John Wayne Facts

John Wayne Facts

John Wayne foi um dos atores de cinema mais populares do século XX, conhecido por papéis em filmes como “True Grit” e “The Alamo”.

(1907-1979)


Quem Foi John Wayne?

O ator John Wayne recebeu seu primeiro papel principal no filme “The Big Trail” (1930). Trabalhando com John Ford, ele teve seu próximo grande sucesso em “Stagecoach” (1939). Sua carreira como ator deu outro salto quando trabalhou com o diretor Howard Hawks em “Red River” (1948). Wayne ganhou seu primeiro Oscar em 1969 por seu papel em “True Grit”.

Primeiros Anos

John Wayne nasceu Marion Robert Morrison em 26 de maio de 1907, em Winterset, Iowa. (Algumas fontes também o listam como Marion Michael Morrison e Marion Mitchell Morrison.) Um dos atores de cinema mais populares do século XX, Wayne permanece um ícone do cinema americano até hoje.

O mais velho de dois filhos de Clyde e Mary “Molly” Morrison, Wayne se mudou para Lancester, Califórnia, por volta dos sete anos. A família se mudou novamente alguns anos depois, após Clyde falhar em sua tentativa de se tornar fazendeiro.

Estabelecendo-se em Glendale, Califórnia, Wayne recebeu seu apelido distinto “Duke” enquanto morava lá. Ele tinha um cachorro com esse nome e passou tanto tempo com seu animal de estimação que a dupla ficou conhecida como “Little Duke” e “Big Duke”, segundo o site oficial de John Wayne. No ensino médio, Wayne se destacou em suas aulas e em muitas atividades diferentes, incluindo governo estudantil e futebol. Ele também participou de inúmeras produções teatrais estudantis.

Estrela do Oeste

Ganhando uma bolsa de estudos de futebol para a University of Southern California, Wayne começou a faculdade no outono de 1925. Ele se juntou à fraternidade Sigma Chi e continuou a ser um aluno forte. Infelizmente, após dois anos, uma lesão o tirou do campo de futebol e acabou com sua bolsa de estudos. Enquanto estava na faculdade, Wayne fez alguns trabalhos como figurante em filmes, aparecendo como jogador de futebol em “Brown of Harvard” (1926) e “Drop Kick” (1927).

Fora da escola, Wayne trabalhou como figurante e encarregado de adereços na indústria cinematográfica. Ele conheceu o diretor John Ford enquanto trabalhava como figurante em “Mother Machree” (1928). Com “The Big Trail” (1930), Wayne recebeu seu primeiro papel principal, graças ao diretor Raoul Walsh. Walsh é frequentemente creditado por ajudar Wayne a criar seu agora lendário nome artístico, John Wayne. Infelizmente, o faroeste foi um fracasso de bilheteria.

Por quase uma década, Wayne trabalhou em inúmeros filmes B, principalmente faroestes, para diferentes estúdios. Ele até interpretou um cowboy cantor chamado Sandy Saunders em alguns de seus muitos papéis. Durante esse período, no entanto, Wayne começou a desenvolver sua persona de homem de ação, que serviria como base para muitos personagens populares mais tarde.

Herói de Ação

Trabalhando com Ford, ele teve seu próximo grande sucesso em “Stagecoach” (1939). Wayne interpretou o Ringo Kid, um fora-da-lei fugitivo que se junta a um grupo incomum de personagens em uma jornada perigosa pelas terras fronteiriças. Durante a viagem, o Kid se apaixona por uma prostituta de salão de dança chamada Dallas (Claire Trevor). O filme foi bem recebido pelos espectadores e críticos e recebeu sete indicações ao Oscar, incluindo uma para a direção de Ford. No final, levou os prêmios de Melhor Trilha Sonora e Melhor Ator Coadjuvante para Thomas Mitchell.

Reunido com Ford e Mitchell, Wayne se afastou de seus papéis usuais de faroeste para se tornar um marinheiro sueco em “The Long Voyage Home” (1940). O filme foi adaptado de uma peça de Eugene O’Neill e segue a tripulação de um navio a vapor enquanto eles transportam uma carga de explosivos. Juntamente com muitas críticas positivas, o filme recebeu várias indicações ao Oscar.

Prêmios e Reconhecimento

Wayne ganhou seu primeiro Oscar de Melhor Ator por “True Grit” (1969). Ele interpretou Rooster Cogburn, um bêbado caolho e homem da lei que ajuda uma jovem chamada Mattie (Kim Darby) a rastrear o assassino de seu pai. Um jovem Glen Campbell se juntou à dupla em sua missão. Completando o elenco, Robert Duvall e Dennis Hopper estavam entre os vilões que o trio teve que derrotar. Uma sequência posterior com Katharine Hepburn, “Rooster Cogburn” (1975), não atraiu muito a crítica ou o público.

Morte e Legado

Wayne interpretou um pistoleiro envelhecido morrendo de câncer em seu último filme, “The Shootist” (1976), com Jimmy Stewart e Lauren Bacall. Seu personagem, John Bernard Books, esperava passar seus últimos dias em paz, mas acabou se envolvendo em um último tiroteio. Em 1978, a vida imitou a arte com Wayne sendo diagnosticado com câncer de estômago.

Wayne morreu em 11 de junho de 1979, em Los Angeles, Califórnia. Ele deixou sete filhos de dois de seus três casamentos. Durante seu casamento com Josephine Saenz, de 1933 a 1945, o casal teve quatro filhos, duas filhas Antonia e Melinda e dois filhos Michael e Patrick. Tanto Michael quanto Patrick seguiram os passos do pai, Michael como produtor e Patrick como ator. Com sua terceira esposa, Pilar Palette, ele teve mais três filhos, Ethan, Aissa e Marisa. Ethan trabalhou como ator ao longo dos anos.

Pouco antes de sua morte, o Congresso dos EUA aprovou uma medalha de ouro do Congresso para Wayne. Foi entregue à sua família em 1980. No mesmo mês do falecimento de Wayne, o Aeroporto de Orange County foi renomeado em sua homenagem. Ele foi posteriormente apresentado em um selo postal em 1990 e novamente em 2004 e foi introduzido no Hall da Fama da Califórnia em 2007.

Em homenagem ao seu trabalho de caridade na luta contra o câncer, os filhos de Wayne estabeleceram a Fundação John Wayne Cancer em 1985. A organização fornece apoio a inúmeros programas relacionados ao câncer e ao Instituto de Câncer John Wayne no Saint John’s Health Center em Santa Monica, Califórnia.

Fatos Rápidos

  • Nome: John Wayne
  • Ano de Nascimento: 1907
  • Data de Nascimento: 26 de maio de 1907
  • Estado de Nascimento: Iowa
  • Cidade de Nascimento: Winterset
  • País de Nascimento: Estados Unidos
  • Gênero: Masculino
  • Melhor Conhecido Por: John Wayne foi um dos atores de cinema mais populares do século XX, conhecido por papéis em filmes como “True Grit” e “The Alamo.”
  • Signo Astrológico: Gêmeos
  • Escolas: University of Southern California
  • Ano de Falecimento: 1979
  • Data de Falecimento: 11 de junho de 1979
  • Estado de Falecimento: Califórnia
  • Cidade de Falecimento: Los Angeles
  • País de Falecimento: Estados Unidos

Citações

  • “Oscar e eu temos algo em comum. Oscar chegou pela primeira vez ao cenário de Hollywood em 1928. Eu também. Estamos ambos um pouco desgastados, mas ainda estamos aqui e planejamos ficar por muito mais tempo.”
  • “Se eu soubesse que era tudo o que precisava, eu teria colocado aquele tapa-olho há 40 anos.”
  • “Os homens que controlam os grandes estúdios hoje são manipuladores de ações e banqueiros. Eles não sabem nada sobre nosso negócio. Eles estão nisso pelo dinheiro.”
  • “Quando as pessoas dizem que um filme de John Wayne recebeu críticas ruins, eu sempre me pergunto se eles sabem que é uma frase redundante, mas, diabos, eu não me importo. As pessoas gostam dos meus filmes e isso é tudo o que importa.”
  • “Gostaria de ser lembrado, bem, os mexicanos têm uma frase, ‘Feo fuerte y formal.’ Que significa que ele era feio, forte e tinha dignidade.”
  • “Sou um ator americano. Trabalho com minhas roupas. Tenho que fazer isso. Cavalgar um cavalo pode ser bem difícil para as pernas e outras partes.”
  • “Droga! Eu sou a essência do que os homens são feitos.”
  • “Nixon precisa de mais treinamento como ator.”
  • “Eu não atuo. Eu reajo.”
  • “Eu interpretei o tipo de homem que gostaria de ter sido.”