MANCALA ORIGEM DO JOGO MAIS ANTIGO DO MUNDO

Mancala Origem do Jogo Mais Antigo do Mundo. Ao ouvir falar de jogos de tabuleiro, o que lhe vem à mente? Xadrez? Damas? Pois bem, existe um que supera todos em antiguidade e simbolismo: o Mancala.

História Mancala Origem

Mancala é um jogo tradicional de origem africana que está intrinsecamente ligado ao ato de semear e colher sementes na terra. Esse simples ato de semear representa não apenas o ciclo da vida, mas também a estratégia e a previsão.

MANCALA ORIGEM
MANCALA ORIGEM
  • Variações Regionais

Ao viajar pelo mundo, descobrimos que o Mancala assume diferentes identidades. No Sudão, Gâmbia, Senegal e Haiti, ele é conhecido como Wari. Na Costa do Marfim, Filipinas e Ilhas Sonda, o nome muda para Bailé.

Mancala Origem no Brasil

Ao chegar ao Brasil pelas mãos dos escravos, o Mancala recebeu o nome de Adi, uma variação única que demonstra a rica tapeçaria cultural de nossa nação.

Mancala na Educação

Já pensou em ensinar matemática com um jogo? Mancala pode ser uma ferramenta fantástica para introduzir conceitos como sistema de numeração decimal e resolução de expressões aritméticas, especialmente para alunos do sexto ano do Ensino Fundamental.

Raciocínio e Estratégia

Mais do que um jogo, Mancala é um exercício de lógica. Cada movimento requer uma profunda reflexão estratégica, preparando o jogador não apenas para o jogo, mas para desafios da vida real.

Objetivo e Material

O principal objetivo é simples: capturar o maior número de sementes. Mas não se engane, alcançá-lo requer uma mistura de habilidade, estratégia e previsão.

  • Tabuleiro e Sementes

Imagine um tabuleiro com 12 cavas menores, 6 para cada jogador, e 2 cavas maiores conhecidas como Kalha ou Oásis. Agora, adicione 48 sementes compartilhadas e você terá o cenário perfeito para um desafio de Mancala.

Regras Básicas

Agora que você está familiarizado com o Mancala, vamos mergulhar nas regras!

  • Início do Jogo

Ambos os jogadores começam colocando 4 sementes em cada uma das suas 6 cavas menores. A cava maior à sua direita é o seu Oásis.

  • Jogadas e Táticas

O jogo começa em sentido anti-horário, semeando sementes e usando o Oásis estrategicamente para maximizar suas capturas.

  • Fim do Jogo

O jogo termina quando um jogador não tem mais sementes para distribuir em suas cavas. O vencedor é aquele com o maior número de sementes no Oásis.

MANCALA
MANCALA

Conclusão

Mancala é mais do que um jogo; é uma lição de história, estratégia e vida. Se você ainda não experimentou, que tal tentar sua mão neste desafio milenar?

Curiosidades Sobre O Jogo Mancala

  1. O que é Mancala?
    • Mancala é um jogo de tabuleiro de origem africana focado em semear e colher sementes.
  2. Quantos jogadores são necessários para jogar Mancala?
    • Mancala é um jogo para dois jogadores.
  3. Por que Mancala é importante na educação?
    • Mancala ajuda a ensinar conceitos matemáticos e desenvolve o raciocínio lógico e estratégico.
  4. Como vence-se no Mancala?
    • Vence quem captura o maior número de sementes no seu Oásis.
  5. O Mancala é jogado apenas na África?
    • Não, Mancala é jogado em muitos países com diferentes nomes, dependendo da região.

O Jogo Mais Antigo do Mundo Mancala Resumo 

Mancala é o jogo de tabuleiro mais antigo ainda jogado hoje. Tradicionalmente é um jogo mais popular no continente Áfricano, porem e jogado no mundo inteiro. A Mancala era praticado a muito tempo, alguns modelos do jogo já foram encontrados até em túmulos egípcios, já no século VI A.C foi praticada por fenícios, pouco tempo depois os povos de Axum isso logo no inicio do século I D.C. A palabra Mancala vem do indioma árabe “naquala” que tem o significado original de “mover-se”.

Mancala o Jogo Mais Antigo do Mundo
Para ser preciso, não há um jogo chamado “mancala”.”Em vez disso, é uma família de jogos que foram dados nomes diferentes em lugares diferentes. No entanto, todos os jogos de mancala consistem em um tabuleiro com marcas em que os jogadores se revezam colocando – “plantando” – pequenas pedras, feijão ou sementes. O objetivo é capturar – “colher” – todas ou algumas das peças oponentes. Como isso é feito varia dependendo das variações locais nas regras. Existem várias centenas de versões diferentes do jogo. Ali guli mane é comumente tocada no sul da Índia, bao é tocada na África Oriental e congkak na Indonésia, Malásia e sul da Tailândia.

Pode-se perguntar por que jogos semelhantes são jogados em lugares tão diferentes. Uma possibilidade é que eles se originaram independentemente um do outro. Isto não é muito difícil de imaginar, uma vez que as regras são bastante básicas e relacionadas com uma prática social – plantio e colheita – que é comum a toda a humanidade. A outra, mais intrigante, possibilidade é que o jogo se espalhou de uma sociedade para outra. Podemos imaginar que as pessoas jogaram o jogo quando não estavam ocupadas migrando. E sabemos que as pessoas de todos os lados do Oceano Índico negociaram entre si durante mais de dois mil anos. Que o jogo é jogado na Ásia Central pode então ser explicado como uma consequência do comércio ao longo das rotas das caravanas. Mesmo que as pessoas não falam a mesma língua eles ainda poderiam se divertir jogando mancala juntos. Se este for o caso, um mapa mostrando-nos a popularidade do jogo hoje nos mostraria um mapa da interação humana primitiva. Vale a pena notar, talvez, que o jogo não tem sido jogado com frequência na Europa, excepto em partes da Europa Oriental. Hoje mancala é popular como um jogo de computador e existe como aplicativos tanto para Android e iPhones.

SÉCULO VI

Outros nomes: Bao (Swahili), chanka / chungcajon( Filipinas), Kalah / Kalaha (EUA moderno))

(*Mais de 800 nomes de jogos tradicionais de mancala são conhecidos)

ORIGEM

A evidência física mais antiga de Mancala é encontrada na Etiópia, que consiste de uma placa de cerâmica Mancala e alguns cortes de rocha datados por volta do século VI. (1) a primeira escrita (em árabe) sobre o jogo foi datada do século X. (2)

O explorador europeu Richard Jobson observou e trouxe de volta relatos sobre Mancala no início do século XVII, e logo muitos comerciantes começaram a jogar o jogo. (3) em 1940, William Julius Champion Jr.do Colorado inventou a versão moderna mais bem sucedida de Mancala, chamada Kalah.

POSSIVELMENTE O JOGO MAIS ANTIGO

Alguns historiadores acreditam que Mancala é o jogo mais antigo do mundo baseado nas evidências arqueológicas encontradas na Jordânia (Região do Mediterrâneo) que datam de cerca de 6000 a. C. Amostras de pedras foram gravadas com buracos em uma configuração semelhante a Mancala. (4) Estes fatos têm sido um debate de ida e volta entre arqueólogos e especialistas.

AGORA

Há uma grande base de jogadores nos Estados Unidos, e ainda é um jogo complicado e divertido para o jogo moderno.

Noções básicas, história e origem do jogo de tabuleiro de Mancala

Mancala é um jogo de tabuleiro de contagem e captura com uma herança antiga. Existem centenas de variantes encontradas em todo o mundo. O equipamento de jogo pode ser tão simples como pedras ou sementes como as peças de jogo e buracos escavados no solo ou placas com buracos como segurar copos.

Noções básicas de Mancala
Jogadores: o jogo é jogado por dois jogadores.
Faixa etária: é apropriado para idades iguais ou superiores a oito anos.
Tempo de jogo: leva cerca de 15 minutos para jogar um jogo, perfeito para uma pausa para Café.
Genre: Mancala é um jogo de tabuleiro abstrato.
Designer: é um jogo de domínio público com raízes que podem ser rastreadas entre ce 500 e 700.
Editor: Uma vez que Mancala é um jogo de domínio público, ele pode ser publicado por qualquer empresa. Good wooden sets are often available for less than $15. Os melhores conjuntos de Mancala podem vender por mais de 50 dólares.

Mancala jogabilidade em resumo
Os jogadores colocam em primeiro lugar um número igual de sementes (o número varia de acordo com o jogo específico que está sendo jogado) em cada um dos poços no tabuleiro do jogo. Em um turno, um jogador remove todas as sementes em um poço e, em seguida, depósitos, uma por vez, da seguinte poços, incluindo um poço em cada extremidade da placa onde as sementes são “capturados” pelo jogador que controla determinado poço.

No final do jogo, o jogador que capturou mais sementes é o vencedor.

O mais importante é compreender todas as regras do jogo de Mancla, ou Kalah. Com as dicas a seguir são estratégicas e podem melhorar o seu jogo Mancala.

Origem e história de Mancala
Evidências de jogos de Mancala foram encontradas por arqueólogos na Aksumite Etiópia em Matara (atual Eritreia) e Yeha (na Etiópia), datando de entre 500 e 700. A palavra mancala é derivada da palavra árabe naquala, que significa “mover-se”.”No norte da África e no Oriente Médio, a palavra mancala se refere a uma classe de jogo em vez de qualquer jogo em particular.

Você verá referências ao jogo que remonta a milhares de anos. É uma configuração simples o suficiente para ser jogado em uma superfície terrestre, com sementes e buracos, mas a evidência arqueológica sólida não existe documentando origem anterior.

Há muitas versões interpretadas por nações e povos em toda a África, com nomes diferentes, como Wari, Warri, Awari, Oware e Wouri. O jogo é jogado nas áreas bálticas da Europa, mas não se espalhou pela Europa. Viajou com a cultura árabe e comércio para a Índia, Malásia, Indonésia e China.

Como jogar o clássico jogo Chutes and Ladders
Mancala chegou à América do Norte com o comércio de escravos, como o povo escravizado forçosamente trouxe sua cultura para o Caribe e América. Tornou-se popular na Louisiana como Warra e transformou-se na versão comercial, Kalah. A versão Cabo-Verdiana, Ouril, foi trazida para a Nova Inglaterra por imigrantes.

Jogos De Mancala
A Wikipédia lista mais de 80 jogos de Mancala. Os jogos listados como” mais populares ” incluem Bao na África Oriental, Kalah na América do Norte, e Oware na África Ocidental, Caribe, Omweso e Pallanguzhi.

MANCALA O JOGO

Mancala pode ser o jogo mais antigo do mundo, ou família de jogos. É uma classe de jogo de tabuleiro jogado em todo o continente Africano e asiático. Acredita-se que os princípios básicos de Mancala surgiram há mais de sete mil anos no atual Oriente Médio.

Mancala é um jogo em que o acaso ou probabilidade não desempenham nenhum papel; é fundamentalmente sobre estratégia e habilidade matemática. Parece simples em conceito, mas é complexo em sua execução.

Enquanto em uma longa viagem à África, um dos diretores fundadores de Mancala observou um jogo de Mancala sendo jogado por tribesman local. O jogo foi conduzido cavando uma série de buracos na terra, movendo pedras entre os buracos com o vencedor determinado pelo jogador que coletou a maioria das pedras – Mancala o conceito da empresa e logo nasceu.

Em tempos mais recentes, Mancala é jogado em uma tábua de madeira com depressões esculpidas dentro. As regras e a configuração do tabuleiro estão disponíveis.

Breve história de Mancala

Mancala é um dos mais antigos jogos de estratégia de dois jogadores do mundo e tem sido jogado em toda a Ásia e África por mais de 7.000 anos. A versão anterior dos jogos de Mancala usou ferramentas primitivas construídas de madeira ou argila, ou o tabuleiro de jogo foi esculpido em pedra.

As suas origens estão enraizadas no Antigo Egipto. Tábuas de pedra de 1400BC foram encontradas esculpidas nos telhados dos templos Kurna em Memphis, Tebas e Luxor. O jogo se espalhou do Egito para muitas partes da África e, em seguida, para o Oriente Médio. A prova foi encontrada em Palmira, na Síria.

Na Ágora de Izmir, um tabuleiro de Mancala foi encontrado que prova que os romanos e gregos antigos também jogaram o jogo.

Estas versões do jogo normalmente contêm buracos que abrigam berlindes ou rochas, sementes ou feijões, ou outros pequenos objetos redondos chamados “sementes”. O número de sementes e o número de buracos apresentados depende do tipo de jogo.
Em alguns dialetos da África Ocidental os buracos no tabuleiro são referidos como warri ou awari e nessas culturas o jogo é chamado de “Wari”.

Culturas islâmicas nomeiam o jogo em relação à ação física que ocorre durante o jogo chamando o jogo de “mancala” (a palavra “mancala” significa mover-se em árabe).

Jogos de contagem e captura nunca foram muito populares na Europa, exceto na área do Báltico, onde eles adoraram o jogo Bohnenspiel. Mas ainda assim foram encontrados pranchas de mancala em castelos antigos na Alemanha, Grécia, Bósnia e Sérvia.

Mancala é jogado hoje principalmente na África, Oriente Médio, Ásia e Caribe. Os EUA também têm uma população maior de mancala jogando.

Há uma série de versões comerciais do jogo. A primeira versão comercial foi publicada nos Estados Unidos em 1891 pela Milton Bradley Company sob o nome de Chuba. Uma versão em madeira do jogo foi produzida na década de 1950 pela Kalah Game Company, Holbrook.