Charles Darwin

Charles Darwin

Charles Darwin foi um naturalista britânico que desenvolveu uma teoria da evolução baseada na seleção natural. Suas visões e o “darwinismo social” continuam a ser controversos.

(1809-1882)

Quem Foi Charles Darwin?

Charles Robert Darwin foi um naturalista e biólogo britânico conhecido por sua teoria da evolução e seu entendimento do processo de seleção natural. Em 1831, ele embarcou em uma viagem de cinco anos ao redor do mundo no HMS Beagle, durante a qual seus estudos de várias plantas e animais o levaram a formular suas teorias. Em 1859, ele publicou seu livro marcante, “A Origem das Espécies”.

Primeiros Anos de Vida

Darwin nasceu em 12 de fevereiro de 1809, na pequena cidade mercantil de Shrewsbury, Inglaterra. Filho de uma família rica e privilegiada que adorava explorar a natureza, Darwin era o segundo mais jovem de seis filhos.

Ele veio de uma longa linhagem de cientistas: seu pai, Dr. R.W. Darwin, era médico, e seu avô, Dr. Erasmus Darwin, era um renomado botânico. A mãe de Darwin, Susanna, morreu quando ele tinha apenas oito anos.

Educação

Em outubro de 1825, aos 16 anos, Darwin matriculou-se na Universidade de Edimburgo junto com seu irmão Erasmus. Dois anos depois, ele se tornou aluno do Christ’s College em Cambridge.

Seu pai esperava que ele seguisse seus passos e se tornasse médico, mas a visão de sangue deixava Darwin enjoado. Seu pai sugeriu que ele estudasse para ser pastor, mas Darwin estava mais inclinado a estudar história natural.

HMS Beagle

Enquanto estava no Christ’s College, o professor de botânica John Stevens Henslow tornou-se seu mentor. Após graduar-se no Christ’s College com um bacharelado em artes em 1831, Henslow recomendou Darwin para a posição de naturalista a bordo do HMS Beagle.

O navio, comandado pelo capitão Robert FitzRoy, faria uma viagem de cinco anos ao redor do mundo. A viagem provaria ser a oportunidade de uma vida para o jovem naturalista.

Em 27 de dezembro de 1831, o HMS Beagle lançou sua viagem ao redor do mundo com Darwin a bordo. Durante o curso da viagem, Darwin coletou uma variedade de espécimes naturais, incluindo aves, plantas e fósseis.

Darwin nas Galápagos

Através de pesquisas práticas e experimentação, ele teve a oportunidade única de observar de perto os princípios da botânica, geologia e zoologia. As ilhas do Pacífico e o arquipélago de Galápagos foram de particular interesse para Darwin, assim como a América do Sul.

Após seu retorno à Inglaterra em 1836, Darwin começou a escrever suas descobertas no “Journal of Researches”, publicado como parte da narrativa maior do capitão FitzRoy e mais tarde editado para “Zoology of the Voyage of the Beagle”.

A viagem teve um efeito monumental na visão de Darwin sobre a história natural. Ele começou a desenvolver uma teoria revolucionária sobre a origem dos seres vivos que contrariava a visão popular de outros naturalistas da época.

Teoria da Evolução

A teoria da evolução de Darwin declarava que as espécies sobreviviam através de um processo chamado “seleção natural”, onde aquelas que se adaptavam ou evoluíam com sucesso para atender às exigências mutáveis de seu habitat natural prosperavam e se reproduziam, enquanto aquelas espécies que não evoluíam e não se reproduziam morriam.

Através de suas observações e estudos de aves, plantas e fósseis, Darwin notou semelhanças entre espécies em todo o globo, juntamente com variações baseadas em locais específicos, levando-o a acreditar que as espécies que conhecemos hoje evoluíram gradualmente de ancestrais comuns.

A teoria da evolução de Darwin e o processo de seleção natural mais tarde ficaram conhecidos simplesmente como “darwinismo”.

Na época, outros naturalistas acreditavam que todas as espécies surgiram no início do mundo ou foram criadas ao longo da história natural. Em ambos os casos, eles acreditavam que as espécies permaneceram praticamente as mesmas ao longo do tempo.

“A Origem das Espécies”

Em 1858, após anos de investigação científica, Darwin apresentou publicamente sua teoria revolucionária da evolução em uma carta lida em uma reunião da Sociedade Lineana. Em 24 de novembro de 1859, ele publicou uma explicação detalhada de sua teoria em sua obra mais conhecida, “A Origem das Espécies por Meio da Seleção Natural”.

No século seguinte, estudos de DNA forneceram evidências científicas para a teoria da evolução de Darwin. No entanto, a controvérsia em torno de seu conflito com o criacionismo — a visão religiosa de que toda a natureza foi criada por Deus — ainda persiste entre algumas pessoas hoje.

Darwinismo Social

O darwinismo social é uma coleção de ideias que surgiram no final do século XIX que adotaram a teoria da evolução de Darwin para explicar questões sociais e econômicas.

O próprio Darwin raramente comentou sobre qualquer conexão entre suas teorias e a sociedade humana. Mas, ao tentar explicar suas ideias ao público, Darwin emprestou conceitos amplamente compreendidos, como “a sobrevivência do mais apto” do sociólogo Herbert Spencer.

Com o tempo, à medida que a Revolução Industrial e o capitalismo laissez-faire varriam o mundo, o darwinismo social foi usado como uma justificativa para imperialismo, abusos trabalhistas, pobreza, racismo, eugenia e desigualdade social.

Morte

Após uma vida de intensa pesquisa, Charles Darwin morreu em sua casa, Down House, em Londres, em 19 de abril de 1882. Ele foi enterrado na Abadia de Westminster.

Mais de um século depois, o ornitólogo de Yale Richard Brum procurou reviver a teoria menos conhecida de Darwin sobre a seleção sexual em “The Evolution of Beauty”.

Enquanto as tentativas originais de Darwin de citar as escolhas estéticas de acasalamento das fêmeas como uma força motriz da evolução foram criticadas, Brum apresentou um argumento eficaz por meio de sua experiência com aves, ganhando seleção na lista dos 10 melhores livros do The New York Times de 2017.

Fatos Rápidos

  • Nome: Charles Darwin
  • Ano de Nascimento: 1809
  • Data de Nascimento: 12 de fevereiro de 1809
  • Cidade de Nascimento: Shrewsbury
  • País de Nascimento: Inglaterra
  • Gênero: Masculino
  • Melhor Conhecido Por: Charles Darwin foi um naturalista britânico que desenvolveu uma teoria da evolução baseada na seleção natural. Suas visões e o “darwinismo social” continuam a ser controversos.
  • Indústrias: Ciência e Medicina
  • Signo Astrológico: Aquário
  • Escolas: Cambridge, Universidade de Edimburgo
  • Fatos Interessantes: Embora Charles Darwin originalmente tenha ido para a faculdade para ser médico, ele mudou de carreira quando percebeu que não suportava a visão de sangue. Charles Darwin teve uma montanha nomeada em sua homenagem, o Monte Darwin, na Terra do Fogo, em seu 25º aniversário. O presente monumental foi dado pelo capitão FitzRoy.
  • Ano da Morte: 1882
  • Data da Morte: 19 de abril de 1882
  • Cidade da Morte: Downe
  • País da Morte: Inglaterra

Citações

  • “Um homem que ousa desperdiçar uma hora de tempo não descobriu o valor da vida.”
  • “[Quão grande é a] diferença entre o homem selvagem e o civilizado — é maior do que entre um animal selvagem e um domesticado.”
  • “Se todos os homens estivessem mortos, então os macacos fariam homens. Os homens fazem anjos.”
  • “Sou um milionário completo em pequenos fatos curiosos e estranhos.”
  • “Multiplique, varie, deixe os mais fortes viverem e os mais fracos morrerem.”
  • “Pois o escudo pode ser tão importante para a vitória quanto a espada ou lança.”
  • “Não vejo nenhuma boa razão para que as opiniões apresentadas neste volume devam chocar os sentimentos religiosos de ninguém.” [Em ‘A Origem das Espécies’]
  • “Um grão na balança pode determinar quais indivíduos viverão e quais morrerão — qual variedade ou espécie aumentará em número, e qual diminuirá, ou finalmente se extinguirá.”
  • “Se pudesse ser demonstrado que qualquer órgão complexo existiu, que não poderia possivelmente ter sido formado por numerosas, sucessivas, pequenas modificações, minha teoria absolutamente desmoronaria. Mas não consigo encontrar nenhum caso assim.”
  • “A extinção de espécies e de grupos inteiros de espécies, que desempenhou um papel tão conspícuo na história do mundo orgânico, quase inevitavelmente segue do princípio da seleção natural.”
  • “Há grandeza nesta visão da vida… de um começo tão simples, formas infinitas mais belas e mais maravilhosas foram e estão sendo evoluídas.”