Roupas da Idade Média – A Idade Média foi um período marcado por roupas volumosas e que escondiam quase que completamente o corpo. Mulheres e homens usavam roupas que seguiam as tendências e normas da época, impostas pela Igreja e pela sociedade.
As mulheres, por exemplo, eram obrigadas a usar roupas que cobrissem quase que completamente o corpo. Apesar disso, ainda existiam modas e novidades na forma de vestidos, chapéus, sapatos e joias. O vestuário básico das mulheres incluía roupa de baixo, saia ou vestido longo, avental, mantos e chapéus com formas variadas. A cor mais comum era azul real, bordô e verde escuro.
Já os homens usavam meias longas, até a cintura, culotes, gibão, chapéus de diversos tamanhos e sapatos de pontas longas. Os tecidos variavam de acordo com a condição social, clima, ocasião e local. Em dias de festa, os homens usavam ricas vestimentas confeccionadas com tecidos orientais, sedas, lã penteada e veludo.
Além disso, a Idade Média foi marcada por muitas festas, danças e músicas. Várias danças folclóricas europeias originam-se de festas e danças populares medievais. Apenas os camponeses, apesar da penúria, gostavam de festas, danças e músicas. Se você tem interesse em conhecer mais sobre as roupas da Idade Média, esta é a oportunidade de se aprofundar no assunto e descobrir os detalhes das tendências e costumes da época.