Biografias Gengis Khan
Nome: Temudjin
Local e ano do nascimento: Mongólia, 1162(?)
Local e ano do falecimento: Mongólia, 1227
Temudjin era o verdadeiro nome de Gengis Khan. Temudjin nasceu em uma barraca próxima à nascente do Rio Onon, norte da atual Mongólia. A data de seu nascimento é incerta. Estudiosos consideram as datas de 1155 e 1167 como datas para o seu nascimento, mas é mais provável que tenha nascido em 1162. Segundo uma lenda, o seu nascimento foi auspicioso porque Temudjin nasceu com um coágulo de sangue na mão.
Nascido em um clã com tradição de poder, Temudjin teve uma vida marcada por guerras. Seu pai, Yesukai, era líder de uma tribo mongol, mas foi envenenado por uma vingança tribal. Aos 13 anos assumiu a chefia de sua tribo, mas sofrendo grande oposição teve que lutar por vários anos para consolidar seu poder.
Entre 1194 e 1206, Temudjin conquistou várias tribos mongóis e em uma assembléia dos chefes tribais foi proclamado Gengis Khan, o “Khan dos Khans”, o “soberano universal”. Gengis Khan era um excelente guerreiro, mas também um ótimo administrador e legislador. Compilou as leis tribais em um único código, a Yassa.
Em 1207, Gengis Khan saiu das estepes mongóis e atacou o reino de Xixia. Depois de derrotá-lo atacou o império de Jin, mas somente conquistou sua capital, Zhongdu (atual Pequim) em 1215.
Em 1218, conquistou a Península Coreana. Gengis Khan após essas conquistas se concentrou nos territórios a oeste atacando o Turquestão, Pérsia, Iraque, Hungria, Bulgária, Polônia. Em 1222, invadiu a Rússia, mas não continuou os ataques, voltando ao leste.
O império de Gengis se tornou o maior império do mundo ocupando quase todo o continente asiático e a Rússia. A grandeza do império foi conseguida em parte pela excelente organização, disciplina e capacidade de manobra de seu exército. Em 18 de agosto de 1227, Gengis Khan faleceu após uma febre alta. Seu corpo foi enterrado em um lugar secreto e seu império foi divido entre seus filhos e netos.
Nos séculos seguintes a fama de líder sanguinário ocultou as virtudes de tolerância religiosa e visão política do “Khan dos Khans”.