Toby Keith

Toby Keith

Toby Keith foi um cantor, compositor, produtor musical e ator americano, conhecido por suas canções country que frequentemente celebram o patriotismo e a vida no campo.

(1961-2024)


Quem Foi Toby Keith?

Toby Keith Covel, mais conhecido como Toby Keith, foi um artista country norte-americano. Ele começou sua carreira na música country nos anos 90 e rapidamente ganhou destaque com seu estilo único e letras autênticas. Algumas de suas canções mais conhecidas incluem “Should’ve Been a Cowboy”, “Beer For My Horses” e “Courtesy of the Red, White and Blue (The Angry American)”.

Primeiros Anos

Toby Keith nasceu em 8 de julho de 1961, em Clinton, Oklahoma. Criado em Oklahoma City, Keith começou a tocar música desde jovem, inspirado pelos músicos que trabalhavam no clube de sua avó. Após trabalhar na indústria petrolífera e jogar futebol na liga USFL, ele decidiu seguir carreira na música.

Ascensão ao Estrelato

Nos anos 90, Keith assinou contrato com a Mercury Records, e seu álbum de estreia autointitulado de 1993 foi certificado platina em 1994. Seus álbuns subsequentes, como Boomtown (1994) e Blue Moon (1996), foram igualmente bem-sucedidos, com hits populares como “Who’s That Man” e “Me Too”.

Em 1999, o álbum How Do You Like Me Now?! venceu o prêmio de Álbum do Ano no Academy of Country Music (ACM) Awards, e Keith foi nomeado Vocalista Masculino do Ano. O álbum Pull My Chain (2001) foi seu primeiro a alcançar o topo das paradas de álbuns country.

“Courtesy of the Red, White and Blue”

Em 2001, o pai de Keith morreu em um acidente de trânsito, e esse evento, combinado com os ataques de 11 de setembro, inspirou Keith a escrever “Courtesy of the Red, White and Blue (The Angry American)”, que se tornou muito popular, especialmente entre os militares. A música fez parte do álbum Unleashed (2002), que incluiu o dueto de sucesso “Beer For My Horses” com Willie Nelson.

Estrelato no Country

Nos anos seguintes, Keith continuou a lançar álbuns de sucesso, como Shock’n Y’All (2003), que continha os sucessos “I Love This Bar” e “American Soldier”. Ele também lançou Honkytonk University (2005) e White Trash with Money (2006), mantendo sua popularidade e recebendo elogios da crítica.

Tour pela U.S.O. e Cinema

Keith fez várias turnês pela U.S.O., se apresentando para as tropas americanas no exterior. Em 2008, ele estrelou o filme Beer For My Horses, co-escrevendo o roteiro e co-produzindo o filme, embora as críticas não tenham sido favoráveis.

Mais Sucessos

Em 2011, Keith lançou Clancy’s Tavern, que incluiu os sucessos “Made in America” e “Red Solo Cup”. Ele continuou a lançar músicas e álbuns, como Drinks After Work (2013) e 35 MPH Town (2015). Em 2021, ele recebeu a Medalha Nacional das Artes do então presidente Donald Trump.

Diagnóstico de Câncer e Morte

Em junho de 2022, Keith revelou que estava em tratamento para câncer de estômago desde o outono de 2021. Apesar de passar por cirurgia, quimioterapia e radioterapia, ele continuou otimista e esperava voltar a se apresentar. Em dezembro de 2023, ele se apresentou no People’s Choice Country Awards e tocou em Las Vegas, mas sua saúde piorou.

Keith faleceu em 5 de fevereiro de 2024, aos 62 anos, cercado por sua família. Após sua morte, foi anunciado que ele seria induzido postumamente ao Country Music Hall of Fame na cerimônia de 2024.

Patrimônio Líquido

De acordo com o Celebrity Net Worth, o patrimônio líquido de Keith era estimado em cerca de 400 milhões de dólares no início de fevereiro de 2024.