HISTORIA DO BASQUETE NO BRASIL

A Historia do Basquete no Brasil é bem recente se comparada a outras modalidades, porém, a mesma é muito representativa, mesmo que em pouco tempo.

Olá, tudo bem?

Hoje vamos falar um pouquinho mais sobre a Historia do Basquete no Brasil, então, faça uma pipoca e sente para ler, pois ela é interessantíssima.

O basquete é um desporto disseminado em todo o mundo, e são raras as nações que não possuam ligas nacionais desse esporte tão bom de se jogar e assistir.

Portanto, é inevitável que o naipe feminino seja tão desenvolvido quanto o masculino, o primeiro a ser fundado no mundo.

No Brasil, a história do basquete é um pouco mais recente, principalmente quando falamos de participações em Jogos Olímpicos.

Porém, as participações renderam bons frutos, e marcaram nomes de atletas incríveis na história do basquete mundial feminino, como a Magic Paula e a icônica Hortência Macari.

Então, podemos dizer que temos uma história bonita pra ser contada? Podemos sim, e é o que vamos fazer hoje!

Pensando nisso, preparamos um conteúdo incrível sobre o basquete feminino Brasil, falando sobre títulos conquistados e também sobre as participações nos Jogos Olímpicos.

Portanto, caso queira saber melhor sobre a Historia do Basquete no Brasil, acompanhe-nos até o final e deixe seu comentário.

Afinal, sua opinião é de suma importância para que possamos continuar trazendo um conteúdo de qualidade aqui pro blog.

Sem maiores delongas, vamos lá! Leia conosco:

A Historia do Basquete no Brasil

História do Basquete Feminino
História do Basquete Feminino

Agora que já lhe introduzimos ao conteúdo que iremos trazer hoje, vamos lhe contar quais são os principais títulos da Historia do Basquete no Brasil.

Portanto, acompanhe-nos nessa importante lista:

  • Campeonato Mundial: ouro em 94 e bronze em 71;
  • Campeonato Sul-Americano: ouro em 1954, 58, 65, 67, 68, 70, 72, 74, 78, 81, 86, 89, 91, 93, 95, 97, 99, 2001, 03, 05, 06, 08, 10, 13, 14 e 16. Prata em 1946, 52, 60, 77, 84, 18. Bronze em 1956 e 62;
  • Copa América: ouro em 1997, 2001, 03, 09 e 11. Prata em 1989, 93, 99 e 2005. Bronze em 2007, 13 e 19;
  • Jogos Pan-Americanos: ouro em 1967, 71, 91 e 2019. Prata em 1959, 63, 87 e 2007. Bronze em 1955, 83, 2003 e 11.

Ao todo, são 62 medalhas e colocações no pódio, contando com as participações em Jogos Olímpicos na Historia do Basquete no Brasil.

Você deve ter sentido falta das medalhas olímpicas, não é mesmo?

Mas calme, abaixo deixamos um tópico exclusivo falando sobre as participações nos jogos. Então leia conosco:

Historia do Basquete no Brasil e no mundo das Olimpíadas

Participações olímpicas
Participações olímpicas

E então, agora que já sabe um pouco melhor sobre as principais conquistas do basquete feminino aqui no Brasil, está na hora de conhecer as participações olímpicas.

O basquete feminino já viveu muitas glórias, superiores ao momento atual.

Em sua história, carrega vitórias incríveis, as quais já auxiliaram – e muito – a nação brasileira na contagem geral de pontos.

Vale lembrar que o desporto só foi incluído nos Jogos Olímpicos a partir de 1976, e o basquete feminino do Brasil começou sua jornada de participações somente em 1992.

Continue lendo e veja um pouco mais sobre as principais participações do basquete feminino brasileiro em olimpíadas.

1# Barcelona, 1992

Barcelona, 92
Barcelona, 92

Jamais poderíamos falar do naipe feminino de basquete sem contarmos de Barcelona, em 92.

Destaque para as famosas Magic Paula e Hortência, as quais carregaram a história do Brasil pra um inédito quarto lugar nas olimpíadas.

A equipe ainda era formada por: Joyce Batista, Adriana Santos, Simone Pontello, Maria Bertolotti, Helen Luz, Ruth, Marta Sobral, Vánia Souza, Janeth e Nádia Bento.

2# Atlanta, 1996

Atlanta, 96
Atlanta, 96

Conhecida como geração de ouro, a então quarto lugar olímpica se superou, perdendo somente as finais da competição pra equipe anfitriã, os EUA.

Até hoje ficou marcada na Historia do Basquete no Brasil como sendo a melhor geração do desporto.

3# Sydney, 2000

Sydney, 2000
Sydney, 2000

Durante a fase de grupos confirmaram seu favoritismo derrotando toda e qualquer nação que se opunha a sua frente, passando sufoco na fase eliminatória, perdendo na semi para a anfitriã, Austrália.

Mais uma vez a seleção brasileira de basquete feminino subiu ao pódio, porém, desta vez com vitória na disputa pelo terceiro lugar em cima da seleção da Coréia do Sul, campeã asiática da época.

Essa foi a última medalha da seleção feminina nas Olimpíadas.

4# Atenas, 2004

Atenas, 2004
Atenas, 2004

Como última participação expressiva, o basquete feminino conquistou o quarto lugar nas olimpíadas de Atenas, em 2004.

Composta por uma equipe mista, com seis atletas vice-campeãs em Atlanta e seis novas jogadoras, a seleção perdeu a disputa de terceiro lugar pra favoritíssima Rússia.

As 2 Principais Jogadoras na Historia do Basquete no Brasil

historia do basquete no brasil e no mundo
Historia do basquete no Brasil e no mundo

Então, se uma seleção conseguiu durante várias competições seguidas vitórias e resultados expressivos, com certeza possui estrelas, certo?

Correto!

Desde a primeira participação o Brasil carrega nomes conhecidos mundialmente no esporte, sendo assim, separamos as 2 principais e suas respectivas contribuições ao esporte.

Portanto, leia conosco:

1# Hortência Macari

Hortência Macari
Hortência Macari

Conhecida mundialmente, Hortência pode ser considerada como principal atleta da geração feminina do basquete do Brasil que fez escola em todo o mundo.

Lembrada até então por suas respiradas fundas antes dos lances livres, a mesma levou o título de melhor jogadora de copas do mundo de todos os tempos pela FIBA, em 2018.

Seus principais títulos são:

  • 2º em Atlanta, 96;
  • 1º no campeonato mundial da Austrália, em 94;
  • fez história nos pan-americanos, possuindo os três lugares no pódio, 3º em 83 (Caracas), 2º em 87 (Indianápolis) e 1º em 91 (Havana).

2# Magic Paula

Magic Paula
Magic Paula

Maria Paula Gonçalves da Silva, recebeu o apelido em homenagem a habilidade que tinha, similar a do astro do basquete americano, Magic Johnson.

Ela é considerada como outra entre as melhores atletas do esporte mundial, sendo a segunda maior pontuadora da Historia do Basquete no Brasil, ficando atrás apenas da rainha Hortência.

Seus principais títulos são:

  • 2º em Atlanta, 96;
  • 1º no campeonato mundial da Austrália, em 94;
  • 1º nos pan-americanos de Havana, em 91.
historia do basquete no brasil
Americup, 2019

E então, gostou de conhecer ainda mais sobre a Historia do Basquete no Brasil? O que mais lhe encantou?

O que acha que levou a uma queda de rendimento tão grande da seleção brasileira no meio olímpico? As mesmas foram eliminadas na fase de grupos no Rio, em 2016.

Veja mais historias dos jogos em nossa pagina historia do esporte.