Quem é Toots Thielemans
Toots Thielemans foi um músico de jazz belga, conhecido por seu talento na gaita, violão e assobio. Ele foi considerado um dos maiores gaitistas de jazz de todos os tempos e teve uma carreira que durou mais de sete décadas. Algumas de suas performances mais notáveis incluem seu trabalho com Benny Goodman, George Shearing e Quincy Jones. Ele também compôs a música para o tema do filme “Midnight Cowboy”. Faleceu em 2016.
Nascimento de Toots Thielemans
Toots Thielemans nasceu em 29 de abril de 1922 em Bruxelas, Bélgica.
Morte Toots Thielemans
Toots Thielemans faleceu em 22 de agosto de 2016. Ele morreu em seu sono em sua casa em Amsterdam, Países Baixos, aos 94 anos. Ele foi amplamente considerado como um dos maiores músicos de harmônica de todos os tempos e deixou uma grande contribuição para a música jazz e outros gêneros musicais.
Carreira Toots Thielemans
Toots Thielemans começou a tocar profissionalmente na década de 1940 e teve uma carreira que durou várias décadas. Ele tocou com muitos músicos de jazz notáveis, incluindo Benny Goodman, Charlie Parker e Miles Davis, e também foi membro do Quinteto George Shearing. Thielemans também compôs músicas para filmes e televisão e lançou vários álbuns. Ele recebeu muitos prêmios e elogios ao longo de sua carreira, incluindo um Grammy Lifetime Achievement Award em 2016. Ele faleceu em 2016.
Toots Thielemans Músicas
Algumas das canções mais populares de Toots Thielemans incluem:
“Bluesette” – Essa música foi sua composição original mais famosa. Ele gravou em 1962, tornou-se um sucesso na França e na Bélgica e foi regravado por muitos músicos.
“Garota de Ipanema” – Toots Thielemans fez uma memorável gravação solo de gaita deste clássico da bossa nova brasileira.
“Summertime” – Esta canção é um padrão de jazz composto por George Gershwin para a ópera Porgy and Bess de 1935. Toots Thielemans fez uma versão para guitarra que se tornou muito popular.
“What a Wonderful World” – Toots Thielemans fez uma famosa versão em gaita dessa música composta por George David Weiss e Bob Thiele.
“Body and Soul” – Este é um padrão de jazz composto por Johnny Green com letras de Edward Heyman, Robert Sour e Frank Eyton. A versão solo de gaita de Toots Thieleman é uma das mais famosas.
“Round Midnight” – Este é um padrão de jazz composto por Thelonious Monk. Toots Thielemans fez uma versão solo de guitarra muito famosa.
Estes são apenas alguns exemplos das muitas canções populares de Toots Thielemans. Ele tem um grande catálogo de boa música ao longo de sua carreira.
Toots Thielemans Música para Filmes
Toots Thielemans compôs música para vários filmes ao longo de sua carreira. Algumas de suas composições mais notáveis usadas em filmes incluem:
“Bluesette” – Esta canção, sua composição original mais famosa, foi utilizada nos filmes “Midnight Cowboy” (1969) e “The Tango Lesson” (1997).
“Garota de Ipanema” – A versão de Toots Thieleman desse clássico da bossa nova foi usada no filme “The Thomas Crown Affair” (1968)
“Summertime” – a versão para guitarra de Toots Thieleman deste padrão de jazz foi usada no filme “Elevator to the Gallows” (1958)
“What a Wonderful World” – a versão gaita de Toots Thieleman dessa música foi usada no filme “Good Morning, Vietnam” (1987)
“Round Midnight” – a versão de Toots Thielemans deste padrão de jazz foi usada no filme “Round Midnight” (1986), que foi um drama franco-americano dirigido por Bertrand Tavernier e escrito por Tavernier e David Rayfiel.
Estes são apenas alguns exemplos de composições de Toots Thielemans usadas em filmes. Ele compôs músicas para vários outros filmes ao longo de sua carreira.