cidade e tivemos então que fazer duras escolhas.

Atravessamos a rua e voltamos pela outra calçada. Como tudo na cidade já estava fechado, apenas caminhamos, aproveitando a possibilidade de andar ao ar livre sem medo da violência.

Passamos pelo Museu Ariana e não lembro quanto tempo ficamos por ali. É um bonito lugar e estava silencioso e tranquilo. Estava mais frio naquele horário e perambulamos olhando a fachada, a fonte, a vegetação.

Este é o museu suíço da cerâmica e do vidro.

A Cadeira Quebrada de Genebra
Comitê Internacional da Cruz Vermelha
A Cadeira Quebrada de Genebra
Museu Ariana

A Cadeira quebrada
A Cadeira Quebrada de Genebra
A Cadeira Quebrada de Genebra

Voltamos então para a Cadeira Quebrada – Broken Chair, motivo principal que nos levou para aqueles lados.

Construído com 5.5 toneladas de madeira e medindo 12 metros de altura, ela representa ao mesmo tempo fragilidade e força, precariedade e estabilidade, brutalidade e dignidade. Interessante, ela é um monumento forte que me impressionou.

Originalmente foi idealizada para instar as nações-membros da ONU a se posicionarem contra as minas antipessoal e munição de fragmento. Segue representando o grito desesperado de populações civis destituídas pela guerra.

Lembrança de quanta violência ainda há neste mundo! Até quando?!

A Cadeira Quebrada em Genebra possui 3 pernas inteiras e uma quebrada, com a base despedaçada, com se tivesse sido danificada de propósito e com violência. Ainda assim, ela está lá, altiva, orgulhosa e cheia de dignidade. Eu me senti pequena e impotente diante dela. Triste pelo que ela simboliza.

Tomara que chegue o dia em que a Broken Chair seja apenas uma bela obra de arte, a memória de um passado feio que se transformou em um presente justo e pacífico.

O artista?! Daniel Berset.

Para chegar até a cadeira quebrada nós pegamos o tram número 15 em frente a Gare Cornavin (estação central), saltando na parada Nações (Arrêt Nations). Para voltar, fizemos o caminho inverso.

A Cadeira Quebrada de Genebra
Leo no tram 15

Piquenique no quarto de hotel
Naquela noite passamos no mercado Migros da Gare Cornavin, compramos lanches para fazer um piquenique no quarto do hotel: sempre uma opção razoável na caríssima Suíça. Como quase sempre ficamos no Hotel Ibis em nossas viagens, os pagamentos das diárias vão acumulando pontos, através do programa de fidelidade da Rede Accor.

Um dos benefícios do cartão fidelidade é recebermos welcome drinks. Em Genebra cada um de nós recebeu uma cerveja. O jantar estava completo.

Na manhã seguinte deixamos a bela Genebra para conhecer mais cidades na Suíça. Voltamos uns dias depois para a última parte da viagem antes de deixarmos o país para voltarmos para o Brasil.

A Cadeira Quebrada de Genebra
Lanche comprado no mercado e cervejas recebidas no Ibis
A Cadeira Quebrada de Genebra
Welcome drink no Ibis

A Cadeira Quebrada de Genebra
Até mais Genebra