Queen Lead Singer Freddie Mercury
Freddie Mercury é um dos artistas mais versáteis e cativantes do mundo do rock, sendo o vocalista da banda Queen. Ele é mais conhecido por sua obra-prima operática “Bohemian Rhapsody”, que também foi o título de um filme biográfico de 2018 sobre sua vida.
Quem Foi Freddie Mercury?
Freddie Mercury foi um cantor, compositor e músico cuja música alcançou o topo das paradas dos EUA e do Reino Unido nas décadas de 1970 e 1980. Como líder da banda Queen, Mercury foi um dos cantores mais talentosos e inovadores da era do rock. Nascido como Farrokh Bulsara na Tanzânia, Mercury estudou piano em um internato na Índia, e depois fez amizade com vários músicos no Ealing College of Art em Londres. Mercury morreu de pneumonia brônquica relacionada à AIDS em 24 de novembro de 1991, aos 45 anos.
Infância
Mercury nasceu Farrokh Bulsara em 5 de setembro de 1946, em Zanzibar. Os pais de Mercury, Bomi e Jer Bulsara, eram parses, seguidores da religião zoroastriana cujos ancestrais vieram da Pérsia. Após se casarem, Bomi e Jer se mudaram para Zanzibar, Tanzânia, onde Bomi trabalhava como caixa no Tribunal Superior do governo britânico. A família levava uma vida relativamente afluente, com uma babá e outros trabalhadores domésticos. A irmã de Mercury, Kashmira, nasceu em 1952.
Aos 8 anos, os pais de Mercury o enviaram para um internato em Bombaim (atual Mumbai), na Índia, onde ele estudou piano e passava o tempo livre com sua tia e avós. Não demorou muito para que o carismático jovem se juntasse à sua primeira banda, The Hectics. Em 1963, Mercury voltou para Zanzibar.
Após uma revolução sangrenta nas ilhas em 1964, a família fugiu para Londres. Mercury frequentou o Ealing College of Art e fez amizade com vários músicos.
Em 1969, Mercury juntou-se a um grupo chamado Ibex como vocalista. Ele tocou com algumas outras bandas antes de se unir aos futuros membros do Queen.
Dentes e Alcance Vocal
Mercury nasceu com quatro dentes a mais na parte de trás da boca, o que causava seu famoso sorriso com dentes protuberantes. Na verdade, seu apelido na infância era Bucky.
Mercury nunca consertou seus dentes porque tinha medo de que isso arruinasse seu impressionante alcance vocal de quatro oitavas.
Queen
Mercury conheceu seus futuros companheiros de banda, o baterista Roger Taylor e o guitarrista Brian May, por volta da época em que se mudou para Londres nos anos 1960. Eles se encontraram com o baixista John Deacon em 1971. O quarteto, que Mercury apelidou de Queen, fez seu primeiro show juntos em junho daquele ano.
Em 1973, o Queen lançou seu primeiro álbum, intitulado “Queen”. Eles rapidamente seguiram com seu segundo álbum, “Queen II”, em 1974, que gravaram em pouco mais de um mês. O álbum foi o primeiro gosto das harmonias características do grupo e estilos musicais, incluindo baladas, folk, blues, metal, pop e rock, e incluía o single “Seven Seas of Rhye”.
A música do Queen, no entanto, realmente só chamou a atenção com seu terceiro álbum, “Sheer Heart Attack”, também lançado em 1974.
Com um som descrito como uma fusão de hard rock e glam rock, o Queen teve um sucesso ainda maior no ano seguinte com seu quarto álbum, “A Night at the Opera” (1975).
A popularidade do Queen continuou a crescer no final dos anos 70 e início dos anos 80 com “A Day at the Races” (1976), “News of the World” (1978) e “The Game” (1980). Após “The Works” (1984), a capacidade do grupo de vender álbuns começou a diminuir, embora o Queen continuasse a atrair grandes multidões ao vivo em todo o mundo.
Além de seus talentos como cantor e compositor, Mercury era um showman habilidoso. Ele sabia como entreter o público e como se conectar com eles. Gostava de usar fantasias – muitas vezes com spandex justo – e desfilava pelo palco, incentivando os fãs a se juntarem à diversão. Artístico por natureza, Mercury também estava ativamente envolvido no design da arte de muitos dos álbuns do grupo.
Mercury também levava um estilo de vida extravagante. Ele adorava champanhe e gostava de colecionar arte, uma vez gastando mais de $400.000 em um conjunto de porcelanas pintadas à mão. Sempre pronto para uma festa, Mercury organizava celebrações elaboradas; para um aniversário em particular, ele levou um grupo de amigos para a ilha de Ibiza. A ocasião foi marcada por fogos de artifício e dança flamenca.
Em 1989, Mercury retirou-se em grande parte da vida pública. Ele não promoveu nem fez turnê para o próximo álbum do Queen, “Innuendo” (1991), e rumores sobre possíveis problemas de saúde começaram a circular.
Morte
Mercury morreu de pneumonia brônquica relacionada à AIDS em sua mansão em Londres em 24 de novembro de 1991. Ele tinha 45 anos.
No dia anterior à sua morte, em 23 de novembro de 1991, Mercury divulgou um comunicado: “Gostaria de confirmar que fui testado positivo para HIV e tenho AIDS. Achei correto manter essa informação privada até o momento para proteger a privacidade daqueles ao meu redor. No entanto, chegou a hora de meus amigos e fãs em todo o mundo saberem a verdade e espero que todos se unam aos meus médicos e a todos ao redor do mundo na luta contra esta terrível doença.”
O amigo de longa data e companheiro de banda Roger Taylor forneceu algumas informações sobre a decisão de Mercury de manter sua luta contra a AIDS em sigilo. “Ele não queria ser visto como um objeto de piedade e curiosidade, e não queria abutres circulando sobre sua cabeça”, disse Taylor, de acordo com um relatório na Entertainment Weekly. O mundo do rock lamentou a perda de um de seus artistas mais versáteis e cativantes.
Para homenagear sua memória, o Freddie Mercury Tribute: Concert for AIDS Awareness foi realizado em abril de 1992 no Estádio de Wembley. Uma ampla gama de artistas de rock – desde Def Leppard a Elton John – se apresentou para celebrar Mercury e avançar na luta contra a doença que tirou sua vida. No mesmo ano, a obra-prima operática de Mercury, “Bohemian Rhapsody”, apareceu no filme “Wayne’s World” e retornou às paradas de pop da Billboard 100, ilustrando seu apelo atemporal.
Filme “Bohemian Rhapsody”
Lançado em 2018, o filme “Bohemian Rhapsody”, estrelado por Rami Malek de “Mr. Robot” como Mercury, segue a ascensão do Queen até sua lendária performance no Live Aid em 1985.
Após o lançamento do filme, a música do Queen viu um ressurgimento em popularidade décadas após seu último álbum de estúdio. A música do grupo “Bohemian Rhapsody” saltou da 87ª posição global no Spotify no dia anterior ao lançamento do filme para a 15ª uma semana depois, e atingiu a Billboard 100 pela terceira vez.
Fatos Rápidos
Data de nascimento: 5 de setembro de 1946
Cidade de nascimento: Zanzibar
País de nascimento: Tanzânia
Signo astrológico: Virgem
Escolas: Ealing College of Art
Data de falecimento: 24 de novembro de 1991
Cidade de falecimento: Londres, Inglaterra