Biografias D. Pedro II
1. Apresentação
Nome: Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga
Local e ano do nascimento: Rio de Janeiro, 1825
Local e ano do falecimento: Paris, França, 1891
No processo de revisão de nossa História não podemos deixar de falar do homem que por quase cinqüenta anos governou o Brasil. Estudar a vida de D. Pedro II é conhecer quase todos os acontecimentos do século XIX, não só no Brasil como em todo o mundo. Sua fama correu o mundo como chefe de uma nação ou como um catedrático, capaz de pintar quadros, de fazer trabalhos de engenharia.
Entre o “monarca europeu” e o “cacique brasileiro”, aquele que viria a ser D. Pedro II é no princípio um pobre menino rico. Nascera às duas horas e meia da madrugada do dia 2 de dezembro de 1825. Sétimo filho de D. Pedro I e de D. Leopoldina. Corria em suas veias o sangue azul dos Habsburgos, dos Bourbons e dos Braganças. Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga, recebera os nomes dos mais católicos reis do Ocidente.
Mais Habsburgo que Bragança-Bourbon, pouco se parecia com o pai. Pertencia à estirpe de D. Leopoldina pelo largo queixo austríaco, que lembrava Filipe IV, de Velásquez, os olhos azuis, a estatura acima da normal, que, na mocidade, o assemelharia – com a fina barba loura, destinada a atenuar o prognatismo – a um arquiduque de Viena.