A Ilha do Tesouro, de Robert Louis Stevenson, é uma história que tem tudo para encantar adultos e crianças. Jim Hawkins é um garoto que vive em uma hospedaria com seus pais e, quando um misterioso pirata aparece na porta da casa, o destino de Jim muda. Com a morte do pirata, Jim encontra um mapa que o leva a uma ilha, onde um tesouro foi escondido. Ele embarca com um conde e um médico numa aventura para encontrar a ilha e o tesouro. No caminho, eles enfrentam grandes perigos e vivem muitas aventuras.
A Ilha do Tesouro é um dos clássicos da literatura infanto-juvenil e uma das obras mais influentes da cultura piratanesca. O livro foi publicado em 1883 e desde então tem encantado leitores de todas as idades. Jim é um garoto corajoso, leal aos seus amigos e inteligente o bastante para encarar os perigos da aventura. Os personagens secundários também são bem interessantes, como o cozinheiro Silver, o líder dos piratas revoltosos.
A Ilha do Tesouro é um livro divertido e empolgante. A narrativa é fluida e a edição ilustrada ajuda ainda mais a ambientar a aventura. É fácil entender porque essa história serviu de modelo para tantas outras sobre piratas. Ainda que os elementos sejam os mesmos, a expectativa de encontrar o tesouro e as dificuldades que os personagens enfrentam para isso, são o que fazem valer a pena seguir a jornada.