Salto do Apucaraninha: linda cachoeira em Londrina

O Salto do Apucaraninha é uma linda cachoeira localizada no município de Londrina, estado do Paraná. Muitas pessoas que viajam para Londrina acabam não visitando esta linda queda d’água, porque ela não é muito divulgada e por ter um difícil acesso. Até mesmo os moradores de Londrina não têm o hábito de visitar esta região onde fica a cachoeira.

Viajei para Londrina em abril de 2014 – num feriado – e conheci o Salto do Apucaraninha. É muito lindo!!!

Salto do Apucaraninha
Salto do Apucaraninha

Salto do Apucaraninha: onde fica
Localiza-se no município de Londrina, porém fica a 80 Km do centro da cidade, perto da divisa com o município de Tamarana.

O Salto do Apucaraninha está dentro de uma região indígena, chamada reserva Apucaraninha.

Para chegar lá, é preciso ir de carro. Você tem que seguir pela estrada chamada Rodovia Celso Garcia (PR445) em direção ao distrito de Lerroville (distrito de Londrina). Quando chegar ao trevo de Lerroville você irá contorná-lo e entrar na estrada que leva até o Salto do Apucaraninha. Vai chegar num ponto da estrada que será de terra. Do centro de Londrina até o Salto demora cerca de 2 horas, por causa dessa estrada de terra. Em época de chuva é melhor não se arriscar, pois a estrada pode ter muita lama.

A sinalização é ruim. Pedimos informação para as pessoas na estrada várias vezes. A melhor coisa a se fazer é estudar o trajeto no mapa. Aqui está o link para o Google Maps com o trajeto.

Estrada de terra: linda paisagem
Estrada de terra: linda paisagem

Salto do Apucaraninha: Chegamos
Após seguir a estrada de terra, assim que chegar a uma barragem, pode parar o carro porque você chegou! 🙂

Barragem
Barragem

Próximo à barragem tem dois mirantes com vista para o lindo Salto do Apucaraninha. A entrada para os mirantes não tem sinalização. Porém, o barulho da cachoeira é tão alto, que você sabe que está por ali. Perto da barragem, existem duas portinhas que levam aos dois mirantes (a barragem está à direita e as portinhas estão à esquerda). Não tem placa, mas não é tão difícil encontrá-las, porque só existem essas duas portinhas.

Um dos mirantes é uma construção com barras de ferro para proteção (tipo corrimão), pois fica numa ribanceira.

Mirante 1
Mirante 1

Já o outro mirante não é uma construção, é um mirante natural, pois fica em cima de uma grande pedra. É preciso tomar cuidado, pois é perto de uma ribanceira. Se você for com crianças, então o cuidado é redobrado (na verdade acho até perigoso ir com crianças). O mirante das pedras é mais bonito. O lugar é largo então cabe um número razoável de pessoas ali. A dica é levar um lanche e comer ali no mirante de pedra com vista para o Salto do Apucaraninha. 🙂

Mirante em cima da pedra
Mirante em cima da pedra

Salto do Apucaraninha
Salto do Apucaraninha

Cachoeira vista do mirante de pedra
Cachoeira vista do mirante de pedra

Salto do Apucaraninha: muito lindo!
Salto do Apucaraninha: muito lindo!

No mirante de pedra
No mirante de pedra: tirando foto do Salto do Apucaraninha

Apesar de ter um difícil acesso (estrada de terra + 2 horas de viagem), vale a pena conhecer essa cachoeira. O visual da região também é lindo. Um contato intenso com a natureza. É um passeio que recomendo, pois além da beleza, é algo diferente da nossa rotina diária. Afinal, não é todo dia que a gente tem o privilégio de ver uma bela cachoeira. 🙂