Biografias Michael Ventris
Nome: Michael George Francis Ventris
Local e ano do nascimento: Wheathampstead, Inglaterra, 1922
Local e ano do falecimento: Hatfield, Inglaterra, 1956
Michael Ventris nasceu em 12 de julho de 1922, em Wheathampstead, Inglaterra. Desde menino, Ventris foi fascinado pelo mundo clássico, levando-o a estudar latim e grego. Aos 14 anos, já era um competente criptógrafo, quando ouviu uma palestra de Arthur Evans sobre a Linear B e como ela ainda intrigava os lingüistas e arqueólogos. Após a palestra, Michael Ventris resolveu que desvendaria esse enigma.
Em 1938, publicou um artigo no Jornal Americano de Arqueologia levantando a hipótese de uma conexão entre a Linear B e o idioma etrusco. Com o início da 2ª Guerra Mundial ingressou na RAF (Real Força Aérea) como criptógrafo. Após o fim da guerra, voltou à universidade para concluir a graduação em Arquitetura. No entanto, seu interesse estava em desvendar o enigma das tabuinhas de argila.
Em 1952, Ventris levantou a hipótese de que a língua da Linear B era um grego arcaico. A partir daí começou a trabalhar com o lingüista de Cambridge, John Chadwick, reunindo evidência para confirmar sua teoria. A comprovação foi realizada em 1953, no Jornal de Estudos Helênicos e em 1956, Ventris e Chadwick publicaram suas descobertas, no livro Documentos em grego micênico. Infelizmente, algumas semanas após a publicação, em 6 de setembro de 1956, Ventris faleceria em um acidente automobilístico.