Nego D’Agua

A lenda do Nego d’água é uma história popular entre pessoas ribeirinhas, principalmente na Região Centro-Oeste do Brasil, muito difundida entre os pescadores, dos quais muitos dizem já ter o visto. A lenda conta que o Nego d’água é uma criatura que vive em diversos rios e que é descrita como sendo uma fusão de homem negro alto e forte, com um anfíbio. Ele tem o poder de virar canoas de pescadores que se negam a dar um peixe, e costuma aparecer para pescadores e outras pessoas que estão em algum rio. Algumas pessoas acreditam que ele só habita os rios e raramente sai dele, e seu objetivo seria assustar as pessoas que por ali passam, como partindo anzóis de pesca, furando redes dando sustos em pessoas a barco, etc. Suas características são muito peculiares, ele seria a fusão de homem negro alto e forte, com um anfíbio. Apresenta nadadeiras como de um anfíbio, corpo coberto de escamas mistas com pele. A origem da lenda é desconhecida, mas é muito difundida entre as pessoas que vivem próximas aos rios.

10 Curiosidades Sobre a Lenda Nego d’água

  1. A lenda do Nego d’água é conhecida principalmente na região Centro-Oeste do Brasil e é muito difundida entre os pescadores.
  2. Segundo a lenda, o Nego d’água aparece para pescadores e outras pessoas que estão em algum rio e tem como objetivo amedrontar as pessoas que por ali passam, como partindo anzóis de pesca, furando redes e dando sustos em pessoas em barco.
  3. A lenda diz que o Nego d’água é uma criatura meio homem e meio anfíbio, com nadadeiras como de um anfíbio, corpo coberto de escamas mistas com pele.
  4. Ele é descrito como sendo preto, careca, alto e forte, com orelhas pontudas e corpo coberto com escamas.
  5. A lenda diz que o Nego d’água derruba a canoa dos pescadores, se eles se negarem de dar um peixe.
  6. Em alguns locais do Brasil, ainda existem pescadores que, ao sair para pescar, levam uma garrafa de cachaça e a jogam para dentro do rio, para que não tenham sua embarcação virada pelo Nego d’água.
  7. A lenda do Nego d’água é muito comum entre pessoas ribeirinhas, principalmente nas regiões do Tocantins, São Francisco e Rio Grande.
  8. Não há evidências precisas sobre a origem da lenda do Nego d’água, mas acredita-se que ela surgiu na época da escravidão, quando os escravos eram obrigados a trabalhar nas minas de ouro.
  9. A lenda do Nego d’água é considerada como uma forma de expressão do medo e das incertezas dos pescadores e outras pessoas que vivem nas regiões ribeirinhas.
  10. Alguns pesquisadores acreditam que a lenda do Nego d’água é baseada em histórias verdadeiras de escravos que foram jogados no rio para serem afogados pelos seus senhores.