Almeida Garrett é um poeta português, nascido em 6 de dezembro de 1799 em Vila Real, Portugal. Foi um dos principais nomes do Romantismo português e muita de sua obra foi influenciada por seu interesse constante na história do seu país.
Almeida Garrett foi educado em Vila Real e depois estudou na Universidade de Coimbra, onde se formou em Direito. Durante sua vida acadêmica, ele começou a desenvolver interesse por poesia e literatura e, com o tempo, tornou-se um dos mais importantes poetas do Romantismo português.
Após se formar, Garrett trabalhou como revisor em jornais e escreveu várias peças teatrais. Ele também foi importante na divulgação do trabalho de outros autores portugueses, especialmente no jornal “O Portuguez”, que fundou em 1834.
Almeida Garrett é autor de várias obras literárias, entre elas “Viagens na Minha Terra” (1846), “O Arco de Sant’Ana” (1855) e “O Primo Basílio” (1878). Seu romance, “Viagens na Minha Terra”, é considerado um dos grandes romances do Romantismo português.
Seus poemas são influenciados por seu interesse na história e cultura portuguesas. Ele usa seus poemas para exaltar a cultura portuguesa e comemorar os eventos históricos de seu país. Além disso, seu estilo poético é influenciado pela poesia clássica, e seus poemas são marcados pela beleza e musicalidade.
Almeida Garrett é uma das figuras mais importantes da literatura portuguesa. Seus poemas e romances são profundos e poéticos, e seu interesse na história e cultura portuguesas o torna uma figura única e inesquecível.
As obras mais famosas de Almeida Garrett
- 1 Viagens na Minha Terra (1846)
- 2 O Arco de Sant’Ana (1855)
- 3 O Primo Basílio (1878)
- 4 A Mão e a Luva (1883)
- 5 O Godinho (1892)
- 6 O Mistério da Estrada de Sintra (1893)
- 7 A Viúva do Enforcado (1894)
- 8 O Homem do Castelo (1895)
- 9 O Mosqueteiro da Beira (1897)
- 10 Vinte e Quatro Horas de Vida (1899)