Maguila foi um pugilista brasileiro que marcou o no cenário nacional e mundial, José Adilson Rodrigues dos Santos toda sua história.
Veja mais informações sobre a trajetória da vida de Maguila, que é considerado um dos maiores esportistas brasileiros da hostória do boxe.
Entenderemos todo o seu processo, desde o reconhecimento a fama, até a sua decadência e aposentadoria do esporte.
Traremos curiosidade, como o porquê de possuir um apelido como Maguila, sua biografia e muito mais sobre a sua vida completa.
Portanto, caso queira conhecer ainda mais a biografia de Adilson Rodrigues Maguila, acompanhe-nos até o final e deixe um comentário.
Quem foi Maguila?
Como mencionamos logo na introdução, trata-se de um ex-pugilista brasileiro que possui um cartel incrível comparado a todo o restante que veio nas gerações seguintes aqui no Brasil.
O sergipano Adilson Rodrigues, nascido no dia 12 de Junho de 1958, recebeu o apelido de Maguila devido a semelhança do seu porte físico com o personagem Magilla Gorilla, de Hanna-Barbera.
Trajetória de Maguila dentro do Boxe
Maguila foi constantemente questionado em questão sobre sua qualidade dentro do ringue, mas, especialistas são unânimes em reconhecer suas características únicas.
Muitos questionam a parceria da empresa Luqui (de Luciano do Valle), em relação as narrações exacerbadas feitas pelo locutor.
Luciano foi um locutor brasileiro, hoje já falecido, conhecido principalmente pelo fato de ter lançado Maguila na mídia e também narrar diversas de suas lutas.
Fora a sua carreira como locutor de futebol.
Apesar de existe esse complô contra Maguila, o mesmo se mostrou competente em diversas ocasiões, vencendo lutadores consagrados a níveis mundiais, como Evander Holyfield e George Foreman.
Os Treinamentos de Maguila
Muito de sua qualidade era advinda de seu treinador exclusivo, bancado pela empresa de Luciano do Valle. Adilson Rodrigues era treinado por nada mais nada menos que o americano Angelo Dundee.
Dundee já havia treinado atletas como Muhammad Ali e Sugar Ray Leonard.
Portanto, muito do sucesso em sua carreira se deu as instruções recebidas do americano, assim é a forma com que diversos críticos associam o sucesso da carreira de Maguila.
Adilson Maguila Campeão e Pioneiro no Boxe Nacional
O primeiro brasileiro a ser campeão mundia de boxe foi Maguila, ele disputou o cinturão dos peso-pesados, em 22/08/1995, o seu adversário era Johnny Nelson, e a vitoria do brasileiro veio por decisão nos pontos.
Maguila tinha então 37 anos na ocasião, que teve de sede a cidade de Osasco.
Além deste título de maior expressão, Adilson Rodrigues conquistou outros títulos, mas de menor expressão comparado ao citado acima.
O campeonato mundial também possuiu suas controvérsias, já que fora realizado tendo de gestão uma das várias instituições que regulamentavam o esporte na época.
Dentre todos os seus títulos, podemos citar:
- Campeão brasileiro;
- Campeão das Américas;
- Latino-americano;
- Pentacampeão continental;
- e Sul-americano.
Apesar de possuírem nomes parecidos, todas as competições são diferentes, isso demonstra a forma com que o desporto não era regulamentado na época.
Cartel de Adilson Rodrigues Maguila
Mas, não podemos deixar de destacar o cartel vitorioso do mesmo, já que possuiu diversos títulos e também vitórias sobre nomes importantes da história do boxe.
Veja abaixo:
- 85 lutas;
- 77 vitórias;
- 7 derrotas;
- 1 empate;
- 61 nocautes.
Os números realmente são muito expressivos, este é o principal fator para apontarem que a qualidade dos atletas que enfrentavam Maguila não era tão superior a do mesmo.
Fim da Carreira de Maguila e Parceria com Luciano do Valle
Maguila terminou sua parceria com o locutor ainda em 1989. A parceria foi finalizada pelo locutor e não tinha aval do lutador.
Mas, sua carreira acabou somente no dia 29 de fevereiro de 2000, após ser derrotado em um nocaute de Daniel Frank.
Quem é Maguila Hoje?
Atualmente, Maguila já passou por diversos problemas pessoais e até mesmo por programas de televisão, onde chamava atenção.
Maguila participou de diversos programas como o Show do Tom na teve Record, foi um dos comentaristas do antigo programa Aqui Agora.
Dentre os problemas pessoais, estava a então doença cognitiva que o assolou como um pesadelo em vários anos até ser realmente solucionada.
Já é de conhecimento de toda a comunidade científica que tanto atletas de lutas desportivas como os então jogadores de futebol americano – atletas conhecidos por terem muito impacto na região da cabeça – podem sofrer sérias lesões no futuro.
Mas, o diagnóstico de Adilson Maguila foi errôneo.
Em 2010, Maguila foi diagnosticado equivocadamente com mal de Alzheimer. Alguns anos mais tarde, ficou internado por 2 anos.
Foi quando surgiu a então doença verdadeira encarada por diversos pugilistas, a encefalopatia traumática crônica (ETC), conhecida como “demência pugilística”.
Esta é uma doença neurodegenerativa progressiva que causa declínio cognitivo, alterações de comportamento e problemas de memória através da destruição dos neurônios, ocasionada por repetitivos golpes na cabeça.
Hoje, após tratamento, Maguila já responde bem a todas as ações motoras e cognitivas que antes fazia com tranquilidade em seu cotidiano.
E então, gostou de conhecer melhor sobre a biografia de Maguila? Já conhecia o lutador? Assistiu alguma de suas lutas nas décadas de 80 e 90?
Qual a sua opinião sobre a hegemonia dele? Conte a nós, comente abaixo!