Biografias John Chadwick
Nome: John Chadwick
Local e ano do nascimento: Londres, Inglaterra, 1920
Local e ano do falecimento: Londres, Inglaterra, 1998
John Chadwick nasceu em Londres e estudou na Saint Paul’s School and Corpus Christi. Durante a 2ª Guerra Mundial integrou o Serviço Especial da Marinha Real, mas com o fim desta, graduou-se em Cambridge em 1946 e começou a trabalhar com lexicógrafo na Oxford University Press. Em 1947, casou-se com Joan Isoblel Hill, tendo um filho com ela.
Seis anos após sua graduação voltou à Cambridge para lecionar estudos clássicos, permanecendo nesta universidade de 1952 até sua aposentadoria em 1984.
Em 1952, Chadwick foi convidado por Michael Ventris para confirmar sua teoria que ligava a escrita Linear B, encontrada em Micenas e Creta, com o grego arcaico, e não uma outra língua desconhecida. A participação de um lingüista com John Chadwick permitiu a comprovação da teoria de Michael Ventris, em uma época onde não se utilizava computadores.
A idéia, na época controversa, foi publicada primeiramente em 1953, no Jornal de Estudos Helênicos. Quando novas tabuinhas de barro foram encontradas e o método de Ventris e Chadwick foi empregado, a teoria mostrou-se mais uma vez correta.
Ventris e Chadwick publicaram suas descobertas em 1956, no livro Documentos em grego micênico. Algumas semanas após a publicação do livro, Michael Ventris faleceu em um acidente automobilístico. Em 1958, Chadwick lançou Decifrando a Linear B explicando para o público leigo o processo de decodificação realizado. Em 1973, o livro Documentos em grego micênico foi revisado por Chadwick.
Mesmo aposentado continuou trabalhando em Cambridge, escrevendo e trabalhando em dicionários até sua morte, em 1998. Muito reservado, surpreendia as pessoas pelo seu isolamento, mas para os amigos íntimos, mostrava-se solícito, mantendo contato com seus ex-alunos mesmo após terem se graduado.
Chadwick foi premiado com honras acadêmicas em meia-dúzia de países e foi membro de várias sociedades acadêmicas.