Os Retirantes

O quadro “Os Retirantes” é um dos mais famosos trabalhos do pintor brasileiro Candido Portinari. Este ícone da arte brasileira expressou através desta obra uma das maiores preocupações do país: a miséria e a exploração dos nordestinos que migraram para o sudeste.

Esta obra é composta por cinco figuras humanas em cenários divergentes. Cada figura retrata o drama de um nordestino em busca de melhores dias em outras regiões. O quadro pintado em 1943 mostra um grupo de homens à beira de um lago, cada um carregando sua mochila pronta para a jornada, e um menino ao lado, retratando a esperança no futuro.

Os Retirantes
Quadro Os Retirantes Candido Portinari

A pintura foi criada inspirada na história dos trabalhadores retirantes que migraram anualmente do Nordeste para o Sudeste do país, na busca de trabalho e condições mais dignas de vida. Além desse elemento social, a obra possui fortes referências bíblicas, que remetem ao Êxodo bíblico, ao caminho de cada retirante em busca de uma nova Terra Prometida.

“Os Retirantes” conquistou o público brasileiro por expressar a realidade social, política e econômica do Brasil na mesma obra. A pintura foi tão bem recebida que passou a integrar o acervo nacional e desse modo foi emprestada a museus de todo o mundo para ser exibida.

“Os Retirantes” foi criado para representar uma parte da história do Brasil, a de um país que ainda busca um futuro melhor para milhões que encontram no êxodo rural a única saída para a fome e a exploração. Esta obra é uma homenagem à memória destes nordestinos que acreditaram em dias melhores longe de suas terras.