A Surpreendente História de Adoção de Nicole Richie (Nicole Camille Escovedo)
Depois de vê-la no palco com Prince, o músico Lionel Richie ficou cativado e sabia que precisava fazer parte da vida da futura estrela de reality shows.
Lionel Richie estava em um show de Prince em 1983 em Los Angeles quando viu pela primeira vez Nicole Camille Escovedo. A menina de 2 anos estava tocando tamborim no palco ao lado do cantor de “Purple Rain”.
Lionel foi imediatamente atraído por ela e descobriu que ela era filha do músico Peter Escovedo e da assistente Karen Moss, que trabalhava para a irmã de Peter, a cantora Sheila Escovedo, mais conhecida como Sheila E. Após o show, Lionel brincou brevemente com a criança, mas “nunca mais pensou nisso”, contou Lionel ao HuffPost sobre seu primeiro encontro com Nicole.
Mal sabia ele, na época, que ela logo se tornaria Nicole Richie e o chamaria de pai.
Os pais biológicos de Nicole estavam “tendo dificuldades com o relacionamento”
Algumas semanas depois, Lionel viu Nicole novamente e soube dos desafios que ela estava enfrentando. “Estávamos um pouco preocupados que a criança não pudesse ir em turnê porque uma criança de 2 anos precisa estar em um lugar fixo”, disse Lionel ao HuffPost, acrescentando sobre os pais dela, “Eles não podiam continuar na estrada”.
“Não sei como entramos na conversa, ‘Bem, por que você não deixa a criança aqui?'”, continuou ele na entrevista conduzida por Nicole para a série “Talk to Me” do HuffPost.
Além das questões logísticas, a situação não estava indo muito bem. “Eles estavam tendo dificuldades com o relacionamento”, disse Lionel a Piers Morgan em uma entrevista de 2015. Na época, fazia sentido, já que Lionel conhecia Sheila e a família.
Antes que percebessem, cerca de dois anos haviam se passado. “A situação com você não estava melhorando”, disse Lionel a Nicole para o HuffPost, explicando que ele e a então esposa Brenda Harvey começaram como tutores legais. “Na verdade, estava piorando. A situação familiar estava desmoronando.”
Lionel e Brenda adotaram oficialmente Nicole quando ela tinha 9 anos
Conforme a carreira de Lionel decolava durante esse período com músicas como “All Night Long (All Night)”, “Hello” e “Say You, Say Me”, o álbum vencedor do Grammy “Can’t Slow Down” e o sucesso beneficente “We Are the World”, ele também começou a adorar seu papel como pai.
“Então, levou cerca de um ano para eu me apaixonar completamente, e ela era uma pequena gracinha, e claro, naquela época eu já era o papai”, disse ele a Morgan. “Então eu disse, ‘Ok, aqui está o que vamos fazer: você vai fazer todo mundo desejar que tivesse te adotado. Você vai fazer todos na sua família desejarem que tivessem tido a chance de te ter de volta’, e foi então que eu disse, ‘Vamos adotá-la.'”
Nicole tinha 9 anos quando a adoção foi concluída. “Lembro-me até hoje daquela cabecinha, sentada na câmara do juiz”, disse Lionel a Nicole no “Talk to Me”, percebendo que a menina não entendia muito bem o que estava acontecendo.
Levou tempo para Lionel ganhar a confiança de Nicole
Estabelecer confiança com Nicole foi um desafio, especialmente porque ela não tinha tido muita estabilidade em sua vida jovem. “Lembro que você tinha problemas de abandono por razões óbvias”, continuou ele. “Você foi passada de parente em parente. E lembra o que eu te disse. Eu disse, ‘Nunca, nunca vou te deixar.'”
Mas ela duvidava de suas palavras, como Lionel se lembrava “dessa expressão” no rosto dela. Mas ele persistiu. “Eu disse, ‘Não, não, escute, eu nunca vou te deixar.'”
Nicole lembra bem da conversa também, e como ele insistia que ela entendesse o que ele estava dizendo, especialmente porque ele muitas vezes ficava fora por semanas ou meses a trabalho.
“E assim que você percebeu — acho que com o tempo — ‘Ok, ele não está me deixando. Ele só está indo trabalhar’, acho que você se sentiu mais segura”, disse ele a ela.
Por outro lado, Sheila E. disse em seu livro de 2014 “The Beat of My Own Drum”, “Como mãe solteira trabalhadora, Karen estava extremamente grata, mas muito dividida… Se Nikki ficasse onde estava, vivendo sem pagar aluguel, então Karen poderia ganhar o suficiente para o futuro delas sem interromper a vida de sua filha.”
Mas ela acrescenta que, quando a adoção aconteceu, não foi fácil: “A parte dolorosa é que, uma vez que Nicole Escovedo se tornou legalmente Nicole Richie, parecia que a perdemos. Todos nós a perdemos.”
Lionel diz que Nicole “amoleceu” seu coração
Para um músico de sucesso, Lionel estava focado apenas em sua carreira. “Tudo até aquele ponto era sobre escrever músicas, negócios e turnês”, disse ele a ela na entrevista do HuffPost. “De repente, encontrei algo de que realmente podia me apaixonar e que nunca me deixaria.”
“E então, acho que você meio que mudou muito minha vida em termos de amolecer meu coração”, ele admitiu.
Quanto a Nicole, ela resumiu a personalidade de seu pai no programa “Live with Kelly and Ryan” em março de 2020: “A questão sobre meu pai é: ele é a mesma pessoa na câmera e fora da câmera.”
Ela acrescentou que, sempre que eles conversam ao telefone, ele está cheio do mesmo entusiasmo. “Ele tem as piadas prontas, as frases de efeito, e estou tipo, ‘Você estava esperando eu ligar? Você tem uma lista anotada? Como você tem tantas piadas prontas o dia todo?'”
Lionel esteve ao lado de Nicole em tempos difíceis
Conforme a vida trouxe altos e baixos para Nicole, seu pai sempre esteve lá para apoiá-la. Quando ela foi para a reabilitação por uso de drogas em 2003, ele largou tudo para ficar ao lado dela. “Eu disse, ‘Estou com você’, e cancelei [minha] turnê”, Lionel disse a Morgan. “Eu disse, ‘Eu e sua mãe’ — que não se davam tão bem — ‘Eu e sua mãe vamos nos internar na reabilitação com você.'”
Quando Nicole recebeu atenção por sua aparência emagrecida, ele interveio. “Eu a chamei para casa e perguntei, ‘O que está acontecendo aqui?'” ele disse ao The New York Times, mais tarde aprendendo que a perda de peso vinha do estresse de estar sob os holofotes. “Algumas pessoas lidam com a fama e a pressão e engordam, algumas emagrecem, algumas se viciam em drogas, mas ela já passou por isso, então ela não vai voltar para lá… Ela só precisa encontrar seu ritmo e vai ficar bem, mas sempre digo a ela, ‘Acostume-se, querida, porque não vai melhorar.'”
Ele também aprendeu a ficar em segundo plano quando a carreira de Nicole dominava a dele. “Os jovens vêm até mim o tempo todo e dizem, ‘Oh meu Deus, você é o pai da Nicole Richie — eu acabei de te ver em The Simple Life'”, ele continuou ao The New York Times. “Eles não têm ideia de quem eu sou ou do que fiz.”
Afinal, ele sabe que isso faz parte de ser um pai honesto. “Com meus filhos, sei que o trabalho deles é me assustar até a morte — e eles estão fazendo um ótimo trabalho, aliás”, ele disse à People em 2019. “Disse isso à Nicole outro dia, meu trabalho é envergonhá-los o máximo que puder, enquanto estou aqui. Eles estão tentando fazer o mesmo comigo, então acho que é uma troca justa no momento.”
Lionel acha “irônico” que Nicole se casou com um músico
Depois de crescer em uma casa com um pai músico constantemente viajando, Lionel acha irônico que Nicole tenha acabado se casando com o cantor Joel Madden, das bandas Good Charlotte e Madden Brothers, em 2010, com quem ela tem dois filhos: Harlow, nascida em 2008, e Sparrow, nascido em 2009.
“Quão irônico… você se casou com outro músico que vai para a estrada”, disse Lionel a Nicole. “Estou pensando comigo mesmo, ‘Você é, você é masoquista?’… Mas eu entendo porque você pode se identificar tão bem.” E Nicole concorda, “É o que estou acostumada… Quase me sinto segura.”
E os dois compartilham um relacionamento tão franco que Nicole pode até controlar a vida amorosa de Lionel, mesmo que ele e sua mãe tenham se divorciado em 1993. “Mulheres não têm sido realmente seu ponto forte”, Nicole disse a Lionel na entrevista do HuffPost. “Mas você é muito gentil comigo, e sinto que você e eu temos um relacionamento realmente bom e forte.”