Charles Baudelaire (1821-1867) foi um poeta e escritor francês, importante figura artística do século XIX. Considerado um dos principais representantes do simbolismo, sua obra revolucionou a poesia francesa e influenciou gerações de escritores.
Nascido em Paris em 1821, Charles Baudelaire foi o filho único de um militar de carreira e de uma mãe de origem burguesa. A família tinha uma situação financeira confortável e Baudelaire foi criado em um ambiente protegido. Ele estudou no Colégio Louis-le-Grand e na Faculdade de Direito de Paris, mas não se formou em nenhum dos dois.
A carreira de escritor de Baudelaire se iniciou a partir de 1845 com a publicação de sua primeira coletânea de poesias, intitulada Les Fleurs du Mal (As Flores do Mal). O livro foi imediatamente reconhecido como uma obra-prima da literatura francesa e se tornou um marco para a poesia simbolista. Baudelaire também escreveu críticas de arte, ensaios, contos e traduções.
As obras de Baudelaire têm como tema central a loucura, a dor, a morte, a beleza e a decadência. Seu trabalho é marcado pela visão pessimista de um mundo cheio de vícios e mazelas sociais. Ele explorou temas como a alienação, a angústia, a soledade e a desilusão.
Baudelaire também foi um dos primeiros a defender a modernidade urbana e a nova arte. Em suas obras, ele celebrou a diversidade e a liberdade criadas pelas modernas cidades. Ele também influenciou a geração posterior de artistas com sua busca por novas formas de expressão.
Até o fim de sua vida, Charles Baudelaire lutou contra as exigências da sociedade e o perigo de se tornar um artista convencional. Ele morreu em 1867, aos 46 anos, devido a problemas de saúde relacionados ao uso abusivo de álcool e outras substâncias.
Charles Baudelaire foi um dos principais poetas e escritores da modernidade. Sua obra foi influente para os artistas do simbolismo, do surrealismo e do expressionismo e as suas ideias foram decisivas para a formação do modernismo. Ele continua a ser uma referência importante para os artistas do século XXI.
Livros de Charles Baudelaire Poeta francês
Os principais livros de Charles Baudelaire foram:
• Les Fleurs du Mal (As Flores do Mal) – 1857
• Petits Poèmes en Prose (Pequenos Poemas em Prosa) – 1869
• Le Spleen de Paris (O Spleen de Paris) – 1869
• Le Peintre de la vie moderne (O Pintor da Vida Moderna) – 1863
• Les Paradis artificiels (Os Paraísos Artificiais) – 1860
• Curiosités Esthétiques (Curiosidades Estéticas) – 1868
• La Fanfarlo (A Fanfarra) – 1847
• Les Fleurs du Mal, 2nde Edition (As Flores do Mal, 2ª edição) – 1861
• La Peau de Chagrin (A Pele de Chagrin) – 1831
• La Vie Ancienne et La Vie Moderne (A Vida Antiga e a Vida Moderna) – 1859.