Biografia Martins Pena, saiba tudo sobre esse escritor brasileiro importantissimo do teatro noacional, tendo seus trabalhos divulgados em emissoras de tv como SBT, para muitos ele pode ser considerado o Pai do Teatro do Brasil, foi autor do libro O Noviço.

Martins Pena Biografia Resumo Obra e Vida
Antes de tudo na cidade do Rio de Janeiro em 05/11/1815, aconteceu o nascimento de Martins Pena, esse que foi um dos mais importantes teatrólogo do Brasil.

Martins Pena é considerados por muitos roteiristas do país como o Pai do Teatro o Brasil, sendo um dos primeiros dramaturgo de grande destaque no país se não for o primeiro.
Com uma vida totalmente dedicada ao teatro Martins Pena, buscou na grande maioria seus espetáculos retratar o processo de urbanização do Brasil no século XIX.
É considerado por muitos como o maior nome do gênero de comédia dos costumes do Brasil, outros consideram o fundador do estilo, já que das trinta peças de teatro escritas pelo autor, vinte são do gênero comédia.
Martins Pena ofereceu ao brasil uma contribuição importante para a literatura do país, acrescentando imensamente para as ates brasileiras no geral.
Por um bom tempo Martins Pena pode ser tão importante no teatro nacional, que foi apelidado de Molière do Brasileiro, uma referencia literal ao escritor e dramaturgo francês Jean-Baptiste Poquelin, no mundo todo o francês tinha o apelido de Molière.
As obras de Martins Pena tem um estilo bem-humorado e cheios de ironias, tinha talento para retratar os temas da sociedade brasileira da época.
Martins Pena foi diplomata, e pertenceu a Academia Brasileira de Letras, sendo escolhido por Artur Azevedo, nada mais nada menos que o fundador da academia.
O Autor Martins Pena falava em grande parte da vida social do Rio de Janeiro no inicio do século XIX, dedicando boa parte as pessoas comuns da roça e das cidade.
Alguns estudiosos consideram suas obras e peças de Martins Pena, como registros históricos por retratar muito bem como as pessoas vivam na época.
As peças de Martins Pena são consideradas do estilo teatro romântico, entretanto o que poucos sabem é que o período que o autor escrevia seus textos era antes do Romantismo no Brasil.
O pai do dramaturgo era desembargador e morreu quando Martins Pena ainda era um bebe, e aos dez anos de idade perdeu sua mãe, a sua família era de classe baixa.
Em 1835 Martins Pena se formou no curso de comércio, estudou Música, Desenho, Arquitetura e Estatuária, quando frequentava a Biblioteca Nacional e a Academia, Imperial de Belas Artes.
Nessa mesma época Martins Pena, estudou História, Literatura e Teatro e línguas, observando sua habilidade em domina esses conhecimento.
No ano de 1938, começou a trabalhar como escriturário no Ministério dos Negócios Estrangeiros, no mesmo ano sua primeira peça foi apresentada pela primeira vez, chamada “O Juiz de Paz da Roça”.
O grande interesse pelo teatro originalmente do Brasil, fez com que Martins Pena buscou em sua carreira focar na comédia de costumes por ser um gênero de grande aceitação da população brasileira.
Algumas peças eram sátiras aos costumes das pessoas do campo, apresentado os seus hábitos curioso e costumes, a fala simplificada era os meios de expressão adequado, o jeito rústico do povo rural, comparado a população da cidade do Rio de Janeiro.
Em grande parte os homens do campo tinha boa índole em suas obras, segundo Martins Pena.
Os personagens de suas obras eram demonstrados com seus defeitos exagerados para que focasse comigo e mesmo assim Martins Pena demonstrava uma grande critica moral e social.
As peças teatrais mais famosas de Martins Pena são:
- “O Juiz de Paz na Roça
- “Quem Casa Quer Casa”
- “O Noviço”
O texto da peça O Noviço, é considerada a sua obra mais bem feita, sendo essa adaptada para novela da globo, e foi transmitida para diversos países, uma historia linda com boa adaptação.
Em 1847 Martins Pena viajou para a Europa conheceu a rainha da Inglaterra Vitória e no anos seguinte o Príncipe Alberto, no ano de 1848, o dramaturgo Martins Pena ficou doente vindo a falecer em Lisboa Portugal, com apenas 33 anos de idade.
Assim encerra a vida e obra e aqui você pode ver um resumo do que é a Biografia de Martins Pena.