Três belos edifícios históricos, Old Mission Church, Joubert House e o KWV Building Complex compõem o Museu Montagu. Além disso, eles são parte integrante do patrimônio arquitetônico dessa bela cidade sul africana e da Long Street em particular.
Com abordagens diferentes, cada um desses lugares conta um pouco da história da pequena e pacata Montagu. A Igreja da Velha Missão foi o primeiro edifício que visitamos.
Uma manhã em Montagu
O dia nasceu lindo em Montagu.
Acordamos super cedinho, como sempre fazemos em nossas viagens. Tomamos um café da manhã, farto e delicioso, sem pressa nenhuma, na charmosa pousada onde nos hospedamos na cidade.
Nunca, ou talvez muito raramente, nós simplesmente vamos de um ponto a outro. Entre nossa origem e o destino programado para aquela manhã, a Old Mission Church, passeamos sem rumo, namorando e apreciando as bonitas paisagens.
A manhã estava agradabilíssima, as ruas silenciosas, os cenários apaixonantes com aquelas casas lindas, o céu absurdamente azul, sem nuvens, e as montanhas que não cansaram meus olhos tão cheias de realeza que se mostravam sempre.
Old Mission Church em Montagu na África do Sul #viagem
As paisagens em Montagu são apaixonantes
A Igreja de Montagu
Passamos pela Igreja Reformada Holandesa, construída em estilo neogótico em 1862. Queria visitar, ver por dentro. Não sou religiosa, mas gosto de ver templos religiosos porque geralmente eles são lugares de arte e/ou tem relação com a história da cidade.
Está situada na conjunção da Church Street com a Bath Street, duas das principais ruas da cidade.
Rodamos, batemos, testamos as portas… nada, fechada. Não havia nem informativo sobre horário de funcionamento, de missa, patavina. Nenhuma pessoa nos arredores para dar alguma informação. Assim que, nunca conseguimos ver a igreja por dentro.
Só sei que ela está muito bem cuidada e conservada, se destaca na paisagem de Montagu e que a achei linda, linda, linda. Os jardins são bonitos e os estragos causados no campanário e relógio por uma forte tempestade, foram devidamente consertados e hoje nem se nota que houve danos.
Pois bem… de lá, naquela manhã, seguimos para a Old Mission Church.
Old Mission Church em Montagu na África do Sul #viagem
Vale muito caminhar pelas ruas de Montagu
Old Mission Church em Montagu na África do Sul #viagem
Encontramos a pequena igreja sempre fechada
A Old Mission Church – Museu Montagu
Pagamos R5 (5 Randes) para entramos e lá estávamos nós, perambulando por aquele espaço cheio, mas não entulhado, de objetos. Não havia outros turistas além de nós. Foi possível circular tranquilamente.
A Old Mission Church foi construída em 1907. A Lei de Reforma Agrária dos anos 1960 forçou a congregação a desocupar o edifício e o último serviço foi realizado em 13 de junho de 1970.
Esse bonito prédio, com muitos elementos neogóticos, abriga o Museu Montagu desde 1975, bem como, desde essa data, os escritórios administrativos e o centro de pesquisa de documentos antigos.
Foi declarado Monumento Nacional em 1976. O acervo é formado pelos mais variados objetos que nos falam um pouco sobre o modo de viver da cidade, através de seus personagens anônimos, moradores locais.
Vida simples e cotidiana.
Vimos, desde delicadezas como louças finíssimas e maravilhosas, até peças mais pesadas e austeras como o velho órgão. Antigas bíblias, o púlpito, cadeiras da Igreja da Velha Missão e tantas outras coisas mais.
Sem método ou ordem de qualquer natureza, a circulação é livre. As informações de alguns objetos estão tanto em inglês quanto em afrikaner.
Old Mission Church em Montagu na África do Sul #viagem
O espaço da velha igreja, usado como museu
Old Mission Church em Montagu na África do Sul #viagem
O velho órgão, levado em missões aqui e acolá
Old Mission Church em Montagu na África do Sul #viagem
Belíssima louça
Fotografias de Montagu
O que eu mais gostei de ver foram as fotografias em preto e branco, antigas. Adoro fotos e foi muito bacana ver as velhas imagens, mostrando um estilo de vida da população local, bem como sua face, em anos anteriores.
Foi assim que vi Jan Motzimi, mais conhecido como Rooi Jan, em frente a uma casa antiga, dos anos 1940, cheio de elegância e porte. Embora os moradores pudessem construir suas casas, o munícipio era dono das propriedades.
Numa tarde de domingo, prontas e faceiras para um passeio está imortalizada as belas figuras de Rosa Blaauw, Kien de Koker e uma amiga. Inserida no contexto árido de Montagu, a cidade parece não ter mudado muito.
Old Mission Church em Montagu na África do Sul #viagem
Jan Motzimi nos anos 1940
Old Mission Church em Montagu na África do Sul #viagem
Rosa Blaauw, Kien de Koker e uma amiga
Tem fotos e mais fotos de duas terríveis enchentes que maltrataram a cidade, provocadas pela cheia do Rio Keisie, em tempos mais recentes.
Por fim, quero dizer o seguinte para você, caro viajante, que resolva visitar este pequenino museu da cidade: procure pelo cartaz que conta a história de Esau Kootjies, antigo pregoeiro de Montagu, que certa feita se meteu numa pendenga política.
Old Mission Church em Montagu na África do Sul #viagem
Pela história mais recente de Montagu, enchentes
Ervas, arte e cultura
Outra importante e atraente exposição na Old Mission Church apresenta as plantas medicinais indígenas.
Houve um tempo, séculos atrás que havia uma crença chamada “Doctrine of Signatures. Esse conceito popular dava conta de que Deus tinha imprimido nas plantas as chaves para decifrar quais ervas deveriam ser usadas em cada doença para curar o paciente.
Para isso era preciso observar o tamanho, a forma e a cor da planta, verificando qual delas combinava com a parte do corpo que se encontrava enferma naquele momento.
Crenças à parte, – achei essa sensacional – é sabido que as ervas fazem bem à saúde. Na Old Mission Church há uma sessão com as mais variadas ervas para vender, indicando para que serve cada uma delas.
Old Mission Church em Montagu na África do Sul #viagem
Arte – painel mostrando ervas e corpo humano
Old Mission Church em Montagu na África do Sul #viagem
Ervas à venda no museu
Resumindo
Eu gostei de visitar a Old Mission Church e sua memorabilia: lembretes mudos de um tempo que se foi para sempre. Afinal, a vida é mesmo transitória e muda o tempo todo! Olhar para o passado, sempre me situa no presente, me mostra diversas perspectivas do que eu vivo hoje.
Não gastamos muito tempo por lá, um par de horas talvez. Foram mais que suficientes para ver um pouco do que formava a vida íntima de antigos moradores dessa tão encantadora Montagu.
A Old Mission Church apresenta, tanto exposições permanentes como temporárias.
De lá, fomos visitar o Joubert House, outra das estruturas que formam o Museu Montagu. Já adianto que foi minha visita favorita em terras montaguinas.
Old Mission Church em Montagu na África do Sul #viagem
A linda Old Mission Church
Quer conhecer saber como montamos nosso roteiro pela África do Sul?!
Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra
O que eu vi pelas estradas da África do Sul