Biografias Rodrigues Alves
Nome: Francisco de Paula Rodrigues Alves
Local e ano do nascimento: Guaratinguetá – SP, 1848
Local e ano do falecimento: Guaratinguetá – SP, 1919
Assim como Prudente de Morais e Campos Sales, Rodrigues Alves era filho de uma família de ricos cafeicultores. Da mesma forma que seus dois antecessores, também se formou na Faculdade de Direito de São Paulo em 1870. No mesmo ano, foi nomeado promotor de Justiça em Guaratinguetá, e depois, promotor público em São Paulo.
Em 1878, como membro do Partido Conservador, venceu as eleições para a Assembléia Provincial. Em 1885, foi eleito para a Câmara dos Deputados. Dois anos mais tarde assumiu a presidência da província de São Paulo.
Como integrante do Partido Conservador, Rodrigues Alves tornou-se membro do Conselho de Estado em 1888. Com a proclamação da República, participou da criação da Constituição republicana.
No governo de Floriano Peixoto assumiu o ministério da Fazenda, cargo que voltaria a ocupar no governo de Prudente de Morais. Nesse intervalo, foi eleito para o Senado Federal.
Em 1900, voltou à presidência do estado de São Paulo. Depois concorrendo à presidência da República, derrotou Rui Barbosa em 1902.
Em seu mandato continuou a política econômica de Campos Sales, construiu estradas de ferros e portos e nomeou o barão do Rio Branco para o ministério das Relações Exteriores, resolvendo inúmeros problemas de fronteiras.
Querendo modernizar a capital do país, Rodrigues Alves conduziu através do prefeito Pereira Passos e do sanitarista Oswaldo Cruz, uma desastrada reforma urbana e sanitária no Rio de Janeiro. Conduzida de forma autoritária, a reforma provocou a Revolta da Vacina em 1904.
Após o seu mandato de presidente, ainda foi eleito presidente de São Paulo em 1912 e senador em 1917. Em 1918, voltou a ser eleito como presidente do Brasil, mas faleceu devido à gripe espanhola, em janeiro de 1919.