Actor Christopher Reeve

Actor Christopher Reeve

Christopher Reeve foi um ator que interpretou o Superman no filme e suas sequências. Após uma lesão na medula espinhal, ele fundou uma organização para ajudar outros paraplégicos.

(1952-2004)


Quem Foi Christopher Reeve?

Christopher Reeve teve vários papéis no teatro e na televisão antes de se tornar a estrela de Superman e suas sequências. Em 1995, ele ficou paralisado do pescoço para baixo após um acidente de cavalo. Ele fundou o que se tornou a Christopher & Dana Reeve Foundation em 1996 para promover a pesquisa sobre lesões na medula espinhal. Ele morreu de parada cardíaca em 2004.

Vida e Carreira Inicial

Christopher D’Olier Reeve nasceu em 25 de setembro de 1952, na cidade de Nova York. Ele estudou na Cornell University e na Juilliard School em Nova York, antes de conseguir papéis na peça da Broadway “A Matter of Gravity”, ao lado de Katharine Hepburn, e na novela “Love of Life”.

‘Superman’ e Outros Filmes

O ator alcançou a fama quando, após uma busca de elenco de dois anos, foi selecionado para interpretar o super-herói titular de “Superman” (1978). A popularidade do filme, e as atuações de Reeve como o Homem de Aço e seu alter ego, Clark Kent, geraram a produção das sequências de Superman em 1980, 1983 e 1987.

Reeve também estrelou em “Em Algum Lugar do Passado” (1980), “Armadilha Mortal” (1982), “O Aviador” (1985) e uma adaptação para a TV de “Anna Karenina” (1985), durante a qual desenvolveu uma fascinação por hipismo. Seus filmes pós-Superman incluíram “A Porta dos Fundos” (1992), “Morning Glory” (1994) e “A Aldeia dos Amaldiçoados” (1995).

Lesão e Paralisia

Em maio de 1995, Reeve ficou paralisado do pescoço para baixo quando sofreu uma lesão cervical grave em um acidente de cavalo. Apesar de estar confinado a uma cadeira de rodas e precisar de um respirador para ajudar na respiração, ele se envolveu intensamente em campanhas de apoio a crianças deficientes e paraplégicos, testemunhando perante uma subcomissão do Senado a favor do financiamento federal para pesquisa com células-tronco.

Reeve procurou incansavelmente superar as limitações de sua condição, passando por uma operação experimental em 2003 que lhe permitiu respirar por horas sem o uso do respirador.

Fundação

Após lançar a Christopher Reeve Paralysis Foundation em 1996, o ator fundiu sua organização com a American Paralysis Association em 1999 para criar um poderoso defensor dos deficientes na busca por conscientização, financiamento para pesquisa da medula espinhal e avanços médicos. A organização foi renomeada Christopher & Dana Reeve Foundation em 2007.

Direção e Livros

Reeve continuou a trabalhar após sua reabilitação contínua. Ele voltou a atuar em uma produção para a televisão de “Janela Indiscreta” (1998), pela qual recebeu uma indicação ao Globo de Ouro, e dirigiu dois filmes para a televisão com temas de saúde, “In the Gloaming” (1997) e “The Brooke Ellison Story” (2004). Reeve também escreveu dois livros autobiográficos, “Still Me” (1998) e “Nothing is Impossible: Reflections on a New Life” (2002).

Morte

Reeve morreu de parada cardíaca em 10 de outubro de 2004. Ele deixou sua esposa Dana e seu filho William, além de seus dois filhos, Matthew e Alexandra, de seu relacionamento anterior com a modelo Gae Exton.


Fatos Rápidos

  • Nome: Christopher D’Olier Reeve
  • Ano de Nascimento: 1952
  • Data de Nascimento: 25 de setembro de 1952
  • Local de Nascimento: Nova York, Estados Unidos
  • Ano de Falecimento: 2004
  • Data de Falecimento: 10 de outubro de 2004
  • Local de Falecimento: Mount Kisco, Nova York, Estados Unidos
  • Melhor Conhecido Por: Interpretar Superman nos filmes e suas sequências e por fundar uma organização para ajudar paraplégicos após sua lesão na medula espinhal.
  • Indústrias: Televisão, Ação, Documentário, Drama
  • Signo Astrológico: Libra
  • Escolas: The Juilliard School, Cornell University

Citações

  • “Nunca aceite ultimatos, sabedorias convencionais ou absolutos.”