Diego Rivera

Diego Rivera foi um importante artista mexicano, cuja obra serviu como um importante meio de expressão social e política em sua época. Ele nasceu em Guanajuato, no México, em 1986 e morreu em 1957.

Diego Rivera
Diego Rivera

Devido à sua importância e influência na arte latino-americana, Diego Rivera tem sido reverenciado como um dos maiores gênios artísticos da história. Suas obras foram admiradas e apoiadas por muitos artistas e intelectuais importantes da época.

Durante sua infância, Diego Rivera foi fortemente influenciado pela cultura indígena mexicana, como também pelo trabalho que seu pai realizava como contador. Ele foi educado com base nos ensinamentos dasseveras de seu pai, mas também desenvolveu um grande amor pela arte e começou a frequentar a Escola Nacional de Bellas Artes, em 1909.

Durante sua formação, Diego Rivera foi profundamente influenciado pela arte europeia, principalmente por autores como Picasso, Seurat e Matisse. Entretanto, foi durante uma viagem à Itália que ele teve contato com a arte renascentista dos séculos XV e XVI, que o inspirou a definir sua própria carreira.

Após sua formação em Belas Artes, Diego Rivera foi para a Paris, onde seu trabalho foi influenciado por artistas como Van Gogh e Cézanne. Seu estilo florescia, e seus quadros começaram a manter temas relativos à política mexicana, à indústria e ao trabalho. Esses temas foram refletidos em alguns dos seus trabalhos mais famosos, tais como A Soneira, La Mazorca e Sua Majestade el Maíz.

Diego Rivera Biografia
Diego Rivera Biografia

Após voltar ao México, Diego Rivera foi nomeado Diretor da Escola de Pintura e Escultura e começou a pintar murais expressando suas mesmas preocupações políticas e culturais. Trabalhando para o governo mexicano, ele produziu notáveis murais em edifícios governamentais e em universidades.

Quer de forma contundente ou como sutis observações sobre a sociedade mexicana, Diego Rivera foi um artista que deixou sua marca na cultura e na história desse país. Embora falecido há mais de 60 anos, o trabalho de Rivera continua a ser conferido uma grande relevância, tendo sido exibido em várias galerias e museus ao redor do mundo.

O trabalho de Diego Rivera é reconhecido por muitos como uma peça única de arte de expressão social, um espelho do período no qual foi criado. Essa alta estima é evidente, principalmente pelos trabalhos relacionados as reformas agrárias mexicanas e as lutas por uma sociedade mais equitativa.

Por toda a sua contribuição para a história e arte latino-americana, Diego Rivera certamente vai continuar a ser lembrado como um dos mais importantes artistas mexicanos de todos os tempos. A sua obra desempenhou um papel crucial na construção de uma identidade cultural nacional e na preservação de um patrimônio histórico singular e inestimável.

Diego Rivera Obras
Diego Rivera Obras