Keith Haring foi um artista gráfico norte-americano que ganhou destaque na cena cultural da década de 1980. Nascido em 4 de maio de 1958, em Reading, Pensilvânia, ele cresceu na cidade de Kutztown, também na Pensilvânia, onde desenvolveu o seu interesse pela arte.
Em 1978, Haring freqüentou a School of Visual Arts, em Nova York, onde conheceu artistas como Kenny Scharf, Jean-Michel Basquiat, e Andy Warhol. Ele usou esses contatos para promover sua própria carreira. Ainda na escola, ele começou a desenvolver seu estilo único de arte gráfica, que foi influenciado por artistas como Walt Disney, Pablo Picasso, e Jean Dubuffet.
Haring rapidamente ganhou popularidade por suas pinturas e desenhos vibrantes e coloridos. Ele pintou imagens simples nas paredes de Nova York, usando lápis de cera e cola. Em 1981, ele começou a trabalhar em painéis de cerâmica para o Museu de Arte Moderna e o Museu Whitney, em Nova York.
Em 1983, ele criou o seu próprio estúdio em Nova York, o “The Pop Shop”. O local se tornou um ponto de encontro para artistas e admiradores da cultura pop. A loja vendia camisetas, adesivos, e outros produtos com as obras de Haring.
Durante seu curto período de atividades artísticas, Haring foi uma figura proeminente entre os artistas da cultura pop. Ele desenvolveu um estilo único que se tornou uma das mais icônicas imagens da cultura da década de 1980. Para Haring, a arte deveria ser acessível para todos, e ele usou sua arte para expressar sua mensagem de positividade.
Haring também foi ativista. Ele usou sua arte para se engajar em causas sociais, como os direitos dos homossexuais, a luta contra o HIV / AIDS, e o direito à educação. Ele também fundou o Keith Haring Foundation em 1989, que promove o trabalho de artistas jovens e desenvolve programas educacionais.
Keith Haring morreu em 16 de fevereiro de 1990, aos 31 anos, devido a complicações relacionadas à AIDS. Seu trabalho continua a inspirar artistas de todo o mundo. Hoje, suas obras são exibidas em museus de todo o mundo e seu estilo único é reconhecido como um dos mais influentes da cultura pop da década de 1980. Haring é lembrado como um dos artistas gráficos mais importantes da história, e seu legado continua a viver através de suas obras.
Obras mais famosas de Keith Haring
- “The Radiant Baby” (1984)
- “Crying Boys” (1982)
- “Untitled” (1982)
- “Untitled” (1986)
- “Untitled” (1989)
- “Untitled” (1987)
- “Untitled” (1985)
- “Untitled” (1988)
- “Untitled” (1984)
- “Untitled” (1983)