Biografias José Sarney
Nome: José Ribamar Ferreira de Araújo Costa
Local e ano do nascimento: Pinheiro – MA, 1930
José Sarney adotou o nome de seu pai, o desembargador, Sarney de Araújo Costa. Formou-se pela Faculdade de Direito do Maranhão em 1953, e no ano seguinte, iniciou sua carreira política, como suplente de deputado federal pela União Democrática Nacional (UDN).
Em 1957, conseguiu ser eleito deputado federal e presidente regional da UDN. Em 1961, conseguiu ser reeleito. Dando apoio ao golpe militar de 64 filiou-se a Aliança Renovadora Nacional (ARENA), já que o pluripartidarismo havia terminado.
Em 1965, já na ARENA, foi eleito governador do Maranhão. Deixando o cargo foi eleito senador em 1970 e reeleito em 1978. No ano seguinte, chegou à presidência da ARENA, mas com o fim do bipartidarismo acabou participando da fundação do herdeiro político da ARENA, o Partido Democrático Social (PDS), tornando-se seu presidente.
Em 1984, teve início a corrida interna do PDS para a indicação do sucessor de Figueiredo. Sarney deu apoio a Aureliano Chaves, mas acabou sendo derrotado por Paulo Maluf. A derrota acabou provocando sua saída do PDS e a formação da Frente Liberal (origem do Partido da Frente Liberal – PFL).
Com a aliança entre a Frente Liberal e o PMDB (antigo MDB), José Sarney passou a ser o candidato a vice-presidente na chapa com Tancredo Neves. Com a vitória no colégio eleitoral, Sarney se preparava para assumir o lugar de vice-presidente, mas acaba assumindo a presidência em 15 de março de 1985 devido à doença de Tancredo e com morte dele assumiu definitivamente a presidência.
Como presidente, Sarney promulgou a Constituição de 1988, reatou relações diplomáticas com Cuba, e tentou enfrentar a inflação crescente com um plano de estabilização econômica, chamado de Plano Cruzado, que congelou preços e salários e acabou com a correção monetária. Mesmo com as várias reformulações o plano não surtiu o efeito desejado.
Ao término de seu mandato, Sarney era um presidente desacreditado, mas mesmo assim conseguiu ser eleito como senador do Amapá pelo PMDB, partido do qual fazia parte desde seu mandato com presidente. Reeleito em 1994, José Sarney tornou-se presidente do Senado Federal em 1996.