Biografias José Linhares
Nome: José Linhares
Local e ano do nascimento: Baturité – CE, 1886
Local e ano do falecimento: Caxambu – MG, 1957
José Linhares nasceu em 28 de janeiro de 1886. Estudou no Liceu do Ceará e iniciou o curso superior de Medicina. Abandonando a Medicina, ingressou na Faculdade de Direito em Recife. Concluiu o curso em 1908 após ter se transferido para São Paulo.
Magistrado por concurso, Linhares ascendeu na carreira e em 1928, era juiz de direito; em 1931, desembargador e 1932, membro do recém-criado Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Com a implantação do Estado Novo, José Linhares foi nomeado por Vargas como ministro do Superior Tribunal Federal (STF). Em 1945, integrou a comissão para a elaboração da legislação eleitoral e em maio do mesmo ano, foi nomeado presidente do STF, acumulando também, a presidência do TSE.
Em outubro de 1945, Vargas foi deposto por um golpe militar liderado por Góis Monteiro e passou a ocupar a presidência da República. No cargo, José Linhares substituiu os interventores nomeados por Getúlio e nomeou representantes do Judiciário para seus lugares.
A principal missão de seu governo foi conduzir o processo eleitoral e em janeiro de 1946, transferiu o cargo ao presidente eleito, Eurico Gaspar Dutra.
Retornando ao STF, permaneceu na presidência até 1956, quando se aposentou. José Linhares morreu em 26 de janeiro de 1957.