Christopher Pine Actor
Nome completo: Christopher Whitelaw Pine
Nascimento: 26 de agosto de 1980, Los Angeles, Califórnia, EUA
Palavra-chave: christopher pine actor
Chris Pine é um ator americano conhecido especialmente por interpretar personagens inteligentes e exaustos do mundo. Ele é talvez mais famoso pelo papel do Capitão James T. Kirk na série de filmes Star Trek.
Início da Vida e Educação
Pine nasceu em uma família de atores. Seu pai, Robert Pine, apareceu em filmes e programas de televisão, e de 1977 a 1983 teve um papel principal no drama policial de TV CHiPs, interpretando o Sargento Joseph Getraer. Sua mãe, Gwynne Gilford, atuou antes de se tornar terapeuta, com créditos notáveis incluindo participações especiais em Gunsmoke, One Day at a Time e Hart to Hart. Seus avós maternos, Anne Gwynne e Max M. Gilford, também trabalharam no show business: Gwynne apareceu em filmes de terror dos anos 1940 e Gilford trabalhou brevemente como ator e produtor antes de se concentrar na carreira jurídica.
Chris Pine cresceu nos bairros de North Hollywood e Studio City, em Los Angeles. Depois de se formar na Oakwood High School, ele estudou inglês na Universidade da Califórnia, Berkeley. Durante seu tempo em Berkeley, Pine começou a atuar, aparecendo em peças locais. Em 2001, ele passou o ano letivo como estudante de intercâmbio na Universidade de Leeds, em West Yorkshire, Inglaterra. Após se graduar em Berkeley com um diploma de bacharel em 2002, Pine iniciou sua carreira de ator profissional no Williamstown Theatre Festival em Massachusetts. Ele também estudou atuação no American Conservatory Theater em San Francisco.
Ascensão à Fama: Série Star Trek e Unstoppable
Através de seu pai, Pine começou a conhecer diretores de elenco em Hollywood e, em 2003, fez sua estreia na TV, interpretando um paciente bêbado no drama médico ER. Naquele ano, ele também teve pequenos papéis em episódios de The Guardian e CSI: Miami. Em 2004, Pine apareceu em seu primeiro filme, interpretando o interesse amoroso do personagem de Anne Hathaway em The Princess Diaries 2: Royal Engagement. Dois anos depois, ele estrelou com Lindsay Lohan na comédia romântica Just My Luck, criticada negativamente. Seus outros filmes de 2006 incluem outra comédia romântica, Blind Dating, e o drama de máfia Smokin’ Aces, no qual apareceu em seu primeiro papel de ação.
Em 2007, Pine recusou um papel em uma adaptação do romance policial de James Ellroy, White Jazz, para interpretar o Capitão Kirk no reboot de Star Trek de J.J. Abrams. Star Trek se tornou um sucesso de bilheteria após seu lançamento em 2009 e ajudou a tornar Pine um nome conhecido. Ele reprisou o papel de Kirk nas sequências Star Trek into Darkness (2013) e Star Trek Beyond (2016). Em 2010, ele estrelou ao lado de Denzel Washington em Unstoppable, um popular thriller de ação sobre um trem desgovernado carregando material perigoso. Em 2012, Pine retornou ao gênero de comédia romântica, aparecendo ao lado de Reese Witherspoon e Tom Hardy em This Means War, sobre espiões disputando uma mulher. Naquele ano, Pine também emprestou sua voz para o filme de animação Rise of the Guardians.
Jack Ryan e Filmes de Super-heróis
Em 2014, Pine apareceu como o personagem titular em Jack Ryan: Shadow Recruit, uma adaptação cinematográfica da série de livros de Tom Clancy sobre um agente da CIA. O filme não foi bem-sucedido nas bilheteiras. No mesmo ano, ele apareceu na comédia Horrible Bosses 2 e no filme Into the Woods, uma adaptação do musical de Stephen Sondheim. Pine foi então escalado como Toby Howard no aclamado Hell or High Water (2016), que estreou no festival de Cannes. O drama, escrito por Taylor Sheridan, centra-se em irmãos que recorrem a roubar bancos para salvar o rancho da família.
Em 2017, Pine interpretou Steve Trevor em Wonder Woman, sobre a heroína dos quadrinhos. O filme arrecadou mais de 800 milhões de dólares em todo o mundo, tornando-se o filme mais bem-sucedido de Pine até hoje. Ele esteve especialmente ocupado em 2018, com papéis principais na adaptação do livro A Wrinkle in Time e no drama histórico Outlaw King, onde foi escalado como Robert the Bruce. Ele também dublou uma versão de Peter Parker no filme de animação Spider-Man: Into the Spider-Verse. Pine voltou à televisão em 2019, interpretando um jornalista na minissérie noir I Am the Night.
Em 2020, Pine reprisou seu papel como Steve Trevor em Wonder Woman 1984. Lançado durante a pandemia de COVID-19, o filme não conseguiu igualar o sucesso de bilheteria do anterior. Seus créditos de 2022 incluem o thriller psicológico de Olivia Wilde Don’t Worry Darling e The Contractor, no qual interpretou um mercenário. Pine estrelou Dungeons & Dragons: Honor Among Thieves (2023), uma comédia de aventura inspirada no jogo de RPG. Naquele ano, ele também fez sua estreia como diretor com Poolman, no qual também estrelou e co-escreveu. A comédia de mistério, que recebeu críticas negativas, centra-se em um limpador de piscinas que se torna um detetive amador.