Rua do Amendoim, ponto turístico curioso, era o que a própria placa do local indicava, e em três línguas: Curiosidade; Curiosity;Curiosidad.
Desde da primeira vez que ouvi falar dessa rua sempre tive interesse em visitar, uma rua onde o carro sobe a ladeira ao invés de descer.
Meu imaginário infantil na primeira vez que ouvi falar dessa rua pensava em milhares de interações possíveis em uma rua que a gravidade atua de forma esquisita.
Uma pelada de futebol por exemplo, como seria?
E qual seria a explicação para tamanha contradição?
Em minhas outras visitas a capital mineira não tinha tido a oportunidade de visitar, dessa vez ela não me escapou, fui até lá, ver e entender do que se tratava.
Nas resenhas da internet a explicação era simples: uma ilusão de ótica.
Cheguei na Praça do Papa local onde fica localizada a Rua do Amendoim, com nome de batismo de Professor Otávio Magalhães, e lá estava ela uma ruazinha que sai da praça e desce ladeira até o centro da cidade, na minha caminhada inicial pela rua não entendi direito o mistério, era óbvio que era uma descida em direção a cidade, um pouco decepcionado depois de toda expectativa para conhecer a famosa rua fui em direção a Praça, me sentei e olhei novamente para a rua, então entendi toda a mágica, olhando da praça era claro que estávamos falando de uma subida. Bem interessante. Uma bela ilusão de ótica.
Mesmo que eu tivesse me decepcionado com a rua, o que não aconteceu depois de olha-lá por outro angulo, meu passeio não estaria perdido.
A Praça do Papa por sí só já é uma boa pedida a quem visita Belo Horizonte.Localizada em uma das partes mais altas da cidade ao lado de uma montanha,no bairro de Mangabeiras, o visual é incrível o entardecer de BH não poderia ser melhor contemplado de outro lugar.