Biografias Washington Luís
Nome: Washington Luís Pereira de Sousa
Local e ano do nascimento: Macaé – RJ, 1869
Local e ano do falecimento: São Paulo – SP, 1957
Natural de Macaé, estudou como aluno interno do Colégio D. Pedro II. Mudou-se para São Paulo e cursou a Faculdade de Direito de São Paulo. Formado, tornou-se promotor público em Barra Mansa, Rio de Janeiro.
Em 1893, mudou-se novamente para o estado de São Paulo, morando em Batatais. Em 1897, iniciou sua carreira política, sendo eleito vereador pelo Rio de Janeiro. Em 1900, casou com Sofia de Oliveira Barros, filha de um grande cafeicultor de Piracicaba.
Em 1904, foi eleito deputado federal, mas em 1906, abandonou o cargo para se tornar secretário de Justiça e Segurança Pública de São Paulo, onde ficaria até 1912.
Em 1914, torna-se prefeito de São Paulo. Em 1920 torna-se governador de São Paulo. Com o lema “Governar é abrir estradas”, investe em obras de modernização de infra-estrutura de transportes.
Em 1926, é eleito presidente, já que era o candidato único a esse cargo. Como presidente enfrentou o início da Crise de 29 e iniciou uma crise sucessória ao indicar o paulista, Júlio Prestes para sucedê-lo, ao contrário do que determinava a “política do café-com-leite”, ou seja, um candidato mineiro.
Com a vitória de seu candidato, iniciou-se no Brasil o movimento revolucionário de 1930, que depôs Washington Luís e impediu a posse de Júlio Prestes. Obrigado a exilar-se, Washington Luís viveu os próximos dezessete anos entre a Europa e Estados Unidos.
Em 1947, teve permissão para voltar ao Brasil e passou a se dedicar aos estudos históricos até sua morte, dez anos depois.