HISTORIA DO JIU JITSU NO BRASIL

A Historia do Jiu Jitsu no Brasil, uma das artes marciais mais praticadas no mundo, como surgiu e como chegou ao nosso país.

Historia do Jiu Jitsu
Historia do Jiu Jitsu

Nos Estados Unidos o Jiu Jitsu praticado atualmente é amplamente conhecido como Jiu Jitsu por conter técnicas diferentes originadas aqui em nossa terra tupiniquim.

Todo o inicio da historia do jiu jitsu no mundo começou originalmente no Japão, inicialmente foi criado para as tropas de soldados para combate em batalha, era a última alternativa após as outras armas de defesa utilizadas em guerras se findar.

Os guerreiros japoneses utilizavam o até então denominado Ju-Jitsu para combater seus oponentes quando não tinha mais, espadas e cavalos em suas batalhas.

Os guerreiros japoneses faziam uso de armaduras pesadas que diminuía a agilidades dos soldados, tornando viáveis as técnicas de estrangulamento, e imobilização massivamente treinados pelos praticantes do jiu jitsu.

O estilo do jiu jitsu mudou durante o passar do tempo, tornando uma arte marcial mais voltada para a autodefesa do individuo. Os samurais japoneses mesmo mantiveram em seus vários estilos de lutas do jiu jitsu as técnicas de estrangulamentos, lançamentos e imobilização.

Um estilo do jiu jitsu na historia se destacou todas as outras, as tecnicas de minimo esforço com total eficiencia.

No ano de 1882 um praticante experiente do jiu jitsu no Japão chamado Jigoro Kano, criou uma academia de artes marciais especialista em Kodokan, Jigoro Kano dizia que ele ensinava as técnicas mais eficientes do jiu jitsu.

Este tipo especifico de arte marcial ficou conhecida como Kano, em homenagem ao seu criado, hoje conhecemos este estilo de luta como Judô aqui no Brasil.

Historia do Jiu Jitsu no Brasil
Historia do Jiu Jitsu no Brasil

Em 1914 chegou no Brasil um dos praticantes do Kano (judô), que fez mudar toda a historia das lutas em solo em todo o mundo. O nome desse praticante era Mitsuyo Maeda e iniciou seus estudos da arte marcial Kodokan no ano de 1894, pouco tempo depois se tornou um dos melhores alunos

Quando esteve no Brasil Mitsuo Maeda conheceu o famoso Gastão Gracie, Gracie era um homem de negócios e pediu para Maeda ensinar ao seu filho Carlos Gracie que era apenas um adolescente na época.

Carlos Gracie aprendeu as técnicas do judô com seu professor Maeda durante anos, o irmão mais novo de Carlos Gracie, Hélio Gracie gostou do estilo de luta e também começou a praticar ainda com seu irmão mais velho Carlos Gracie.

Hélio Gracie tinha pouca estatura e as tinha grande dificuldade para executar as técnicas do Judô, foi assim que o seu Carlos Gracie moldou todas as técnicas da luta para que qualquer pessoa pudesse praticar o esporte.

Assim começou a historia do jiu jitsu no Brasil, Carlos Gracie requintou as técnicas do judô para que seu irmão Hélio Gracie, com estatura mais baixa fosse capaz de pratica-la.

A famosa família Grace refinou durante anos as técnicas do jiu jitsu no Brasil, fazendo teste em competições de lutas chamados de vale tudo, eram competições com quase nenhuma regra e foi considerada por muitos como rusticas e muito violetas.

Uma curiosidade sobre o jiu jitsu no Brasil, a família Grace dificilmente perdiam em suas disputas com lutadores de outras artes marciais.

Nesse tempo o jiu jitsu no Brasil era muito conhecido, sendo pouco divulgado em outras países do mundo.

Nos anos 70 Rorion Grace que era filho de Hélio Grace foi para os Estados Unidos e começou a espalhar o ensino das técnicas do jiu jitsu Brasileiro em solo americano, isso marcou a historia do jiu jitsu mundialmente.

Rorion Gracie era muito esperto e viu que as competições de lutas era as forma mais eficiente para divulgar as artes márcias do Jiu Jitsu, essas competições Rorion Gracie deu o nome de Ultimate Fighting Championship.

O Ultimate Fighting Championship ou UFC foi sim um criação da família Gracie, o UFC era diferente do que é visto hoje na TV. Rorion Gracie fez as competições nos padrões que a família Gracie gostava, poucas regras e lutadores de variadas lutas uns contra os outros.

Ultimate Fighting Championship (UFC) foi uma grande aposta, de Rorion Gracie a primeira competição de UFC de toda a historia aconteceu no ano de 1993, e sim, existia um representantes da família Gracie no torneio. Royce Gracie era irmão de Rorion Gracie, foi Royce a vitrine do jiu jitsu na primeira competição de UFC.

Royce Gracie tinha pouca estatura assim como seu irmão, e durante o primeiro Ultimate Fighting Championship (UFC) derrotou diversos adversários com maior estatura e porte físico. Os espectadores e lutadores de outras lutas ficaram convencidos que era possível ganhar disputas utilizando as técnicas de adequadas para cada momento na disputa.

O jiu jitsu Brasileiro se tornou famoso assim e ganhou muitos praticantes com o passar do tempo, sendo hoje uma das técnicas mais utilizadas no UFC, por lutadores.