GRUPO WALMART HISTÓRIA

Walmart: Uma História de Sucesso e Expansão Global

A Walmart, originária dos Estados Unidos, é uma das maiores corporações de varejo do mundo, com uma presença marcante em muitos países. Fundada em 1962 por Sam Walton, a empresa tem uma trajetória que se confunde com a própria evolução do varejo moderno.

Início Humilde e Filosofia Empresarial

A história da Walmart começa em Rogers, Arkansas, onde Sam Walton inaugurou sua primeira loja com um objetivo simples: oferecer produtos a preços mais baixos para ajudar as pessoas a economizar. Esta filosofia, baseada em oferecer o melhor valor pelo menor preço, é a pedra fundamental do sucesso contínuo da empresa.

Expansão e Inovação no Varejo

Com a crescente popularidade e o modelo de negócios bem-sucedido, a Walmart expandiu-se rapidamente nos EUA. Em 1970, a empresa já havia se tornado pública e começou a diversificar seus formatos de loja:

  • Supercentros: Oferecendo uma variedade de produtos, desde roupas até alimentos frescos.
  • Sam’s Club: Clubes de atacado focados em vendas em volume.
  • Walmart Neighborhood Market: Supermercados menores e mais focados.

Conquista Global

A expansão global da Walmart começou na década de 1990, estabelecendo sua presença na América Latina, Europa e Ásia. Em cada novo mercado, a empresa adaptou sua abordagem para atender às necessidades e gostos locais.

Presença na América Latina

Na América Latina, a Walmart tem uma forte presença em países como México, Brasil e Argentina. Adotando marcas locais e adaptando-se às preferências dos consumidores, a empresa tem sido capaz de conquistar a confiança do público latino-americano.

Avanço na Ásia e Europa

Na Ásia, a Walmart estabeleceu parcerias estratégicas, como a aliança com a empresa chinesa JD.com. Enquanto na Europa, a aquisição da ASDA no Reino Unido marcou seu compromisso com a expansão no continente.

Sustentabilidade e Responsabilidade Social

A Walmart tem se empenhado em práticas sustentáveis, desde a redução de resíduos até a adoção de energias renováveis em suas lojas. Além disso, a empresa é conhecida por seus programas de responsabilidade social, apoiando comunidades ao redor do mundo.

Tecnologia e Futuro

A digitalização e o e-commerce têm sido focos recentes para a Walmart. A empresa tem investido pesadamente em tecnologia, buscando melhorar a experiência do cliente tanto online quanto offline.

A trajetória da Walmart é um testemunho do poder da inovação, adaptação e compromisso com os valores fundamentais da empresa. Desde suas origens humildes até sua expansão global, a empresa tem sido uma força motriz no varejo, continuando a definir padrões e influenciar a forma como compramos e vivemos.

Grupo Walmart História

Grupo Walmart História essa empresa multinacional americana especializada no comércio a retalho, fundada por Sam Walton e agora liderada pelo seu filho mais velho, S. Robson Walton.

Fundada sob este nome em 1962, cresceu rapidamente no Arkansas, e depois levou-o por todos os Estados Unidos para começar a internacionalizar-se desde 1991. Na Europa, as lojas estão presentes na Grã-Bretanha sob o nome de Asda.

O Walmart está agora a atacar o mercado asiático. Localizado na China desde 1996, o grupo emprega cerca de trinta mil trabalhadores no país em 2006 e mais de 100.000 em 419 lojas e 20 centros de distribuição em 2015.

Está também presente no Japão sob o nome Seiyu. Em 2005,20 milhões de clientes frequentam em média todos os dias as lojas Walmart.

Grupo Walmart História
Grupo Walmart História

Em 2013, com um volume de negócios de 476 mil milhões de dólares, o WalMart tornou-se a empresa líder mundial em termos de volume de negócios. Emprega 2,2 milhões de empregados que trabalham em mais de 11.000 supermercados e hipermercados em 27 países e 71 filiais.

É o maior empregador privado nos Estados Unidos (1,2 milhões de empregados), mas também no México como bandeira Walmex e um dos maiores no Canadá.

O Walmart é hoje o maior grupo mundial de grande distribuição geral ao seu concorrente Carrefour com 3.500 lojas e uma quota de mercado estimada em 20% e o primeiro distribuidor de brinquedos com uma quota de mercado estimada em 45%, tendo ultrapassado a Toys “R” no final dos anos 90.

Conteúdos

1 História
1.1 Estreia no Arkansas
1.2 Estabelecimento e expansão de negócios
1.3 1990
1.4 De 2000 até hoje
2 Organização da empresa
2.1 Divisão WalMart dos E.U.A.
2.2 Clube Sams
2.3 Rede de Transporte
2.4 WalMart Internacional
3 Domínio do Walmart
3.1 Finanças
3.2 “O Cliente” Walmart
3.3 Gestão
3.4 Competição
4 Comentários do Walmart
4.1 Discriminação
4.2 Quebra da União

Uma Grande História Walmart

HISTÓRIA DO WALMART
HISTÓRIA DO WALMART

Grupo Walmart Estreia no Arkansas

A Walmart História remonta a 1944, quando Sam Walton iniciou a sua carreira na venda de roupa interior. Foi-lhe oferecido, pouco antes de se formar na Universidade do Missouri em Columbia, dois cargos no comércio a retalho, na Sears e JC Penney.

Aceitou a oferta de emprego desta última e começou a trabalhar numa loja JC Penney em Des Moines, em Iowa, a 3 de Junho de 1940, por um salário de 75 dólares por mês. Durante este trabalho, teve oportunidade de conhecer James Cash Penney, fundador da cadeia retalhista, durante uma visita. Permaneceu em JC Penney durante oito meses.

Em Setembro de 1945, Sam Walton comprou a franquia de George Scharlott e arrendou um Ben Franklin aNewport no Arkansas. Essa loja fazia parte de uma cadeia gerida pela Butler Brothers, um retalhista regional.

Após três anos de atividade, Walton aumentou as vendas anuais de 80 000 USD para 225 000 USD em 1948. Apesar disso, o oficial, PK Holmes, decidiu não renovar o arrendamento e Walton foi obrigado a mudar-se antes do final de 1950.

Walton queria comprar um Jim Dodson de cinco dólares em Siloam Springs, Arkansas, mas os dois discordaram no preço de compra (uma diferença de 5 000 USD). 9 de Maio de 1950 Walton comprou uma loja de Luther E. Harrison em Bentonville, Arkansas, e abriu 5 e 10 Walton.

Mais tarde, a cidade de Ozark Mountain de 2.900 pessoas tornar-se-ia o lar do futuro Walmart.

Walton ainda estava à procura dos melhores negócios possíveis com fornecedores e percebeu que podia aumentar as vendas, dando aos seus clientes o desconto que conseguia.

Em 1962 tinha nove lojas Walton’s. Inspirado pelo sucesso das cadeias de abastecimento, Walton abriu a primeira loja da sua cadeia de abastecimento em Rogers, Arkansas, este ano.

Responsável pela aquisição e manutenção da sinalização, o assistente de Sam, Bob Bogle, propôs o nome “WalMart” para o novo canal. Em 1967, a empresa cresceu e acabou por ser proprietária de 24 lojas espalhadas pelo Arkansas, tendo atingido 12,6 milhões de dólares em vendas.

Em 1968, a empresa abriu a sua primeira loja fora do Arkansas, em Sikeston no Missouri e Claremore em Oklahoma. Sam preferiu instalar-se nas grandes cidades do que nas pequenas, e tinha 78 lojas em 1969.

Foi criado um departamento de TI entre as lojas para melhorar a comunicação e os controlos, e três anos mais tarde, as vendas triplicaram de 167,5 milhões para 479 milhões de dólares americanos e o número de lojas aumentou para 163. A cadeia continuou a crescer nas décadas seguintes.

Criação e Expansão do Walmart

A empresa foi fundada a 31 de Outubro de 1969 sob o nome WalMart Stores, Inc. e em 1970 abriu a sua sede em Bentonville, Arkansas, e o seu primeiro centro de distribuição.

Depois, a empresa tinha 38 lojas espalhadas pelo Arkansas e empregava 1.500 pessoas para vendas de 44,2 mil milhões de dólares. A empresa tornou-se pública em 1970 e foi cotada no mesmo ano na Bolsa de Nova Iorque.

Nesta altura, o WalMart operava em cinco estados: Arkansas, Kansas, Louisiana, Missouri e Oklahoma e veio para o Tennessee em 1973 e Kentucky e Mississippi em 1974. O WalMart continuou a crescer rapidamente durante a década de 1980, e no seu vigésimo quinto aniversário em 1987, a empresa tinha 1.198 lojas e as vendas atingiram 15,9 mil milhões de dólares para 200.000 empregados.

Este ano foi também marcado pelo lançamento de uma rede de comunicações via satélite para uso interno (investimento colocado na altura em 24 milhões de dólares), ligando todos os pontos de venda da empresa na sede em Bentonville.

Foi a maior rede privada de comunicações via satélite da época, o que permitiu melhorar a gestão das vendas de inventário de todas as lojas e comunicar melhor com as diferentes lojas. No ano seguinte, Sam Walton deixou o seu lugar para oCEO, David Glass, que infelizmente morreu alguns anos mais tarde.

Contudo, Walton permaneceu na empresa sob o título de “Presidente do Conselho de Administração da Empresa”, e a empresa também reestruturou os gestores “seniores”, e deu aos executivos promoções que lhes permitiram adquirir maior responsabilidade.

Também em 1988, o primeiro WalMart abriu em Washington, Missouri. Nos anos 90, a empresa tornou-se uma super loja e ultrapassou a Toys “R” Us na venda de brinquedos.

Os Anos 90

A década de 1990 foi um período de crescimento sem precedentes e várias inovações na gestão da empresa. Em 1990, as receitas da empresa quadruplicaram mais 32 mil milhões de dólares do que nos anos anteriores e o WalMart comprou a empresa McLane, vendendo-a depois à Berkshire Hathaway em 2003.

Em 1991, a empresa muda-se para Conneticut, Delaware, Maine, Maryland, New Hampshire, Massachusetts, New Jersey e Nova Iorque.

Nesse mesmo ano, o WalMart lança-se internacionalmente com a abertura da sua primeira loja no México. A empresa também comprou a Western Merchandisers, Inc. em Amarillo, Texas. Em 1991, lançou a marca “Sam’s American Choice”. Sam Walton retira-se a 5 de Abril de 1992 e o seu filho mais velho, S. Robson Walton, sucedeu-o como Presidente do Conselho de Administração a 7 de Abril de 1992.

Este ano, o WalMart opera em 45 estados americanos para além de Idaho, Montana, Oregon e Porto Rico.

Em 1993, a divisão internacional do WalMart promoveu o presidente Bobby Martin. A expansão empresarial completada nos Estados Unidos com a entrada no Alasca, Hawaii, Rhode Island e Washington. Em Dezembro de 1993, o WalMart atingiu pela primeira vez mil milhões de dólares em vendas numa única semana.

O WalMart compra 91 PACE com sócios Kmart e 122 lojas Woolco no Canadá em 1994. No mesmo ano, o WalMart abriu três clubes em Hong Kong, atingindo um total de 123 lojas no Canadá e 96 no México. No final do ano, foi lançado o programa intitulado “Código Adão” para crianças desaparecidas.

O projeto tem o nome da história de Adam Walsh, um rapaz de 6 anos que desapareceu de uma loja na Florida e foi encontrado morto em 1981. O resto das cadeias retalhistas adotaram programas semelhantes desde então.

Em 1995, o WalMart tem 1.995 lojas de desconto, 239 Supercenters, 433 Sams Club e 276 lojas internacionais, acumulando vendas a 93,6 mil milhões de dólares e emprega 675.000 pessoas.

O WalMart entrou no quinquagésimo estado norte-americano, Vermont, e continua a sua expansão internacional com o mercado sul-americano: três unidades na Argentina e cinco no Brasil. A empresa foi lançada no mercado chinês em 1996 através de uma joint-venture.

Em 1997, o WalMart substitui a Woolworth na Dow Jones Industrials. A empresa ultrapassa pela primeira vez o limiar simbólico de 100 mil milhões de dólares em vendas durante o ano com 118,1 mil milhões de dólares. Nesse mesmo ano, o WalMart compra 21 lojas Wertkauf na Alemanha e lança o seu centro de nutrição OneSource.

Em 1998, o WalMart criou um novo conceito com três lojas no Arkansas: o Mercado do Bairro (“lojas locais” ou “conveniência” no Quebec). Permitem principalmente a compra de alimentos e são concebidos com o objetivo de atrair consumidores com facilidade de estacionamento e poupar tempo nas filas de espera.

O WalMart está também a lançar a rede WalMart TV, uma vasta rede de publicidade na loja que os consumidores podem conhecer as promoções atuais, os próximos concertos, as listas de bandas para lançamentos em DVD.

Em Fevereiro de 2005, um estudo estimou que esta rede é vista por 130 milhões de pessoas por mês, com uma média de 7 minutos de reprodução cada vez que uma pessoa entra numa loja do WalMart.

O WalMart também se posiciona na Coreia do Sul em 1998 por um acordo de joint-venture. A empresa posiciona o mercado coreano em Julho de 2006 depois de perder milhões de dólares em feroz concorrência que se opôs aos grandes retalhistas locais.

Em 1999, o WalMart emprega 1,14 milhões de associados, tornando-se o maior empregador privado do mundo. Sempre com resultados extraordinários, a empresa compra no mesmo ano o ASDA Group plc, um gerente retalhista de 229 lojas no Reino Unido por 10 mil milhões de dólares.

Grupo Walmart História Recente

Em 2000, quando H. Lee Scott foi nomeado Presidente e Diretor Executivo da empresa, as vendas aumentaram ainda mais para um total de 165 mil milhões de dólares. Em 2002 o WalMart entra na lista Fortune 500, representando as maiores empresas do mundo, com um volume de negócios de 219,8 mil milhões a 6,7 mil milhões de dólares em lucros. A empresa permanece então em primeiro lugar todos os anos, exceto em 2006.

Em 2004, o Grupo adquiriu a cadeia de supermercados Amigo em Porto Rico por 17 mil milhões de dólares.

Os empregados de um Walmart em Jonquière, no Quebec, são sindicalistas e tornam-se os primeiros trabalhadores sindicalizados do Walmart na América do Norte. Cinco meses mais tarde, o Walmart anunciou o encerramento da loja, por ordem da Direção.

Em 2005, a empresa criou duas novas lojas experimentais em McKinney, uma no Texas, e outra em Aurora, Colorado, que tem turbinas eólicas, painéis fotovoltaicos, etc. O Walmart abre o site Fatos do Walmart num movimento de relações públicas para responder às críticas.

O grupo é condenado pela justiça na Alemanha por proibir a ligação dos seus empregados e que a criação de uma linha direta para se denunciarem uns aos outros.

A 26 de Junho de 2006, o Walmart anunciou que a empresa se retirou completamente do mercado alemão. A quota significativa do mercado das lojas de desconto na Alemanha (cerca de 30%) não permitiu ao Walmart desenvolver-se como nos Estados Unidos. As 85 lojas existentes foram vendidas à cadeia de supermercados alemã Metro AG.

12 de Setembro de 2007 Após 19 anos sem mudanças, o Walmart lança um novo slogan, “Poupe dinheiro. Viver Melhor. “, substituindo o antigo” Preços baixos diários “. A empresa encomendou a Global Insight para informação sobre a nova campanha.

Segundo o relatório, a competição criada pelo Walmart permitiria às famílias americanas poupar 287 milhões de dólares é de 2500 dólares americanos por família, um aumento de 7,3% desde 2004.

Janeiro de 2008 Walmart abriu a sua segunda geração de lojas “verdes” em Illinois.

Março de 2008 Walmart continua a sua aquisição da retalhista japonesa Seiyu, apesar do fato de o gigante retalhista norte-americano nunca ter lançado lucros no Japão. O Walmart tem agora mais de 3.000 lojas fora dos Estados Unidos.

A 30 de Junho de 2008 o Walmart revelou um novo logótipo da empresa, com a notável ausência da estrela entre as palavras “Wal” e “Mart” e seguido de um desenho estilizado. O antigo logótipo foi utilizado 18.

Em Novembro de 2010, o WalMart lança uma aquisição de 51% do retalhista sul-africano Massmart, por um custo estimado de 1,61 mil milhões de euros para ganhar uma posição no continente africano.

Em 2012, o WalMart realiza um volume de negócios de 469 milhões de dólares e 17,6 mil milhões de dólares em lucros, o Walmart é a segunda empresa no mundo em termos de receitas atrás da Shell e a primeira grande empresa de distribuição.

Com 2,1 milhões de empregados a trabalhar em mais de 6100 supermercados e hipermercados (bem como nas suas filiais). É o maior empregador privado dos Estados Unidos com 1,2 mil milhões, mas também o do México sob a bandeira de Walmex.

Em Julho de 2015, o Walmart adquiriu por um montante desconhecido os 49% que ainda não possuía em Yihaodian.com, uma empresa chinesa de venda a retalho online, depois de as autoridades chinesas terem permitido a aquisição total de empresas chinesas por empresas estrangeiras do setor. Tinha adquirido os restantes 51% em 2012.

Em Agosto de 2016, o Walmart anunciou a aquisição da Jet.com, uma start-up americana especializada na distribuição online, a fim de reforçar a sua distribuição e fornecimento online para competir com a Amazónia de maior dimensão.

Organização da Empresa

A empresa concentra-se em três principais redes de distribuição: WalMart U.S. Division, Sam’s Club, e WalMart internacional.

A empresa trabalha com nove tamanhos diferentes de lojas: supercentrais, lojas de alimentos e drogas, lojas de mercadorias em geral, bodegas (pequenos comerciantes), lojas de auto-serviço, clubes de preços de sócios, lojas de vestuário, lojas de desconto suave, e restaurantes.

WalMart Divisão dos EUA

A Divisão WalMart dos EUA é a maior rede de distribuição, representando 67,2% das vendas do ano fiscal de 2006. Este segmento consiste em três formatos de loja nos Estados Unidos: Lojas de Peões, Supercentros e Mercados de Vizinhança.
Esta divisão inclui também o Walmart.com, o site de vendas online. 6 de Fevereiro de 2007A empresa lançou uma versão beta do seu serviço de vídeo a pedido, que vende 3.000 filmes e episódios de séries televisivas de quase todas as grandes empresas de produção cinematográfica e televisiva.

Lojas de desconto WalMart

WalMart Discount Stores é uma cadeia de lojas que varia de 9.200 m 2 a 20.800 m 2, com uma área média de 9400 m 2.

Vendem produtos do dia-a-dia, e especialmente produtos não alimentares. Estas lojas vendem brinquedos, acessórios para animais de estimação, vestuário, acessórios para automóveis, equipamento desportivo, filmes e música e muito mais.

Muitos têm também um espaço dedicado à jardinagem, farmácia, Tire & Lube Express, centro ótico, laboratório fotográfico, e fast food. Alguns também têm uma bomba de gasolina. A primeira abriu em Rogers, Arkansas, em 1963. Mais tarde foi expandido e renovado para um WalMart Supercenter 24H.

Em 31 de Outubro de 2007 havia 988 lojas de desconto WalMart nos Estados Unidos. Em 2006, a loja de desconto mais movimentada do mundo foi a de Rapid City, Dakota do Sul.

WalMart Supercenter

O WalMart Supercenters é uma cadeia de hipermercados com uma área de 9100 m2 com 24.248 m2 para os maiores, com uma média de 18 302 m2. Os supermercados vendem o que vende loja de desconto, mas também todos os serviços de um supermercado: carne, aves, alimentos congelados, mariscos, etc.

Muitos WalMart Supercenters têm outros serviços associados: área de jardim, animais de estimação, farmácia, centro ótico, laboratório fotográfico, e muitas outras lojas contíguas: telemóveis, cabeleireiro, aluguer de DVDs, bancos, restaurantes de fast-food, serviço de estação (a maioria dos quais vem da Mobil Oil Corporation (o nome de “Murphy USA”), Sunoco (“Otima”) e Tesoro Corporation (“Mirastar”).

O primeiro Supercenter abriu em 1998 em Washington, Missouri. Um semelhante WalMart Hypermart USA abriu em Garland, Texas. Todos os Hypermart U.S. Subsequentemente, foram fechados ou convertidos em Supercenters. Em 31 de Outubro de 2007, havia 2.419 Supercenters do WalMart nos Estados Unidos.

Mercado do Bairro Walmart

O WalMart Neighborhood Market é uma cadeia de mercearias predominantemente lançada pelo WalMart em 1998. Estas lojas são concebidas em oposição aos hipermercados.

De tamanho mais pequeno, são feitos para “consumidores que querem estacionar facilmente e pagar rapidamente”. As lojas do mercado de vizinhança oferecem uma seleção de produtos incluindo uma vasta gama de alimentos, produtos farmacêuticos, cosméticos e cuidados, mas também desenvolvem um serviço de fotografia e uma pequena seleção de mercadorias em geral.

Tipicamente localizados em áreas que já têm um WalMart Supercenter, apoiam a rede de distribuição. A 31 de Outubro de 2007, existiam 128 mercados de vizinhança nos Estados Unidos.

Um Mercado de Bairro tem uma área de cerca de 3900 m 2, um quarto do tamanho de um Supercenter nos Estados Unidos. No entanto, em muitos países, uma loja deste tamanho já está classificada como supermercado ou mesmo como um “hipermercado compato”. Tal loja emprega 80 a 100 pessoas e oferece uma média de 28 000 artigos.

Clube Sams

Os armazéns do Sam’s Club são relativamente pequenos (12 263 m 2 em média, um Supercenter oferece 17.372 m 2 em média) emprega 160-175 pessoas cada um, 5.500 objetos diferentes vendidos.

Com exceção de alguns serviços (ótica, farmácia, venda de bebidas alcoólicas), deve ser membro para fazer compras no Sam’s Club, ou aceitar um excedente de 10% de compras, ou ter cupões, por exemplo, de publicidade fornecida por jornais. As mercadorias são quase todas apresentadas em paletes e não em prateleiras.

Em 2014, 580 jóias do Sam’s Club vendaaint, óculos de sol, eletrónica, flores, comida, por vezes sob marca própria ( marca de membro, padeiros e cozinheiros ou Sam’s Club ). A maioria inclui também uma farmácia, uma loja de fotografia, um oculista. Foi isso que vendeu a escolha e grande valor da Sam, que estão disponíveis no clássico WalMart.

O primeiro Sam’s Club abriu em Abril de 1983 em Midwest City, Oklahoma. O nome vem obviamente de Sam Walton. Em 1993, o WalMart comprou a adesão ao Kmart ao PACE e transformou-os (embora não todos) no Sam’s Club.

Atualmente, o Sam’s Club tem mais de 48 milhões de membros nos Estados Unidos, e é proprietário de 580 lojas. Há também cem Sam’s Clubs fora dos Estados Unidos (Brasil, China, México e Porto Rico).

Havia seis lojas no Canadá, mas para competir com a Costco Wholesale o seu principal concorrente e devido à situação económica em 2009, a gerência do WalMart anunciou a 27 de Fevereiro de 2009 que fecharia seis lojas Sam’s Club Canada a 1 de Março de 2009. A divisão Sams Club das Lojas WalMart, Inc. tem uma receita total de 37,1 milhões de dólares para o ano fiscal de 2005.

Rede de transporte

Gastando menos dinheiro em transportes, o WalMart levou alguns dos seus fornecedores a deslocarem e otimizaram fortemente a sua cadeia logística e, em particular, a sua frota de camiões (cerca de 6.500 tratores, 55.000 reboques e 7.000 motoristas em 2014, o que faria com que, por exemplo, viajassem 1,12 milhões de quilómetros em 2012 para os Estados Unidos) em termos de eficiência energética.

Com a ajuda do Departamento de Energia dos EUA (DOE) estima que 6 a 9 mil milhões de L / ano de gasóleo poderiam ser poupados no país se os camiões consumissem menos combustível, a empresa anunciou que, além disso, conseguiu economias de escala significativas para a sua frota de camiões, na sua maioria UPS ou FedEx, mas não atingiu o seu objetivo (18 l / 100 km em 2015).80% do objetivo foi atingido em meados de 2014 Walmart.

WalMart Internacional

A Wal Mart internacional gere atualmente 2.980 lojas em catorze países exceto os Estados Unidos: Canadá, México, Grã-Bretanha, China, Brasil, Argentina, Chile (Valparaiso) e Japão.

Representa 92 mil milhões de dólares em receitas, ou 40,7% das vendas da empresa em 2007.

Historia do Walmart Canadá

O Walmart abriu lojas no Canadá através da aquisição da Woolworth à sua divisão Woolco. Todos os ramos de Woolworth serão adquiridos pelo Walmart, com exceção de algumas lojas que foram sindicalizadas.

Em 2007, a empresa tinha 278 lojas, empregando 70.000 canadianos. A sede da divisão canadiana está localizada em Mississauga, Ontário. A 8 de Novembro de 2006, foram abertos os três primeiros Supercenters canadianos. Três meses depois, já existiam seis Supercenters do Walmart no Canadá.

Walmart Japão

O Walmart entrou no Japão em 2002 ao adquirir a Seiyu, uma empresa com 400 lojas no Japão. Desde a aquisição, a Seiyu anunciou perdas de até 20,93 mil milhões de ienes para o ano de 2007.

Reino Unido

O domínio do Walmart
finanças
Um gráfico mostrando as vendas do Walmart em 2006 em comparação com as maiores empresas francesas ( no total, AXA…)

Em 2011, o seu volume de negócios foi de 447 mil milhões de dólares e o lucro de 15,7 mil milhões de dólares. O Walmart é hoje o maior grupo mundial de grande distribuição geral antes do seu concorrente Carrefour com 3.500 lojas e quota de mercado estimada em 20% e no primeiro distribuidor de brinquedos com uma quota de mercado estimada em 45%, tendo ultrapassado Toys “R “us na década de 1990.

O “Cliente” Walmart

Em 2007, mais de 176 milhões de pessoas em todo o mundo eram clientes do WalMart por semana. Os clientes vêm principalmente para os preços baixos, correlacionados com o slogan que o Walmart utilizou em 1962-2006, os “preços baixos, sempre” (“Preços baixos, sempre”), sendo o rendimento médio de um cliente do Walmart inferior à média nacional.

Um inquérito de 2006 indicou que 76% dos clientes semanais do Walmart votaram em George W. Bush nas eleições presidenciais de 2004, enquanto apenas 23% votaram no democrata John Kerry.

Em comparação com outras cadeias retalhistas nos Estados Unidos, os clientes regulares do Walmart são mais favoráveis ao Partido Republicano.

Em Setembro de 2006, o Walmart decidiu alargar a sua base de clientes anunciando o fim da estratégia de “tamanho único” (“igual para todos”) e agora organizando lojas de acordo com a sua localização para um dos seis grupos: “Afro-americanos, pessoas abastadas, casais cujos filhos saíram de casa, hispânicos, suburbanos e zonas rurais”.

Seis meses mais tarde, a empresa lançou o seu novo slogan “Poupar dinheiro às pessoas para que possam viver uma vida melhor” (“Poupar dinheiro aos consumidores para que possam viver uma vida melhor”).

Isto reflete três grandes grupos formados pelo WalMart para os seus 200 milhões de clientes: as “aspirações de marca” (pessoas de baixos rendimentos obcecadas por marcas), os “afluentes sensíveis ao preço” (clientes mais ricos que procuram uma boa relação qualidade-preço), e os “compradores com uma boa relação qualidade-preço” (clientes que procuram preços baixos e não têm dinheiro para comprar mais caro).

A Administração

Esta secção está vazia, não é suficientemente detalhada ou incompleta. A vossa ajuda é bem-vinda!
Concurso

O grupo retalhista francês Carrefour tem mais de 12.500 lojas em 30 países (para um volume de negócios total de quase 100 mil milhões de euros). Este grupo não pode ser considerado como um concorrente do Walmart.
De fato, o Walmart tem uma presença principalmente na América do Norte, enquanto o Carrefour está conspicuamente ausente desta região.
Comentários do Walmart
O Walmart levanta algumas críticas. As histórias do cinema americano, WalMart, o gigante retalhista, Rick Young e Hedrick Smith (2004) fizeram do Walmart um estudo de caso sobre as consequências sociais e económicas da ideologia neoliberal com escala de um país (Estados Unidos) como um todo.

Mostra, em particular, como a maioria dos fornecedores do Walmart teve de deslocar a sua produção para a China a fim de cumprir as especificações exigidas pelo Walmart em matéria de preços, o que favoreceu um desequilíbrio crescente (défice de 200 mil milhões de dólares por ano) em favor da China nas trocas económicas da China – os Estados Unidos, e quase os transformou em “países do Terceiro Mundo” exportadores de matérias-primas e importadores de bens manufaturados de alta tecnologia.

O WalMart conduziu indiretamente à ruína de muitas pequenas cidades americanas, privadas das suas indústrias tradicionais, e assim ao empobrecimento crescente de uma grande parte da população dos EUA.

O “efeito WalMart” ( Efeito WalMart ) é descrito como o impato da implementação de uma grande loja de departamentos que irá impulsionar pequenas lojas (reduzindo assim a concorrência) e levar à redução dos salários dos funcionários de comerciantes concorrentes.

Inversamente, pode ter algum efeito benéfico na inflação, aumentando o poder de compra dos clientes na área de influência desta loja de departamentos. O efeito foi discutido na cultura popular, particularmente na série de televisão South Park como um episódio dedicado a ela.

Em 2005, o Walmart recebeu o Prémio do Júri da Declaração de Berna em “direitos laborais” pelo seu desrespeito pelos direitos humanos e direitos laborais na sua cadeia de fornecimento em países como o Lesoto, Quénia e Tailândia. O prémio foi entregue à empresa no Fórum de Davos.

Discriminação
Em 2001, sete funcionários do WalMart dos EUA apresentaram queixas de discriminação sexual, alegando que eram “pagos menos do que os homens em posições comparáveis, apesar de melhores qualificações e maior antiguidade.

Em 2007, um juiz federal permitiu que estes funcionários representassem todos os funcionários do WalMart desde Dezembro de 1998, envolvendo aproximadamente 1,5 milhões de pessoas. Desgastada no recurso, a decisão foi mantida por pouco (6 a 5) pelo Tribunal de Recurso de São Francisco.

Desgastado novamente no recurso interposto pela empresa, o Supremo Tribunal dos EUA concordou em considerar o caso a 6 de Dezembro de 2010. Não tão grande “acção coletiva” (acção coletiva) foi realizada nos Estados Unidos.

20 de Junho de 2011, numa decisão unânime, o tribunal bloqueia a acção.

Destruição dos sindicatos

O lema da multinacional mudou pouco desde o seu início de Always Low Price – Always, que se referia ao melhor preço, para Always Low Price – referindo-se sempre aos preços mais baixos em geral.

Os métodos que hoje em dia têm sido bem sucedidos são as fontes de crítica. Devido aos preços baixos são alcançados através da minimização ótima dos custos (produto e mão-de-obra). O grupo é conhecido pelos salários muito baixos dos seus empregados e pelas suas posições muito anti-unionais.

Durante 40 anos de existência, nenhum grupo teve representação sindical, com exceção de um grupo de açougueiros nos Estados Unidos que conseguiu organizar o seu departamento, mas depois foi substituído por carne embalada.

Em 1 de Maio de 2007, a Human Rights Watch divulgou um relatório sobre a repressão dos direitos dos trabalhadores e dos sindicatos na empresa.

Os gestores são formados e forçados a lutar contra a organização sindical ou qualquer acção laboral, incluindo legal, o que, devido às leis americanas com uma protecção muito baixa para os empregados, levou a que os empregados não pudessem tomar medidas coletivas para fazer valer os seus direitos em termos de salários, horários de trabalho ou luta contra a discriminação sexual.

Alemanha
A política anti-sindical da empresa, de acordo com vários analistas, a sua desestruturação na Alemanha, onde os consumidores evitaram os corredores do Walmart.

Um filme Walmart: The High Cost of Low Price, produzido nos Estados Unidos, denunciou as práticas empresariais e sociais desta empresa.

Canadá
Artigo principal: Walmart #anti-union.
China
Em 2006, após um confronto com o governo chinês sobre a abertura de uma loja, o Walmart foi pela primeira vez obrigado a aceitar uma representação sindical estatal no seio de sessenta lojas.

Estados Unidos da América
Chicago
Quando o Walmart se preparava para abrir a sua primeira loja na cidade americana de Chicago, a cidade decidiu implementar uma lei para assegurar um tratamento humano aos empregados das lojas, incluindo o fornecimento de seguros de saúde e uma compensação adequada para viver na cidade.

O regulamento, que se baseia na política de Costco, que tinha acabado de abrir a sua loja inaugural na cidade, provocou protestos não só do Walmart, mas também da Sears, Target, Bloomingdale’s e Home Depot.

Quando outras lojas ameaçaram deixar a cidade de Chicago e mudar-se para os subúrbios, a cidade foi forçada a abandonar os seus planos para melhorar as condições de vida dos trabalhadores para o comércio.