Biografias Eurico Dutra
Nome: Eurico Gaspar Dutra
Local e ano do nascimento: Cuiabá – MT, 1885
Local e ano do falecimento: Rio de Janeiro – RJ, 1974
Eurico Gaspar Dutra era filho do comerciante, Joaquim Dutra. Em 1902, ingressou na na Escola Preparatória de Tática do Rio Pardo-RS. Com o apoio dado à Revolta da Vacina acabou sendo desligado da escola militar. Depois de anistiado, concluiu seu curso na Escola Militar do Realengo-RJ.
Durante a Revolução Constitucionalista de 1932 comandou um destacamento das tropas governamentais e depois ascendeu ao posto de general. Em 1935, participou da repressão à Intentona Comunista. No ano seguinte, assumiu o ministério da Guerra.
Eurico Dutra garantiu o apoio das Forças Armadas ao golpe do Estado Novo, permanecendo no cargo de ministro de Guerra e organizando a Força Expedicionária Brasileira (FEB) que foi para a 2ª Guerra Mundial.
Em 1945, Dutra deixou o ministério e participou do movimento de deposição de Getúlio Vargas. Mesmo com a deposição, Getúlio apoiou o seu ex-ministro na campanha presidencial contra o brigadeiro Eduardo Gomes, candidato da União Democrática Nacional (UDN).
Após sua ampla vitória, Eurico Dutra iniciou seu mandato paralelamente ao trabalho da Assembléia Constituinte. Durante seu governo, Dutra cortou relações diplomáticas com a União Soviética, decretou a ilegalidade do Partido Comunista Brasileiro, fechou a Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT) e interveio em 143 sindicatos. Além disso, abriu as fronteiras brasileiras para a entrada de produtos estrangeiros.
Após o seu mandato retirou-se da vida pública. Em 1964, apoiou o golpe militar contra João Goulart e pensou em se candidatar à presidência, mas desistiu da idéia. Em 11 de junho de 1974, faleceu no Rio de Janeiro.