Como visitar o castelo de Alnwick

Como visitar o castelo de Alnwick – Parte I

Já contei pra vocês que eu virei uma pottermaníaca praticamente de carteirinha, né? Do tipo que encomendou o livro 6 pra ele chegar em casa no dia do lançamento mundial. Pois é, esse tipo de fã. Mas sobre as locações dos filmes eu sabia bem pouco e nem me importava muito com elas, já que a Inglaterra nunca foi um dos lugares que eu mais quis conhecer na vida. Aí eu comecei a namorar o Josh… E bom, aí a Inglaterra entrou nos planos.

Quando decidi que vinha pra cá minha mãe insistiu para que eu visitasse uma cidadezinha chamada Alnwick, ela esteve lá no ano passado e disse que é a coisa mais linda do mundo. Vi que ficava perto de Newcastle e então fiquei sabendo que algumas cenas do Harry Potter e a Pedra Filosofal foram filmadas lá. Foi então que comecei a pensar em como visitar o Castelo de Alnwick.

Da plataforma Q saem os ônibus de Newcastle a Alnwick

Josh foi escalado para ir comigo e programamos o passeio para um dia em que o tempo estivesse bom , o que não é tão raro assim durante a estação que os ingleses insistem em chamar de verão. Compramos os ingressos pela internet e no dia seguinte pegamos o ônibus em direção a Alwnick na estação Haymarket, no centro de Newcastle, umas 10:30. A viagem entre as duas cidades dura cerca de uma hora e meia, e do ponto de ônibus (Alnwick Station) até o castelo não são nem dez minutos de caminhada. Validamos nossos ingressos na bilheteria e aproveitamos para fazer o passe anual, que está incluso no valor do ingresso por um dia. É só pedir para o caixa fazer o seu registro, tirar uma foto para o cadastro e pronto!, você tem um ano para voltar quantas vezes quiser.

A entrada do castelo

Logo na entrada fui procurar no quadro de avisos o local e o horário da atividade que eu mais queria fazer: a aula de vôo em vassouras! Entre as cenas do Harry Potter e a Pedra Filosofal que foram filmadas no castelo estão as da primeira aula de vôo – quando o Harry e o Malfoy competem para ver quem vai pegar o “lembrol” do Neville e o Harry se torna o novo apanhador da Grifinória – além de algumas cenas externas, deles andando pelos jardins da escola. A próxima aula seria às 14:30, então fomos pegar a senha e ver o que mais havia para fazer enquanto esperávamos.

Alnwick castle

Começamos o tour pela parte medieval do castelo “The dragon’s quest”. É interessante ter uma idéia de como era a vida ali há tantos anos. Para entrarmos bem no clima há um monte de fantasias à disposição e dois funcionários que te ajudam a escolher e a vestir as roupas, nos perguntaram se queríamos duas de cavaleiro, duas de princesa ou uma de cada. Acabamos indo na última opção, Josh se vestiu de cavaleiro e eu de princesa, cada um ganhou uma espada de espuma e fomos andar pela vila.

Escolhendo nossas ervas

Nossa primeira parada foi para conversar com o boticário George. Ele nos mostrou um pouco das ervas secas que tinha à sua disposição, nos explicou o uso de cada uma delas e por fim nos perguntou se gostaríamos de fazer sabão medieval. Claro que sim! Cada um escolheu duas delas (eu combinei lavanda com camomila) e teve que moê-las num pilão, quase reduzindo-as a pó. Depois ele nos mostrou uma tigela bem grande, cheia de flocos de aveia e colocou um punhado nas nossas mãos, pedindo para que esfregássemos vigorosamente. Olha, poucas vezes senti minhas mãos tão macias, não fazia a menor idéia de que aveia fosse tão hidratante assim. Uma bela colherada de aveia foi adicionada às ervas moídas e também uma generosa dose de uma pasta branca que seria o equivalente à gordura animal usada na produção de sabão, é ela quem dá liga aos ingredientes e funciona como o agente de limpeza dos sabonetes. Quando todos os ingredientes já estavam bem misturados, George nos pediu para moldarmos duas bolinhas, do tamanho de bolas de golfe, com as mãos e que as deixássemos descansar por uns cinco dias, então elas estariam duras o suficiente para serem usadas como sabonete. *Eu já usei e me decepcionei um pouco, talvez tenham ficado duras demais.

Assim ficam os sabonetes depois de prontos

A parada seguinte foi a cruzada do dragão propriamente dita, uma espécie de labirinto com desafios e charadas que se dizia muito assustadora. Logo na entrada você pega uma folha para ir anotando as respostas das perguntas e poder conferir na saída, a gente estava achando tudo muito banal, feito para crianças e meio besta, mas bastante divertido mesmo assim. Foi então que chegamos ao final da cruzada, onde está o labirinto de espelhos e de onde só conseguimos sair depois de muita bateção de cabeça e um leve pânico por causa do som de gargalhadas ao fundo.

Foram muitas batidas de cabeça nos espelhos…

Além das gargalhadas ao fundo, as cores do ambiente também vão mudando.

Antes de sair da ala medieval é preciso devolver a fantasia, o que eu achei uma pena, pois teria adorado passar o dia vestida de princesa andando pelo castelo de espada em punho, mesmo a espada em questão sendo de espuma. Mas tudo bem, vestidos de Josh e Ângela versão 2015 fomos para os porões esquecidos do castelo, onde tínhamos um tour agendado para as 13:45.

Como visitar o Castelo de Alwnick – Parte II

Ontem contei a primeira parte da nossa visita ao Castelo de Alnwick e deixei pra hoje a melhor parte; a aula de voo. Vamos lá?

Alnwick Castle

Logo depois que saímos da vila medieval fomos até a entrada do castelo, onde aconteceria o tour pelos porões perdidos e que prometia ser bem aterrorizante. O fato de menores de 13 anos, epiléticos e mulheres grávidas não poderem participar ajudou a criar um clima de medo no pessoal do nosso grupo. Eu, que me assusto com qualquer bobagem com a maior facilidade do mundo, já estava segurando a mão do Josh com uma certa força. Chegou um senhor de terno com a cara mais séria e nos chamou pra descer a escada, assim que todos estavam juntos ele começou a passar as instruções:

“Não é permitido tirar fotos ou filmar, se alguém tiver claustrofobia deve considerar se quer continuar ou não, não é permitido encostar nos moradores do porão.” Eu juro que pensei duas vezes quando ele tocou no assunto da claustrofobia, mas resolvi seguir.

Imagem do Twitter do Castelo de Alwnick

Nosso guia foi nos conduzindo pelas salas, cada uma com seu morador ou moradora que ia nos contando sua história. Entre fantasmas e espíritos ficamos sabendo como cada um dos personagens foi parar no que havia sido a masmorra do castelo de Alnwick. Só fiquei com pena do vampiro quando ele se aproximou de mim dizendo que gostava de calor humano. Se você me der uma Coca-Cola quente pra eu segurar por cinco minutos eu te devolvo a mesma Coca bem geladinha.

Castelo de Alnwick

Saímos de lá e rapidamente fomos para o gramado, onde a aula de voo começaria às 14:30. Eu estava numa ansiedade que nem te conto! O Josh, muito do sem graça, não quis participar mas se prontificou a ficar tirando as fotos enquanto eu aprendia a voar em vassoura. Logo chegou o professor, que parecia ser uma mistura de professor Snape com professora Sprout e era divertidíssimo. Ele alinhou todo mundo, era um monte de gente, e foi colocando as vassouras à frente de cada um. Por fim pegou a dele e começou a aula.

A primeira instrução foi de colocar a vassoura no chão, do lado da mão que você usa mais e gritar “up!” bem alto. Se a vassoura não subisse, era só pegá-la do chão e o passo seguinte era subir nela dizendo “mount!”.

Broomstick_training

O professor sempre frisava a importância de dizer as palavras mágicas com muita ênfase, bem claramente e bem alto, caso contrário a mágica não aconteceria.

Castelo de Alnwick

O primeiro exercício já montados foi de sair correndo pelo gramado gritando “fly!”de um lado pro outro.

Fora do contexto, pareceria o horário do recreio de um hospício mas foi bem engraçado e divertido. Depois de algumas tentativas alguns de nós foram bem sucedidos.

O Josh, que por ser inglês pôde ir pra Hogwarts, até se dignou a dar uma canjinha.

Castelo de Alnwick

Depois da aula fomos rapidamente dar uma olhada na parte de dentro do castelo, que é propriedade da mesma família há 700 anos, que está aberta à visitação. Algumas cenas do seriado Downton Abbey foram gravadas na sala de jantar e na biblioteca e eu estava muito curiosa para ver como um castelo que ainda é habitado é decorado por dentro. Meu lado dona de casa babou ao ver o jogo de jantar exposto, era uma peça mais linda que a outra.

Exaustos depois de um dia inteiro andando, e até voando!, de um lado pro outro resolvemos voltar pra casa. O ponto de ônibus é bem pertinho do castelo e ficamos felizes ao consultar a tabela e ver que haveria um saindo dali 15 minutos. O que nós não consultamos e não sabíamos é que, por esta ser uma linha diferente da que tínhamos pegado para ir até Alnwick, o caminho seria completamente diferente e demoraria o DOBRO do tempo. O resultado foi que dormi durante praticamente todo o trajeto da volta até Newcastle.

Visitar o Castelo de Alnwick a partir de Newcastle:

Saindo da estação Haymarket, no centro de Newcastle, pegue o ônibus X15 na plataforma “Q”. A viagem vai durar cerca de 1h30min. O X18 também faz o mesmo trajeto, saindo da mesma estação.

O ingresso pode ser comprado pelo próprio site do Castelo, o que te dá um descontinho de 5% (£14 no site contra £14,75 se comprada na bilheteria do castelo na hora de entrar), mas tem que ser com 24h de antecedência. Tickets para visitas no mesmo dia devem ser comprados diretamente na entrada. Pode pagar com cartão.

Apesar de meio caro (£14 são quase R$90…) o ingresso vale por um ano a partir da data de validação e tudo o que há de atrações lá dentro, e são muitas, está incluso no preço.