Barão de Coubertin

Biografias Barão de Coubertin

Nome: Pierre Frédy
Local e ano de nascimento: Paris, França, 1863
Local e ano de falecimento: Genebra, Suíça, 2 de Setembro de 1937

1. A vida

Nascido em uma família aristocrática francesa, Pierre Frédy pertenceu a uma genealogia tradicional em que seus ancestrais estiveram a serviço do reinado de Luís XI, o qual concedeu títulos de nobreza à sua família. O sobrenome Frédy teve adicionado a cognominação de Coubertin a partir de 1577, pelo fato de a família possuir terras nessa localidade nas cercanias de Paris, conservando-se a ligação dos Frédy a Coubertin através de gerações.

Viveu boa parte de sua infância e principalmente as épocas de veraneio, em uma das residências de sua família localizada na Normandia, conhecida como Le Château de Mirville, perto de Le Havre. Pierre Frédy teve seus estudos iniciados em Paris, em um Colégio Jesuíta e a seguir concluiu a faculdade de ciências políticas, onde teve acesso a diversos autores, sendo um dos mais marcantes, o francês Aléxis de Tocqueville. Teve a sugestão por seus pais, de uma carreira militar, assim como, uma promissora carreira política, levando em conta as influencias da família na capital francesa. No entanto, Pierre Frédy destinou seus interesses em atuar como reformador do sistema educativo francês, no qual apontava alguns equívocos, sendo um deles o conformismo em relação aos conteúdos educativos do final de século.

Pierre Frédy considerava a educação como a chave para o desenvolvimento da juventude de seu país e baseado nisso visitou diversos Colégios e Universidades britânicas e americanas, onde buscou modelos pedagógicos que o inspirassem. Motivado pelas idéias de diversos pedagogos, porém centrando-se no método desenvolvido por Thomas Arnold, diretor da Rugby School (1), desenvolveu um modelo diferenciado de sistema educativo para seu país. Este modelo inovador tinha a base didática nos conceitos desenvolvidos por Arnold nas escolas públicas britânicas, onde a atividade esportiva era a ferramenta principal, considerada como elemento educativo, e assim, sugeriu este modelo como reforma pedagógica para as escolas públicas francesas.

A partir do momento em que se tornou um homem público através de seus estudos na área da educação, Pierre Frédy, começou a ser intitulado Pierre de Coubertin e posteriormente, Barão de Coubertin. Considerava o esporte como um instrumento importante no desenvolvimento pessoal do ser humano e, baseado nisso, dedicou todos seus esforços na implementação deste ideal na sociedade em que vivia. Pierre de Coubertin é considerado em diversificadas facetas, como um político, filosofo, historiador, pedagogo e etc… No entanto, de acordo com suas obras, merece acima de tudo, o título de humanista. Criador do movimento olímpico, Pierre de Coubertin preconizou a educação da mente através do corpo, renovando as metodologias tradicionais e tendo sua vida dedicada ao olimpismo até seus últimos dias.