Edgar Allan Poe biografia – A vida e os escritos do poeta norte-americano

Edgar Allan Poe foi um poeta, contista, crítico literário e editor norte-americano, que nasceu em Boston, Massachusetts, em 19 de janeiro de 1809. Ele é amplamente reconhecido como um dos maiores escritores da língua inglesa do século XIX, e seus contos de terror e mistério têm sido adaptados em filmes, séries de TV, peças de teatro e óperas.

Poe foi criado por Elizabeth Arnold Hopkins Poe, uma viúva de Baltimore, e sua família adotiva, John e Frances Allan. Depois de se mudar para a Inglaterra com os Allans, Poe entrou para a Escola de Chelsea em Londres. Em 1820, ele voltou para os Estados Unidos e entrou na Universidade de Virginia, onde estudou direito.

Em 1827, Poe publicou seu primeiro poema, “A Colina do Tigre”, e dois anos depois, foi nomeado cadete na Academia Militar de West Point. Entretanto, ele desistiu da academia após um ano, devido a problemas financeiros e a sua desilusão com a disciplina militar. Após sair de West Point, Poe começou a escrever para vários jornais e revistas, e em 1831, ele publicou seu primeiro livro de poemas, Tamerlane and Other Poems.

Em 1835, Poe começou a trabalhar como editor e crítico literário em jornais, como o Southern Literary Messenger e o Graham’s Magazine. Durante esse tempo, ele também publicou alguns dos seus contos mais famosos, incluindo “The Fall of the House of Usher”, “The Masque of the Red Death” e “The Murders in the Rue Morgue”. Em 1845, ele publicou seu poema mais famoso, “The Raven”.

No final de sua vida, Poe enfrentou problemas financeiros e alcoolismo. Ele morreu em 7 de outubro de 1849, em Baltimore, devido a complicações relacionadas ao alcoolismo. Após sua morte, seus escritos foram amplamente divulgados e tiveram um grande impacto na literatura mundial.

Até hoje, a obra de Poe é amplamente estudada e admirada por leitores e críticos literários. Seus contos e poemas são reconhecidos como sendo obras-primas da literatura norte-americana, e seu legado continua a influenciar a literatura moderna. Além disso, as adaptações de suas obras em filmes, séries de TV, peças de teatro e óperas têm sido amplamente assistidas e aclamadas por milhões de pessoas em todo o mundo. Edgar Allan Poe é, sem dúvida, um dos maiores escritores da língua inglesa.

As melhores frases de Edgar Allan Poe Biografia do Poeta norte-americano

1. “A vida é uma aventura perigosa não para ser vivida, mas para ser compreendida.”

2. “Eu sou uma partícula da eternidade.”

3. “Não há nada mais desesperadoramente triste do que a alegria forçada.”

4. “O verdadeiro segredo da vida é ter a coragem de seguir os seus próprios sonhos.”

5. “O amor é o princípio da felicidade, e a felicidade é o fim de tudo o que é bom e justo.”

6. “A melhor coisa que eu posso fazer é ser eu mesmo, pois quando eu sou autêntico, as pessoas gostam de mim.”

7. “Não há nada mais belo do que a loucura de uma pessoa apaixonada.”

8. “O que importa mais é a intenção, não os resultados.”

9. “A vida é bela, mas não é fácil.”

10. “Você não pode parar o tempo, mas pode aproveitá-lo ao máximo.”

Os principais livros e Edgar Allan Poe

1. O Corvo e Outros Poemas (1845)

2. Contos Grotescos e Arabescos (1840)

3. Histórias Extraordinárias (1845)

4. O Corvo e Outros Poemas (1845)

5. O Barril de Amontillado (1846)

6. O Gato Preto (1843)

7. O Homem da Multidão (1841)

8. O Retrato Oval (1842)

9. A Fênix e a Cinza (1845)

10. O Cão dos Baskervilles (1841)