Charles Dickens Author

Charles Dickens Author

Charles Dickens foi um autor britânico que escreveu os clássicos amados Oliver Twist, A Christmas Carol, David Copperfield e Great Expectations.

Quem Foi Charles Dickens?

Charles Dickens foi um autor, jornalista, editor, ilustrador e comentarista social britânico que escreveu os clássicos amados Oliver Twist, A Christmas Carol e Great Expectations. Seus livros foram inicialmente publicados em parcelas mensais, o que se tornou uma fonte lucrativa de renda após uma infância de extrema pobreza. Dickens escreveu 15 romances no total, incluindo Nicholas Nickleby, David Copperfield e A Tale of Two Cities. Sua escrita forneceu um retrato vívido das pessoas pobres e da classe trabalhadora na era vitoriana, ajudando a promover mudanças sociais. Dickens morreu em junho de 1870 aos 58 anos e é lembrado como um dos escritores mais importantes e influentes do século XIX.

Fatos Rápidos

  • Nome Completo: Charles John Huffam Dickens
  • Nascimento: 7 de fevereiro de 1812
  • Falecimento: 9 de junho de 1870
  • Local de Nascimento: Portsmouth, Inglaterra
  • Cônjuge: Catherine Thomson Hogarth (1836-1870)
  • Filhos: Charles Jr., Mary, Kate, Walter, Francis, Alfred, Sydney, Henry, Dora e Edward
  • Signo Astrológico: Aquário

Vida e Educação

Charles John Huffam Dickens nasceu em 7 de fevereiro de 1812, em Portsmouth, na costa sul da Inglaterra. Ele foi o segundo de oito filhos de John Dickens, um escrivão naval que sonhava em ficar rico, e Elizabeth Barrow, que aspirava ser professora e diretora de escola. Apesar dos melhores esforços dos pais, a família permaneceu pobre, mas feliz nos primeiros anos.

Em 1816, eles se mudaram para Chatham, Kent, onde o jovem Dickens e seus irmãos podiam explorar o campo e o velho castelo em Rochester. Dickens era uma criança doente e propensa a espasmos, o que o impedia de praticar esportes. Ele compensava lendo avidamente, incluindo livros como Robinson Crusoe, Tom Jones, Peregrine Pickle e As Mil e Uma Noites, de acordo com “The World of Charles Dickens” de Fido Martin.

Em 1822, a família Dickens mudou-se para Camden Town, um bairro pobre em Londres. Nessa época, a situação financeira da família se tornou desesperadora, pois o pai de Charles tinha o hábito perigoso de viver além das posses da família. Eventualmente, John foi enviado para a prisão por dívidas em 1824, quando Charles tinha apenas 12 anos. Ele foi morar com uma amiga da família chamada Elizabeth Roylance, que mais tarde inspirou a personagem Mrs. Pipchin no romance de Dickens “Dombey and Son”, de 1847.

Após a prisão de seu pai, Dickens foi forçado a deixar a escola para trabalhar em uma fábrica de graxa para botas às margens do rio Tâmisa. Na fábrica decadente e infestada de roedores, Dickens ganhava 6 xelins por semana rotulando potes de “blacking”, uma substância usada para limpar lareiras. Era o melhor que podia fazer para ajudar a sustentar sua família, e as condições de trabalho difíceis influenciaram fortemente sua futura escrita e suas opiniões sobre o tratamento dos pobres e da classe trabalhadora.

Para seu alívio, Dickens foi autorizado a voltar para a escola quando seu pai recebeu uma herança e usou-a para pagar suas dívidas. Ele frequentou a Wellington House Academy em Camden Town, onde encontrou o que chamou de “ensino aleatório, indisciplinado e má disciplina”, de acordo com “The World of Charles Dickens” de Angus Wilson. O sádico diretor da escola foi mais tarde a inspiração para o personagem Mr. Creakle no romance semi-autobiográfico de Dickens “David Copperfield”.

Carreira como Jornalista, Editor e Ilustrador

Quando Dickens tinha 15 anos, sua educação foi interrompida novamente. Em 1827, ele teve que abandonar a escola e trabalhar como office boy para contribuir com a renda da família. No entanto, como se viu, o trabalho se tornou um ponto de partida para sua carreira de escritor. Dentro de um ano de ser contratado, Dickens começou a fazer reportagens freelance nos tribunais de Londres. Poucos anos depois, ele estava reportando para dois dos principais jornais de Londres.

Em 1833, ele começou a enviar esboços para várias revistas e jornais sob o pseudônimo “Boz”, que era um apelido de família. Sua primeira história publicada foi “A Dinner at Poplar Walk”, que foi publicada na Monthly Magazine de Londres em 1833. Ver sua escrita impressa fez seus olhos “transbordarem de alegria e orgulho”, de acordo com “Dickens: A Biography”. Em 1836, seus recortes foram publicados em seu primeiro livro, “Sketches by Boz”.

Vida Pessoal: Esposa e Filhos

Dickens casou-se com Catherine Hogarth em 1836, logo após a publicação de seu primeiro livro, “Sketches by Boz”. Ela era filha de George Hogarth, editor do Evening Chronicle. Dickens e Hogarth tiveram 10 filhos entre 1837 e 1852, segundo o biógrafo Fred Kaplan. Entre eles estavam o editor de revistas Charles Dickens Jr., a pintora Kate Dickens Perugini, o advogado Henry Fielding Dickens e Edward Dickens, que entrou na política após imigrar para a Austrália.

Em 1851, Dickens sofreu duas perdas devastadoras: a morte de sua filha bebê, Dora, e de seu pai, John. Ele também se separou de sua esposa em 1858. Dickens difamou Catherine publicamente e começou um relacionamento íntimo com uma jovem atriz chamada Ellen “Nelly” Ternan. As fontes divergem sobre se os dois começaram a se ver antes ou depois da separação de Dickens. Acredita-se também que ele foi a grandes distâncias para apagar qualquer documentação aludindo à presença de Ternan em sua vida. Essas grandes perdas e desafios se infiltraram na escrita de Dickens em seu período de “romance sombrio”.

Livros de Charles Dickens: ‘Oliver Twist’, ‘Great Expectations’ e Mais

Conhecido por sua escrita de ficção, Dickens escreveu um total de 15 romances entre 1836 e 1870. Seu primeiro foi “The Posthumous Papers of the Pickwick Club” e seu último foi “The Mystery of Edwin Drood”, que ficou inacabado devido à sua morte.

Os livros de Dickens foram originalmente publicados em parcelas mensais que custavam 1 xelim cada. O preço acessível significava que cidadãos comuns podiam acompanhar, embora leitores mais ricos, como a Rainha Vitória, também estivessem entre os fãs de Dickens. Uma vez concluídas, as histórias eram publicadas novamente em formato de romance.

Os livros de Dickens forneceram um retrato vívido das pessoas pobres e da classe trabalhadora na era vitoriana, ajudando a promover mudanças sociais. Nos anos 1850, após a morte de seu pai e de sua filha bebê, bem como sua separação de sua esposa, os romances de Dickens começaram a expressar uma visão de mundo mais sombria. Seus chamados “romances sombrios” são “Bleak House” (1853), “Hard Times” (1854) e “Little Dorrit” (1857). Eles apresentam tramas mais complicadas e sombrias e personagens mais complexos, embora Dickens não tenha se afastado de seu típico comentário social.

Principais Obras de Charles Dickens:

The Posthumous Papers of the Pickwick Club
Publicação em série: abril de 1836 a novembro de 1837
Publicação em romance: 1837

Oliver Twist
Publicação em série: fevereiro de 1837 a março de 1839
Publicação em romance: novembro de 1838

Nicholas Nickleby
Publicação em série: abril de 1838 a outubro de 1839
Publicação em romance: 1839

The Old Curiosity Shop
Publicação em série: abril de 1840 a fevereiro de 1841
Publicação em romance: 1841

Barnaby Rudge
Publicação em série: fevereiro a novembro de 1841
Publicação em romance: 1841

Martin Chuzzlewit
Publicação em série: janeiro de 1843 a julho de 1844
Publicação em romance: 1844

Dombey and Son
Publicação em série: outubro de 1846 a abril de 1848
Publicação em romance: 1848

David Copperfield
Publicação em série: maio de 1849 a novembro de 1850
Publicação em romance: novembro de 1850

Bleak House
Publicação em série: 1852 a 1853
Publicação em romance: 1853

Hard Times
Publicação em série: abril a agosto de 1854
Publicação em romance: 1854

Little Dorrit
Publicação em série: dezembro de 1855 a junho de 1857
Publicação em romance: 1857

A Tale of Two Cities
Publicação em série: abril a novembro de 1859
Publicação em romance: 1859

Great Expectations
Publicação em série: dezembro de 1860 a agosto de 1861
Publicação em romance: outubro de 1861

Our Mutual Friend
Publicação em série: maio de 1864 a novembro de 1865
Publicação em romance: 1865

The Mystery of Edwin Drood
Publicação em série: abril de 1870
Publicação em romance: 1870 (inacabado)

Morte

Charles Dickens morreu em 9 de junho de 1870, aos 58 anos. Sua morte foi um grande golpe para o mundo literário, mas seu legado continua vivo através de suas obras imortais, que continuam a ser lidas e adaptadas para teatro, cinema e televisão até hoje.

Adaptações na Cultura Pop

As obras de Dickens foram amplamente adaptadas para a cultura pop, incluindo inúmeras adaptações cinematográficas, televisivas e teatrais de seus romances mais famosos, como “Oliver Twist”, “A Christmas Carol” e “Great Expectations”. Suas histórias continuam a ressoar com os leitores e espectadores modernos devido aos seus temas universais de justiça social, moralidade e resiliência humana.

Citações Famosas

  • “Era o melhor dos tempos, era o pior dos tempos, era a idade da sabedoria, era a idade da tolice…”
  • “Nenhum arrependimento pode fazer reparação por uma vida perdida.”
  • “Por favor, senhor, eu quero mais.”