Wassily Kandinsky, o Criador do Abstracionismo
Wassily Kandinsky foi um pintor, teórico da arte e compositor russo, conhecido como o pioneiro do abstracionismo. Pioneiro da arte moderna e abstrata, Kandinsky foi um dos mais importantes e influentes artistas do início do século XX, cujas obras foram decisivas para o desenvolvimento do abstracionismo. Ele foi a primeira pessoa a desenhar formas abstratas e usar cores e formas que não são vistas na natureza.
Kandinsky nasceu em Moscou, em 1866, e desde cedo mostrou um grande interesse por música e artes. Ele estudou direito e economia na Universidade de Moscou entre 1886 e 1892, mas também se interessou por pintura e música. Em 1895, ele ingressou na Academia de Belas Artes de Moscou, onde estudou com os mais renomados mestres da pintura na época, como Anton Azhbe e Ilya Repin.
Kandinsky passou alguns anos trabalhando como professor de pintura na Akademie der Bildenden Künste, em Munique, e foi aí que começou a trabalhar com arte abstrata. Quando se mudou para Paris ao final da Primeira Guerra Mundial, ele desenvolveu ainda mais sua técnica de abstracionismo, criando quadros de cores vibrantes e geometrias ousadas.
Kandinsky acreditava que a cor em si tinha o poder de exercer uma influência direta sobre o espírito humano, e inclusive sobre a saúde. Acreditava ainda que a cor era capaz de expressar sentimentos e sentimentos. Ele procurava representar sentimentos e experiências de forma mais direta que seria possível com palavras.
Suas obras têm sido historicamente divididas em três momentos principais. O primeiro deles, de 1896 a 1909, é conhecido como “período precoce” e é caracterizado por obras mais realistas. Este foi a partir deste início que Kandinsky começou a trabalhar com abstração, criando obras intensamente coloridas, com delicadas linhas e curvas.
O segundo período, vai de 1910-13, quando Kandinsky começou a focar mais em pintar sem referências ao mundo real. Ele também integrou formas geométricas e elementos orgânicos à sua arte, criando quadros formados por padrões complexos.
O último período foi de 1914-22, quando Kandinsky teve sua maior inflência na arte abstrata. Inspirado pelo Expressionismo Alemão, ele criou obras de cor saturada, contrastes fortes e composições mais ousadas. Nem todas as obras deste período são abstratas, mas elas já mostram os traços do pensamento abstrato.
Kandinsky foi influenciado por panteísmo e mística, assim como pelas teorias de psicologia da cor. Ele buscava atingir o que chamou de “a melhor forma para expressar sentimentos”. Ele via a pintura como uma forma de meditação, e a sua arte como uma experiência quase espiritual para quem a vê.
Muito depois de sua morte, em 1944, a obra de Kandinsky continua influenciando as tendências e estéticas dos artistas contemporâneos. O trabalho de Kandinsky foi decisivo para o desenvolvimento e evolução da arte moderna e abstrata, e organizou muitos exemplos desses trabalhos em seu livro “Concerning the Spiritual in Art”.
Kandinsky continuará sendo lembrado como o criador do abstracionismo e um dos artistas mais importantes do século XX. Seu trabalho foi pioneiro em pinturas abstratas, o que o deixou profundamente marcado no mundo da arte moderna. Wassily Kandinsky foi um dos mais importantes artistas e teóricos da arte no início do século XX, criando obras que ainda influenciam a arte contemporânea.