A Greenmarket Square abriga uma feira de artesanato africano, oriundos de diversos países do continente, com coloridos e variados produtos. Ela está localizada num dos lugares mais antigos do centro da Cidade do Cabo na África do Sul e está cercada de velhos e bonitos prédios.
A trajetória da Greenmarket Square
A Greenmarket Square é um dos espaços públicos mais velhos na Cidade do Cabo. A praça data do século XVII, quando os holandeses aportaram e assentaram por estas bandas.
Como tudo o que é muito antigo, ela já exerceu diversas e variadas funções: de mercado de venda de escravos a feira livre onde frutas e verduras que vinham dos jardins da Companhia Holandesa das Índias Orientais – Company´s Garden – eram vendidas. Foi ainda palco de protestos durante os difíceis tempos do Apartheid, a exemplo da manifestação purple rain.
Atualmente a Greenmarket Square abriga uma feira de artesanato.
Greenmarket Square na Cidade do Cabo
A feira de artesanato na Greenmarket Square na Cidade do Cabo
Protestos na Greenmarket Square
Foi aqui na Greenmarket Square que aconteceu o protesto Purple Rain. Em 1989 manifestantes contra o Apartheid se reuniram na praça, pois o parlamento sul africano ficava aqui. Os policiais então atingiram os participantes com jatos d´água roxo.
Um dos integrantes pulou no canhão e o redirecionou para os edifícios públicos. A Old Town House ficou roxa; as janelas da igreja metodista ficaram destruídas pela força da água. Depois da dispersão, a polícia saiu identificando e prendendo todos os roxinhos que encontrou.
Belos edifícios em Art Deco
Cercada por belos edifícios em estilo ar deco, do século XIX, eles fazem um surpreendente e desconexo conjunto com o colorido artesanato vendido na praça. Contudo, a feira esconde boa parte dos prédios, que terminam por nos escapar os detalhes, especialmente aqueles mais baixos como a Old Town House.
A Old Town House data de 1716 e sua função original era a de abrigar os patrulheiros que deviam vigiar a cidade e ficarem atentos a incêndios. Atualmente abriga uma coleção de arte holandesa do século XVII – Frans Hals, Jan Steen, Jacob van Ruisdael, Anthony van Dyck – alguns de meus pintores preferidos.
Por que então eu não visitei a exposição?! Porque eu não sabia da existência dela e ao descobrir, quando já não estava mais na Cidade do Cabo, a Michaelis Collection at the Old Town House entrou em minha lista de frustrações de viagem.
Greenmarket Square na Cidade do Cabo
Greenmarket Square na Cidade do Cabo: praça cercada por belos edifícios em Art Deco
Greenmarket Square na Cidade do Cabo
A feira livre e os edifícios clássicos na Greenmarket Square…
Greenmarket Square na Cidade do Cabo
… cenário contrastante na Cidade do Cabo
Na feira da Greenmarket Square
Nós estivemos na Greenmarket Square em duas ocasiões diferentes, observamos e caminhamos entre as barraquinhas que ficam espalhadas pela praça. Em nenhuma das duas ocasiões nos demoramos muito tempo. Diferente do que eu esperava, por tudo o que li a respeito da Greenmarket Square, não fui ostensivamente abordada. A praça tampouco estava cheia.
Eu gosto de artesanato, de trabalhos manuais e aqui há bastante variedade deles: pinturas, artigos femininos como colares, brincos e pulseiras, bolsas, roupas, artigos de decoração, utensílios domésticos, mochilas… Claro que, como acontece no Brasil, depois de um tempo eles todos se parecem. Salvo por um ou outro objeto mais original e diferente, muitos deles lembram o que fazemos no nordeste brasileiro.
Greenmarket Square na Cidade do Cabo
Produtos coloridos e variados na feira de artesanato na Greenmarket Square
Eu gostei muito de um enfeite de cabelo que vi em mais de um local: todos com o mesmo valor. Achei caro. Como não tenho o menor talento para negociar, não comprei. Nenhum vendedor insistiu que eu comprasse o meu objeto de desejo. Em outro lugar, um amigo tentou pechinchar um objeto que ele gostou, mas o vendedor não aceitou baixar o preço.
Eu li em algum lugar durante as minhas pesquisas sobre Cidade do Cabo que as negociações são aceitáveis, mas que deveríamos tomar cuidado para nunca deixarmos de pagar o preço justo uma vez que os comerciantes viviam destas vendas. Lembrando que na feira da Greenmarket Square o pagamento só pode ser feito em dinheiro.
Food Lover´s Market
Greenmarket Square na Cidade do Cabo
Food Lover´s Market
Ao lado da Old Town House tem um pequeno mercado coberto com restaurantes e comida pronta de todo tipo, com um ar saudável e saboroso chamado Food Lover´s Market. Estava cheio quando nós entramos e por isso desistimos de jantar ali. Uma pena!
No entorno da Greenmarket Square há outras opções de cafeterias e restaurantes.
Outros lugares para comprar artesanato
Nas proximidades da Catedral de São Jorge há uma feira de rua também, mais acanhada, com menos barraquinhas e menos gente, bom para quem gosta de tranquilidade. No V&A Waterfront também há muitos locais que vendem bons artesanatos, mais caros naturalmente.
Na Long Street há muitas lojas que vendem artesanato com razoável custo/benefício. Nós compramos algumas coisas no African Craft Wholesale Market pela simpatia do moçambicano Martins, que fez um preço ótimo, além de nos ajudar a escolher os objetos e nos oferecer uma longa conversa.
Quer conhecer um lugar muito legal para tomar café na Cidade do Cabo?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra
+ Cafeteria na Cidade do Cabo