O pintor Henri Julien Félix Rousseau é considerado um dos principais expoentes do movimento Surrealista. Pintor autodidata autodiscípulo, nasceu em 22 de maio de 1844 em Laval, França, e sua obra foi alvo de inúmeras críticas de artistas em sua época, sendo consideradas pouco realistas e de certa forma caricatas, apesar de terem uma grande influência no movimento modernista, principalmente na década de 1920.

Durante a juventude, Rousseau trabalhou como um guarda de fronteira na Suíça, até se mudar para Paris em 1870, onde começou a desenvolver suas obras. Obras como “A Escada do Sucesso” (1890) e “Carnaval em Nova Orleães” (1886) são alguns dos principais trabalhos produzidos. Nelas os elementos da natureza eram retratados de forma crua, como se Rousseau os tivesse encontrado em sua forma mais pura e simples. O surrealismo nos elementos de suas obras, bem como em sua técnica tradicional, originou diversos outros artistas modernos, como Pablo Picasso e Marc Chagall.
Rousseau também foi influente no campo da ilustração, publicando diversas caricaturas e charge, além de obras de caráter mais artístico. Assim foi possível ver a crua natureza selvagem retratada em sua obra “A Selva” (1910), ou seu relevo em “O Bosque de Noche” (1913). Nesses e em muitos outros quadros é possível ver o seu processo de simplificação dos elementos da natureza e sua busca pela essência das coisas.
Rousseau influenciou seu ambiente de maneira significativa, pois viu-se também na obra de outros artistas a mesma simplicidade na abordagem de elementos, como a natureza, animais e paisagens. Um exemplo disso é a obra do fotógrafo Edward Weston, que bebeu da mesma fonte de inspiração; a simplicidade e o surrealismo que Rousseau que colocou em suas obras.
O trabalho de Rousseau foi extremamente importante para o movimento modernista, especialmente durante a década de 1920. Nessa época, grandes artistas como André Breton e Salvador Dalí, bebeu da fonte do surrealismo encontrado nas obras de Rousseau, destacando aprimorando e distorcendo o conceito.
Henri Rousseau é reconhecido como um dos maiores artistas da história da arte moderna. Seu surrealismo único, somado ao seu tratamento simplista dos elementos da natureza, resultou em obras que ainda permanecem como inspiração para inúmeros artistas. Suas obras são caracterizadas por seu olhar realista, com elementos retratados cruamente, porém com um toque de surrealismo, convidando o espectador a ver algo além do que se vê. Tornou-se assim um ícone do surrealismo moderno, e suas obras são vistas até hoje como verdadeiras obras primas.
