Quem é Jamie Lee Curtis?
Jamie Lee Curtis é uma atriz cuja carreira abrange desde sua estreia em “Halloween” até sua vitória no Oscar por “Everything Everywhere All at Once”.
Últimas Notícias: Jamie Lee Curtis em Negociações para “Freaky Friday 2”
Jamie Lee Curtis está prestes a voltar aos cinemas em agosto com a adaptação cinematográfica do videogame “Borderlands”. Além disso, ela está em negociações com a Disney para reprisar seu papel como Tess Coleman na sequência de “Freaky Friday”. O diretor já foi escolhido, e o filme está avançando mais de 20 anos após o sucesso inesperado do original. Curtis demonstrou entusiasmo pela sequência, mencionando em uma entrevista ao The New York Times em maio de 2023 que muitos fãs ao redor do mundo perguntavam sobre a possibilidade de um novo filme. Ela comentou: “Algo realmente tocou um acorde. Quando voltei, liguei para meus amigos na Disney e disse: ‘Parece que há um filme a ser feito’.” O estúdio também está negociando com Lindsay Lohan.
Curtis parece já estar a bordo. Em 29 de março, ela compartilhou uma foto dela e de Lohan no Instagram com a legenda “DUH! FFDEUX!” Os fãs rapidamente manifestaram sua empolgação. Um comentarista disse: “Tão pronto para o filme ❤❤❤”, enquanto outro comentou: “Mal posso esperar para ver esta sequência 😍”.
Primeiros Anos e Pais
Jamie Lee Curtis nasceu em 22 de novembro de 1958, em Los Angeles, filha dos atores Tony Curtis e Janet Leigh. Ela tem uma irmã e quatro meio-irmãos. Seus pais se divorciaram quando ela tinha 4 anos, e Curtis mencionou que Tony “não estava interessado em ser pai” após o divórcio; segundo relatos da mídia, ele removeu Curtis e seus irmãos de seu testamento antes de morrer.
Embora tenha sido apresentada ao show business desde cedo, Curtis não decidiu imediatamente se tornar atriz. Ela foi líder de torcida na Westlake School, uma escola para meninas em Los Angeles, e se formou na prestigiada Choate Rosemary Hall em Connecticut em 1976. Após um semestre na Universidade do Pacífico, Curtis foi convencida a fazer um teste para o papel de Nancy Drew, uma detetive adolescente. Embora não tenha conseguido o papel, ela logo abandonou a escola para seguir a carreira de atriz.
“Halloween” e Status de “Rainha do Grito”
Curtis inicialmente conseguiu papéis em programas como “Quincy M.E.” e “Columbo”. Ela até conseguiu um papel na comédia militar de curta duração “Operation Petticoat”, baseada em um filme de 1959 que estrelou seu pai. No entanto, sua grande chance veio em 1978, quando estrelou o clássico filme de terror “Halloween”, de John Carpenter. Apesar de Carpenter inicialmente preferir a atriz Anne Lockhart para o papel, ele acabou aceitando Curtis após os produtores sentirem que sua conexão familiar com Janet Leigh evocaria a icônica imagem do filme “Psycho”, de Alfred Hitchcock.
“Halloween” arrecadou 47 milhões de dólares durante sua exibição inicial, tornando-se um dos filmes mais lucrativos com base no investimento inicial. No entanto, Curtis encontrou poucas ofertas de emprego após o sucesso inesperado do filme e lutou contra o estereótipo no gênero de terror. Seus papéis em “Prom Night” (1980), “The Fog” (1980) e “Halloween II” (1981) resultaram no título de “Rainha do Grito”.
Curtis também mostrou seu talento cômico no filme de sucesso de 1983, “Trading Places”, ao lado de Dan Aykroyd e Eddie Murphy. Sua interpretação de uma trabalhadora sexual de bom coração ajudou a levar sua carreira a um novo nível. Ela então estrelou uma série de filmes, com resultados variados, recebendo críticas positivas por “Love Letters” (1983) e “Grandview, U.S.A.” (1984). No entanto, “Perfect” (1985), no qual atuou ao lado de John Travolta, foi um fracasso de bilheteria.
Ascensão ao Estrelato: “True Lies”, Revisitação de “Halloween” e “Freaky Friday”
Curtis experimentou outro sucesso no final dos anos 1980, começando com a comédia aclamada “A Fish Called Wanda” (1988). Ela protagonizou a sitcom “Anything But Love” com o comediante Richard Lewis de 1989 a 1992, ganhando um Globo de Ouro por seu trabalho em 1990. Curtis então mostrou outro lado de suas habilidades de atuação ao estrelar ao lado de Arnold Schwarzenegger na aventura de ação “True Lies” (1994). A performance lhe rendeu um segundo Globo de Ouro, e o filme se tornou um dos maiores sucessos de bilheteria da década de 1990, arrecadando mais de 365 milhões de dólares internacionalmente.
Curtis orquestrou seu próprio retorno à carreira ao retornar às suas raízes de terror, lançando a ideia para o que se tornou “Halloween H20: 20 Years Later” (1998). Curtis foi a estrela e produtora executiva não creditada. Apesar das críticas negativas, “Halloween H20” foi um sucesso de bilheteria e “um triunfo pessoal para Curtis, se não como atriz, certamente como mulher de negócios”, escreveu David Grove, autor da biografia “Jamie Lee Curtis: Scream Queen”.
Seu retorno foi completo quando Curtis foi abordada para substituir Annette Bening, que acabara de sair da produção de “Freaky Friday” (2003). Curtis co-estrelou com Lindsay Lohan no filme da Disney sobre uma mãe e filha que trocam de corpo. “Freaky Friday” se tornou um sucesso comercial inesperado, arrecadando mais de 160 milhões de dólares com um orçamento de apenas 20 milhões de dólares. Curtis recebeu elogios, ganhando outra indicação ao Globo de Ouro e algumas de suas melhores críticas.
Semiaposentadoria e Retorno à Atuação
As aparições de Curtis na tela diminuíram após “Christmas with the Kranks” (2004), e ela se tornou principalmente conhecida como porta-voz do iogurte Activia por vários anos. Em 2006, Curtis anunciou que havia se aposentado da atuação para se concentrar em sua família e em sua carreira como autora de livros infantis. No entanto, ela ocasionalmente surgiu para papéis em produções geralmente leves, incluindo “Beverly Hills Chihuahua” (2008) e “You Again” (2010).
A partir de 2012, Curtis apareceu em papéis recorrentes em programas de TV populares como “NCIS” e “New Girl”. Apropriadamente, ela fez um retorno em tempo integral à TV em 2015 com “Scream Queens”, interpretando a reitora de uma universidade aterrorizada por um serial killer. Naquele ano, Curtis também estrelou “Spare Parts”, um drama baseado na história real de quatro estudantes do ensino médio que entraram em uma competição de robótica.
Quarenta anos após sua estreia na tela grande como Laurie Strode em um dos filmes clássicos de terror, Curtis enfrentou o malvado Mike Myers mais uma vez em um novo “Halloween” (2018). Desta vez, Curtis disse que sua personagem estava preparada para enfrentar seu antigo inimigo. “Neste caso, ela está bem preparada, ela está focada”, disse Curtis. “Ela será aquela atrás de quem as pessoas estarão quando chegar o momento, porque ela está pronta.” O filme foi aclamado pela crítica e foi um sucesso comercial, arrecadando 77,5 milhões de dólares em seu fim de semana de estreia – um desempenho histórico para um filme estrelado por uma atriz com mais de 55 anos.
Surto de Carreira Tardia e Vitória no Oscar
Em 2019, Curtis juntou-se ao elenco estrelado do mistério de assassinato “Knives Out”, que arrecadou mais de 300 milhões de dólares globalmente. Dois anos depois, ela recebeu o prestigioso Leão de Ouro por Conjunto da Obra no Festival de Cinema de Veneza. “Jamie Lee Curtis pertence àquele grupo raro de atores de Hollywood que melhor refletem as qualidades que são a própria alma da indústria cinematográfica global e seu legado”, disse o diretor do festival, Alberto Barbera.
Curtis retornou à franquia “Halloween” com as sequências “Halloween Kills” (2021) e “Halloween Ends” (2022), ambas sucessos comerciais. Curtis disse que o último filme seria sua última vez interpretando Laurie Strode, chegando a assinar um contrato falso para esse efeito.
Marido e Filhas
Curtis é casada com o ator e cineasta Christopher Guest desde 1984. Eles adotaram duas filhas, Annie e Ruby. Criando-as desde o nascimento, Annie nasceu em dezembro de 1986 e Ruby em março de 1996. Ambas as filhas se casaram no quintal da família, e Curtis oficiou o casamento de Ruby, que é transgênero.
Fortuna
Curtis e seu marido, Christopher Guest, têm um patrimônio líquido estimado em 60 milhões de dólares. As funções mais antigas de Curtis não lhe renderam muito. “A verdade é que eu realmente não ganhei muito dinheiro com os filmes de terror”, disse ela à Variety. Mas isso mudou à medida que seu estrelato cresceu. Curtis também criou a Comet Pictures, uma produtora, e é uma autora best-seller.
Livros Infantis
Curtis é uma das poucas celebridades escritoras que conquistaram tanto críticos quanto leitores. Ela desfrutou de um enorme sucesso como autora de livros infantis. Seu primeiro trabalho infantil, “When I Was Little: A Four-Year-Old’s Memoir of Her Youth”, foi publicado em 1993. A adoção de seu filho mais velho, Annie, levou ao seu segundo livro, “Tell Me Again About The Night I Was Born” (1996). Outros livros incluem “Today I Feel Silly: And Other Moods That Make My Day” (1998), “Is There Really a Human Race?” (2006), “My Mommy Hung the Moon: A Love Story” (2010), “My Brave Year of Firsts” (2016), “Me, Myselfie & I: A Cautionary Tale” (2018), e “Just One More Sleep” (2024).
Citações Famosas
“Eu sempre disse que tenho o nome do meio mais longo. Lá vai Jamie Janet-Leigh-and-Tony-Curtis’s-Daughter Curtis.”