L. Frank Baum

L. Frank Baum (Baum Author): O Criador do Maravilhoso Mundo de Oz

L. Frank Baum foi um escritor de livros infantis que criou a popular série ‘O Mágico de Oz’. Ruth Plumly Thompson continuou a escrever a série após sua morte.

Quem Foi L. Frank Baum?

O autor Frank Baum teve seu primeiro best-seller infantil com o livro “Father Goose, His Book” de 1899. No ano seguinte, Baum teve um sucesso ainda maior com “O Maravilhoso Mágico de Oz” e escreveu mais 13 livros sobre Oz antes de sua morte em 1919. Suas histórias serviram de base para filmes populares como “O Mágico de Oz” (1939) e “Oz: Mágico e Poderoso” (2013).

Primeiros Anos

Lyman Frank Baum nasceu em 15 de maio de 1856, em Chittenango, Nova York. Em 1900, Baum escreveu uma das obras mais famosas da literatura infantil, “O Maravilhoso Mágico de Oz”. Ele teve uma infância confortável como filho de um proprietário de fábrica de barris que também teve algum sucesso no ramo do petróleo. Nomeado “Lyman” em homenagem a um tio, Baum odiava seu primeiro nome e escolheu ser chamado pelo seu nome do meio “Frank”.

A educação de Baum começou com tutores em casa nos primeiros anos. Aos 12 anos, ele foi para a Peekskill Military Academy. Baum deixou a escola após uma crise de saúde dois anos depois, aparentemente sofrendo de algum tipo de condição cardíaca. Nunca obtendo um diploma de ensino médio, ele passou sua juventude explorando seu interesse pela atuação e pela escrita para o teatro.

‘O Maravilhoso Mágico de Oz’ e Livros

Após passagens como jornalista de jornal e empresário, Baum começou a escrever para crianças aos quarenta anos. Ele descobriu seu talento para contar histórias a partir das rimas infantis e contos que contava a seus quatro filhos do casamento com Maud Gage. O casal se casou em 1882, e Gage era filha da famosa sufragista Matilda Joslyn Gage. Em 1897, Baum publicou sua primeira coleção para jovens leitores, “Mother Goose in Prose”, ilustrada por Maxfield Parish. Logo ele seguiu esse trabalho com o extremamente popular “Father Goose, His Book”. Este livro se tornou o título infantil mais vendido de 1899 e contou com ilustrações de W. W. Denslow.

Em 1900, Baum apresentou aos leitores uma terra fantástica cheia de bruxas, munchkins e uma menina chamada Dorothy do Kansas em “O Maravilhoso Mágico de Oz”. A história da busca de Dorothy para encontrar o caminho de volta para casa, acompanhada por um homem de lata, um espantalho e um leão covarde, provou ser bastante popular. Baum escreveu sobre suas intenções na introdução do livro: “O Maravilhoso Mágico de Oz foi escrito unicamente para agradar as crianças de hoje. Aspira a ser um conto de fadas modernizado, no qual o maravilhamento e a alegria são mantidos e as mágoas e pesadelos são deixados de fora.”

Dois anos depois, Baum transformou seu conto de fadas em um musical de sucesso na Broadway. Ele reimaginou uma figura popular da cultura em “The Life and Adventures of Santa Claus” (1902). Em 1904, Baum retornou a Oz com a primeira sequência de sua amada obra, “The Marvelous Land of Oz”.

Além de seus livros sobre Oz, Baum escreveu outros títulos infantis sob uma variedade de pseudônimos. Ele escreveu a série “Aunt Jane’s Nieces” como Edith Van Dyne, entre outros projetos. Em 1910, Baum mudou sua família para Hollywood, Califórnia, onde trabalhou para trazer suas histórias para a tela grande. As primeiras versões cinematográficas de seus contos de Oz foram feitas como curtas-metragens.

Morte e Legado

Com a saúde debilitada, Baum passou por uma cirurgia de vesícula biliar em 1918. Ele passou o último ano de sua vida confinado na cama, nunca se recuperando totalmente da operação. Dias antes de seu aniversário, Baum morreu em 6 de maio de 1919, em sua casa em Hollywood, Califórnia. “Glinda of Oz” foi o último título que ele escreveu para a série de Oz.

Enquanto a nação lamentava esse grande contador de histórias, os personagens de Baum continuaram a viver. Vários outros autores, incluindo Ruth Plumly Thompson, foram contratados para continuar a criar novas aventuras em Oz. Vinte anos após sua morte, uma nova versão cinematográfica de seu conto clássico apareceu na tela grande. “O Mágico de Oz”, estrelado por Judy Garland, Bert Lahr, Jack Haley, Ray Bolger e Frank Morgan, estreou em 1939. O filme se tornou um dos mais assistidos na história do cinema.

As histórias de Baum continuam a fascinar e encantar até hoje. O escritor Gregory Maguire escreveu vários livros explorando a vida de alguns dos personagens mais famosos de Baum. Seu livro de 1995, “Wicked: The Life and Times of the Wicked Witch of the West”, foi usado como base para o popular musical da Broadway “Wicked”. No cinema, James Franco interpretou o mágico que acaba se tornando o Mágico de Oz em “Oz: Mágico e Poderoso” de 2013. Seu personagem deve enfrentar forças do bem e do mal, manifestadas no filme por Mila Kunis, Michelle Williams e Rachel Weisz.

QUICK FACTS

  • Nome: L. Frank Baum
  • Ano de Nascimento: 1856
  • Data de Nascimento: 15 de maio de 1856
  • Estado de Nascimento: Nova York
  • Cidade de Nascimento: Chittenango
  • País de Nascimento: Estados Unidos
  • Gênero: Masculino
  • Melhor Conhecido Por: O escritor de livros infantis L. Frank Baum criou a popular série ‘O Mágico de Oz’. Ruth Plumly Thompson continuou a escrever a série após sua morte.
  • Indústrias: Ficção e Poesia
  • Signo Astrológico: Touro
  • Ano de Morte: 1919
  • Data de Morte: 6 de maio de 1919
  • Estado de Morte: Califórnia
  • Cidade de Morte: Hollywood
  • País de Morte: Estados Unidos

QUOTES

  • “I have learned to regard fame as a will-o-the-wisp … but to please a child is a sweet and lovely thing that warms one’s heart and brings its own reward.”
  • “The Wonderful Wizard of Oz was written solely to pleasure children today. It aspires to being a modernized fairy tale, in which the wonderment and joy are retained and the heart-aches and nightmares are left out.”